Organizar receitas e despesas é primordial para manter a saúde financeira de qualquer negócio. Uma má organização das finanças causa grandes problemas para a empresa.

Confira alguns cuidados organizar a vida financeira da sua empresa.

Quais cuidados tomar na hora de organizar as receitas e despesas?

  • Cobre com antecedência as contas que estiverem em atraso;
  • Separe as finanças pessoais das profissionais;
  • É preciso ter cuidado ao contabilizar os saldos positivos, por exemplo, cheques a serem devolvidos ou compensados não devem ser contabilizados como saldos positivos;
  • Sempre faça atualizações com frequência no seu controle financeiro. Isto é fundamental para manter a gestão financeira organizada; 
  • Anote sempre as transações bancárias que são feitas, sendo depósitos ou pagamentos recebidos, saque ou transferências; 
  • Tenha sempre o controle do fluxo de caixa. Este controle traz uma certa segurança pois ajuda na definição das melhores datas para pagamentos e recebimentos.

Como organizar os custos?

As receitas e as despesas podem ser organizadas da seguinte maneira:

A  forma de organização fica à escolha do administrador. O que importa é ter um controle de forma detalhada e que ajuda a gerar informações importantes para tomar decisões.

Como fazer um bom controle financeiro?

Os seguintes itens devem ser registrados diariamente: 

  • Saldo inicial: é o valor que está disponível no início do período. Valores que serão reduzidos ou que irão entrar não contam.
  • Saídas: são os valores a pagar. É importante destacar a forma que os pagamentos foram feitos e o destino das despesas.
  • Entradas: são os valores recebidos pelas vendas de serviços ou produtos. Deve ser descrito a data de recebimento, origem das receitas, e as formas de pagamento, juntamente com os valores de cada recebimento.
  • Custos: é o gasto com a produção do que será oferecido pelo um negócio. Os custos se classificam em custos fixos, gastos cobrados todos os meses que independem do lucro da empresa, como aluguel, planos de telefone, manutenção de equipamentos, e os demais custos frequentes, e custos variáveis, que como o próprio nome já diz, mudam de acordo com o que foi produzido e vendido, como a matéria-prima por exemplo.

Quando se sabe exatamente as receitas e despesas de uma empresa, é possível melhorar a gestão, e consequentemente possibilitar a continuidade dos negócios.

Artigo produzido por Gilcarlos Bessa, Sócio-diretor da 2MGA Contabilidade.