As micro e pequenas empresas têm uma estrutura, normalmente, muito enxuta. São poucas pessoas para desempenhar todas as atividades da empresa. Seus proprietários têm a maior parte de seu tempo destinado a resolver problemas de âmbito operacional. É complexo gerenciar o grande volume de informações na atualidade. Por essa razão, as empresas procuram, na medida do possível, possuir um sistema de gestão empresarial com os principais módulos como compras, estoques, finanças e vendas, gerando os relatórios gerenciais – o conhecido ERP.

Os empresários partem para uma solução de informatização por perceberem que há necessidade de controle com maior eficiência e que necessitam de informações confiáveis para tomar decisões com os pés mais no chão. A principal ênfase, neste caso, está vinculada aos relatórios gerenciais.

Criação e uso de relatórios gerenciais

Na maioria dos sistemas de gestão empresarial da atualidade, os relatórios gerenciais  têm filtros para definição de parâmetros de consulta. Essa flexibilidade nos sistemas foi gerada, porque os relatórios gerenciais são definidos de acordo com as preferências do gestor, conforme o seu interesse e sua maneira de gerenciar. Em outros termos, cada empresa tem seus indicadores de desempenho, que não necessariamente, são os mesmos para todas as organizações.

O principal objetivo dos relatórios gerenciais é a tomada de decisão. Um bom documento deste tipo leva em consideração:

  • destinatários;
  • objetivo;
  • conteúdo;
  • forma.

faca relatorios gerenciais pelo bling

Os módulos de compras e estoques

Esses dois módulos do ERP se interligam, principalmente, porque a definição de níveis de estoques, logística e distribuição de fornecedores, determinando a quantidade e prazo para solicitar a compra de novos produtos. De qualquer forma, há alguns critérios que o homem tem que definir manualmente como o estoque no almoxarifado e como é feito o controle das mercadorias estocadas. Os relatórios auxiliam a identificar quais são os produtos com maior rotação de estoques que por sua vez se comunica com o módulo de vendas, definindo quantidades, frequências, preferências do cliente.

Perdas de estoques

O ideal é que exista no almoxarifado um controle de entrada e saídas de mercadorias. Nem toda a empresa consegue integrar tal nível de tecnologia, então podem ocorrer perdas de estoques. Há também a forma de inventariar as mercadorias estocadas. Afinal, ninguém contará item por item nas caixas, por exemplo.

Essa diferença pode provocar graves problemas de produção, atraso na entrega dos pedidos e, inclusive, fazer a empresa correr ao mercado para comprar um produto que foi vendido em sua loja virtual. O ideal para o e-commerce é  definir a quantidade mínima e máxima de estoques.

O controle de estoque e seus efeitos na gestão

Os estoques fazem parte do ativo circulante, ou seja, a liquidez da empresa. A quebra no estoque exige um ajuste nas contas contábeis. Dependendo do volume da perda de estoques a empresa deverá fazer uma verificação mais criteriosa a respeito. Pode ser evidenciada uma falta de segurança e roubo de mercadorias ou que exista, de fato, um problema grave na verificação do inventário.

importancia dos relatorios gerenciais

Demais relatórios gerenciais do sistema de gestão empresarial (ERP)

Como dissemos, a principal função dos relatórios gerenciais é o acesso à informação para a tomada de decisões. Assim, podemos verificar nos relatórios de finanças as condições do fluxo de caixa, o montante de capital de giro, o quanto de capital tem para investir e as próprias demonstrações contábeis resumidas. Enquanto que relatórios de vendas demonstram ao gestor a respeito do posicionamento das vendas.

Leia também: Saiba como organizar o controle de estoque

Os relatórios gerenciais de estoque são essenciais para o bom andamento e controle da organização. Se for industrial, para não parar a produção por falta de insumos. Se for comercial, porque a rotatividade de estoques é que determina a lucratividade da empresa. Se for uma loja virtual, porque se perde consumidores pelo prazo de entrega. De qualquer forma, a falta de controle de estoques alteram vários indicadores de desempenho como o giro das mercadorias, rentabilidade e estoque médio mensal.

Para entender melhor sobre ERP e melhorar seus relatórios gerenciais, sugerimos a leitura do artigo a importância do ERP para o e-commerce.

Posts Relacionados

6 Comentários

  1. Carlos André

    05/12/2016 at 13:13

    Realmente é muito importante ter o controle do estoque efetivo, principalmente para aqueles em que a concorrência é muito acirrada.

    1. Bling

      Bling

      06/12/2016 at 07:27

      Com certeza, Carlos. Outro aliado para a eficiência do negócio é o inventário de estoque (lista que contém todos os materiais da empresa), pois garante o acompanhamento de todos os bens e materiais que devem ser gerenciados. Já publicamos um texto sobre “como e por que fazer um inventário do estoque“, fica a dica de leitura. 😉

      Abraço da equipe Bling e sucesso nos negócios!

  2. DEIVIDY VENCESLENCIO SOARES

    09/12/2016 at 11:57

    bom dia, eu compro o meu produto acabado, porem recentemente precisei produzir o mesmo, trabalho com malhas para vender para confecção, mas tive dificuldades de controlar isso pelo bling, pois não tem essa opção para produção, tem previsão.

    obrigado

    1. Bling

      Bling

      09/12/2016 at 14:32

      Olá, Deividy. Obrigado por participar do blog!
      Então, temos produto com composição e ordem de produção, mas o Bling é voltado para o varejo. Você pode enviar suas sugestões de melhorias para nossa equipe por meio do registro de tickets.
      Sucesso nos negócios! :)

  3. Rodrigo de Paula Silva

    09/12/2016 at 13:02

    Em relação a relatórios e gráficos. O Bling precisa melhorar muito. Criando mais relatórios. Um exemplo é que o sistema não possui curva ABC e muitos outros relatórios que seriam importantes para o usuário.
    O primeiro passo foi dado, reconhecer que é importate. Agora falta disponibilizar a seus usuários.
    Grato

    1. Bling

      Bling

      09/12/2016 at 14:27

      Oi, Rodrigo. Tudo bem?
      Criamos um gerenciador de relatórios que está em fase de testes, mas você pode solicitar ao suporte a liberação, se desejar.
      Abraço da equipe Bling!

Deixe um comentário