As empresas estão tão preocupadas em conquistar novos clientes que muitas vezes se esquecem de manter os clientes que já compram seu produto ou serviço. Por isso, a retenção de clientes é fundamental para continuar crescendo.

Um dos nomes mais conhecidos do marketing, se não for o mais conhecido, Philip Kotler, resumiu em uma frase a importância da retenção de clientes: “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um atual”. O que é um fato importante, por isso, veja algumas dicas importantes para manter uma boa relação com os seus clientes e mantê-los fiéis.

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Entenda o que é retenção de clientes

Retenção de clientes nada mais é que manter os seus clientes fiéis a sua marca, com uma construção positiva e de confiança, assim quando tratar do segmento que seu negócio atua ele lembrará logo da sua empresa.

Para que isso seja feito as empresas investem em diversas ferramentas e usam estratégias para conquistar clientes, mas os gastos costumam ser altos e a segmentação nem sempre é assertiva para conquistar a permanência desse público.

O nosso conteúdo foi construído justamente para isso, ajudar a criar uma relação e melhorar a retenção de clientes. Continue lendo nossas dicas.

Com quem você está falando?

Saber com quem está falando é importante para definir a sua estratégia. Por isso, conheça de fato o seu cliente e onde ele está. Faça pesquisas e analise todos os dados para conhecer o perfil de quem usa o seu produto ou serviço.

Com esses dados é mais fácil ser assertivo, saber com quem está falando ajuda a definir todas as estratégias de marketing, você consegue definir maneira de falar, escrever, agir, etc.

Esteja presente

Muito mais do que sempre tentar empurrar um produto é estar presente no dia a dia do seu cliente. Seja com uma oferta especial, um conteúdo de qualidade sobre a área que atua, ou então com um ótimo relacionamento de atendimento e suporte. Se conseguir fazer todos, melhor ainda.

Saiba o que ele realmente quer

Para conseguir a retenção de clientes e mantê-los fiéis ao seu negócio é importante seguir os passos acima e também não deixar de ouvir o que ele espera do seu negócio e o que é preciso fazer para melhorar. Essa conversa é fundamental para conquistar a sua fidelidade.

Claro, não pode generalizar e adequar todos os pedidos. Para isso, é fundamental separar o que vale e o que não vale para o bom andamento do negócio. Procure aceitar as sugestões e valorizar a relação com todos os clientes.

Ser transparente e passar confiança para o público é fundamental para criar boa estratégia de retenção de clientes. Por isso, seja ético nos processos e coloque em prática nossas dicas.

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