Os lojistas que operam no e-commerce enfrentam alguns desafios para gerir o controle de estoque e acompanhar o fluxo das transações, principalmente quando o negócio também opera com vendas físicas. Entre os fatores que devem ser administrados pelo gestor estão a disponibilidade das mercadorias e a atualização das quantidades, tarefas que exigem atenção, pois é preciso evitar divergências no controle interno e na comunicação com o cliente.

Organizamos algumas dicas para ajuda-lo a controlar o estoque de sua empresa com mais eficiência e não prejudicar a gestão.

Mantenha o status atualizado

Tenha controle absoluto sobre cada peça vendida, perdida ou deteriorada no estoque, assim você evita frustrações e não oferece algo que não poderá entregar ao cliente. Além disso, dados divergentes podem prejudicar a imagem da empresa e comprometer a credibilidade da loja, afinal, as informações que você disponibiliza devem estar atualizadas e em conformidade com o produto (características como ano de fabricação, data de validade, material e dimensões, por exemplo.

estoque2

Organize as mercadorias

Para que o controle de estoque da sua loja seja satisfatório, é muito importante organizar todos os itens. Uma boa dica é criar critérios de endereçamento* e organizar os produtos de acordo com eles. Outro ponto importante é cadastrar os itens com códigos únicos, assim você evita que ocorra duplicidade no inventário e bagunça na hora de localizar a mercadoria.

*Um dos critérios de endereçamento mais utilizados pelos empresários é a velocidade de giro dos itens. Esse método consiste em organizar as mercadorias em uma escala que priorize os itens mais demandados. por exemplo: tente alocar os itens de alta velocidade (A) em áreas próximas do local aonde o pedido será consolidado; itens de médio giro (B) podem ficar nas áreas logo depois e, por fim, itens de baixo giro (C) em endereços mais distantes do estoque.

Aposte em ERP para controle de estoque

Um bom software de gestão online (ERP) integra os dados e processos dos diferentes setores da empresa em um único sistema, garantindo mais praticidade e segurança à administração do negócio. Um ERP integrado ajuda a diminuir consideravelmente os erros e problemas de estoque, principalmente em empresas que atuam em mais de uma plataforma, como e-commerce próprio, marketplaces e loja física.

Leia também: Os 5 maiores erros em gestão de estoque que você deve evitar

Além do controle de estoque, o ERP acompanha etapas como fluxo de caixa, reposição de mercadorias, processos de logística e cadastros de clientes e fornecedores, fornecendo relatórios precisos sobre o desempenho da empresa. Isso significa que, por meio da integração de processos, o gestor consegue traçar negociações com base na realidade do seu negócio, ou seja, o ERP torna o dia a dia da loja mais ágil e ainda otimiza a gestão empresarial.

controle de estoque pelo bling

Conhece o Bling?

O Bling possui um módulo de checkout de pedidos com o uso de leitor de códigos de barra, que auxilia na separação e conferência de pedidos e também oferece relatório de localização no estoque.

O sistema possui dois métodos de checkout disponíveis: o packing, que permite a separação de itens de forma orientada a empacotamento, e o picking, que permite a fácil verificação de itens sem orientação. Curioso? A empresa oferece 30 dias para teste grátis em qualquer plano.

E então, gostou das dicas para um controle de estoque mais eficiente? Aproveite para ler também o conteúdo que aborda a diferença entre picking e packing. Boa leitura!

Posts Relacionados

4 Comentários

  1. Carlos André

    24/10/2016 at 13:07

    Controle de estoque é uma verdadeira “pedra no sapato” dos lojistas. Esse post da uma noção geral de como administrar a movimentação de produtos.

    1. Bling

      Bling

      24/10/2016 at 14:20

      Oi, Carlos! Pois é, estoque mal gerido pode acarretar uma série de problemas na gestão do negócio. Por isso, é importante seguir algumas dicas que facilitam esse processo e se manter atento ao fluxo de operações da empresa.
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço da equipe Bling!

  2. JONAS BARBOSA DE AQUINO

    27/10/2016 at 19:45

    controle de produção no bling…

    sugiro a implantação de um modulo onde as empresas possam lançar a produção, de maneira que possam controlar as entradas e saídas, assim as pequenas industrias como a minha possam ter o estoque em tempo real…

    acredito que seja simples a implantação por que os cadastros de produtos ja contem a opção estrutura de composição dos itens de materia prima… falta apenas organizar de maneira que possamos quantificar a produção em um modulo simples…

    espero ansiosamente que possam atender minha solicitação… tenho problema de acompanhar meu estoque porque minha produção n tem como ter controle se o sistema não me ajuda nessa parte…

    grato e espero a compreenção de todos os senhores da empresa bling…

    1. Bling

      Bling

      28/10/2016 at 08:33

      Oi, Jonas!
      Sua opinião é muito importante, pois as solicitações de customização ou melhorias no sistema são recebidas de forma positiva aqui no Bling, assim podemos planejar ações com o objetivo de aprimorar nosso atendimento e melhorar cada vez mais o software. Por favor, registre sua sugestão por ticket no suporte e ela será encaminhada para o setor responsável.
      Um abraço da equipe Bling e sucesso nos negócios! :)

Deixe um comentário