Para um e-commerce ser bem sucedido, é fundamental buscar sempre por inovação e otimização de custos, de modo a oferecer sempre o melhor serviço possível. Nesse cenário, reduzir o custo de frete e manter a qualidade do serviço é quase que obrigação.

Existem diversas formas de reduzir o preço da entrega, e não necessariamente o melhor serviço é o mais caro. É possível aperfeiçoar sua logística e ainda economizar usando um planejamento inteligente e centrado. Confira algumas de nossas dicas para reduzir o custo de frete no seu e-commerce.

Estabeleça parcerias com empresas de logística

Recorrer a parceiros como transportadoras para se responsabilizarem por suas entregas é um jeito de economizar. Essas empresas costumam oferecer abatimentos e facilitação de pagamento.

Contar com uma empresa de logística é uma alternativa para centralizar suas entregas e, dessa forma, conseguir um aumento no volume de pacotes e enviar suas encomendas num prazo reduzido.

Outra dica é manter mais de um parceiro para seus envios. Imprevistos podem acontecer e com um plano B você evita atrasos nas entregas. Mesmo que as demoras não sejam diretamente culpa da sua loja virtual, elas geram insatisfação e reclamações de seus clientes.

Dependendo da praça, existem opções mais baratas, por isso em alguns casos o ideal é buscar por parceiros locais com preços mais competitivos para reduzir o custo de frete.

Negocie o agendamento de entregas para reduzir o custo de frete

Rotas com poucas entregas aumentam o custo do total do envio, já que custos de locomoção não conseguem ser diluídos para reduzir o custo de frete total. O prejuízo aumenta quando, por exemplo, há mais de uma tentativa de entrega por conta de uma ausência do cliente.

Uma boa solução para estes casos é o agendamento. Negociando a entrega em datas específicas, você pode programar e criar rotas que otimizem custos. O veículo utilizado pode carregar mais produtos, reduzindo o número de viagens.

Além disso, evita o retorno, pois se o cliente já sabe o dia e horário em que o produto será recebido, ele já terá se planejado para recebê-lo de alguma forma no prazo acordado.

Identifique onde reduzir o custo de frete no seu e-commerce

Para saber como reduzir o custo de frete, você precisa primeiramente saber quanto se gasta por mês. Essas estimativas ajudarão a identificar onde pode estar sendo gasto mais dinheiro do que o necessário.

Esse número pode ser obtido dividindo o valor total gasto com frete no mês pelo faturamento total do mesmo mês.

Tendo ciência disso, é possível realizar comparações entre regiões e até entre diferentes tipos de produtos. Os valores que precisam de redução são aqueles que se encontram acima da média encontrada.

Vale lembrar que a entrega dentro do prazo é fator fundamental para a satisfação do seu cliente, muitos recomendam ou deixam de recomendar uma loja com base nesse critério.

Manter uma política focada em reduzir o custo de frete no seu e-commerce é determinante para a saúde do seu negócio, nunca se esquecendo de manter a qualidade e a satisfação de seus consumidores.

Gostou desse post? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro desse e de outros assuntos.