Colocar seus produtos à venda no Amazon Marketplace é contar com todo o alcance e reputação de uma das maiores empresas de e-commerce do mundo. E que vem crescendo, ano a ano, também no Brasil. 

A empresa de Seattle, Estados Unidos, está no mercado de comércio eletrônico desde 1994. O que começou com a venda de livros pela internet, hoje é um marketplace abrangente que se tornou uma referência no mercado varejista.

Por se tratar de um dos maiores players do mercado, muitos lojistas se perguntam o que é necessário para se cadastrar e como vender na plataforma. É exatamente para responder a essas e muitas outras dúvidas que preparamos este post pra lá de completo.

Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber para começar a vender na Amazon e aumentar as oportunidades de faturar mais com seu e-commerce. Confira!

O que é a Amazon Marketplace? 

O Amazon Marketplace é uma plataforma que reúne lojistas e vendedores anunciando uma ampla variedade de produtos para compradores de qualquer lugar do mundo. Funciona como uma um “shopping center virtual”, permitindo que os empreendedores alcancem um público amplo sem precisar de um site próprio para o seu e-commerce.

A estrutura pronta para vendas (hospedagem dos produtos, divulgação e logística) e o alcance — 19% dos brasileiros que compram online — dão visibilidade aos lojistas e aumentam as chances de um bom faturamento.

Só para você ter ideia, segundo a Amazon Brasil, são mais de 50 mil vendedores 99% deles formados por pequenas e médias empresas oferecendo quase 10 milhões de produtos no marketplace.

Essas informações colocam a empresa no topo do ranking dos marketplaces e mostram, principalmente, a confiança que vendedores e consumidores têm na marca.

Quem pode vender no Amazon Marketplace?

Qualquer pessoa ou empresa pode se inscrever e começar a vender na Amazon, desde que cumpram os requisitos e critérios estabelecidos pela plataforma.

É necessário possuir CPF ou CNPJ válido, uma conta de e-mail, conta bancária e cartão de crédito ativos. O cartão de crédito serve para verificar a legalidade da conta e também para fazer a cobrança das taxas de venda caso não haja saldo na conta da Amazon. 

Para todas as vendas é exigida a emissão de notas fiscais eletrônicas

O que pode ser vendido no Amazon Marketplace?

Para vender seus produtos no marketplace da Amazon, é necessário verificar se eles se enquadram dentro das categorias permitidas. 

Algumas são liberadas para todos os vendedores e outras possuem restrições, como os produtos de marcas comerciais e protegidos por direitos autorais ou patentes. Nesses casos, você precisa ser o proprietário da marca ou um revendedor autorizado.

Contudo, a lista de categorias sem restrições é grande. Veja o que você pode vender:

  • produtos para bebês: quarto do bebê, amamentação e alimentação, artigos para bebês etc;
  • câmeras e fotografia: câmeras, câmeras de vídeo, acessórios etc;
  • roupas, sapatos e acessórios: ternos e jaquetas, roupas de bebê, sapatos, chapéus, luvas, roupas íntimas, pastas e acessórios de viagens relógios etc;
  • eletrônicos: televisores, leitores de CD, áudio para automóveis, GPS etc;
  • alimentação: alimentos não-perecíveis;
  • casa e cozinha: cozinha, sala de jantar, móveis, decoração, roupa de cama, banheiro, artesanato, passatempos, eletrodomésticos, armazenamento, ar livre;
  • jardim e piscina: brinquedos, equipamentos, boias, ar livre;
  • ferramentas: ferramentas manuais e elétricas, encanamentos, elétricos, materiais de construção, peças de eletrodomésticos;
  • produtos para escritório: ferramentas de escrita, material educativo, papelaria, produtos de escritório, envelopes etc;
  • esportes, aventura e lazer: roupas esportivas, navegação e pesca, jogos de salão, outdoor, roupas e acessórios para esportes ao ar livre, ciclismo e esportes radicais;
  • computadores: computadores desktop, notebooks, unidades de armazenamento etc;
  • produtos para animais de estimação: alimentos para animais de estimação, roupas e acessórios, brinquedos, cabos, equipamentos aquáticos, terrários etc;
  • software: software empresarial, de educação multimídia, de utilidades, de segurança e para crianças;
  • beleza: perfumes, cremes, maquiagem etc;
  • produtos automotivos: acessórios, lubrificantes, reposições etc.

Algumas categorias permitem a venda de artigos novos e usados; outras, apenas produtos novos. 

Você pode conferir mais detalhes de cada categoria acessando a Seller Central, o painel onde você realiza tarefas como controle de conta, atualização de inventário, cadastro de produtos, contato com o comprador e controle de pedidos e pagamentos.

Quais os requisitos para vender no Amazon Marketplace?

Confira alguns documentos necessários para o processo de registro:

  • nome do titular da conta;
  • e-mail e número de celular;
  • informações da loja online (razão social ou nome da pessoa física titular da conta, endereço comercial com comprovante de domicílio; nome fantasia);
  • conta bancária;
  • cartão de crédito do titular da conta;
  • CPF ou CNPJ.

Quais as vantagens de na Amazon Marketplace?

Ter uma conta em um canal que disponibiliza condições e ferramentas para ajudar a impulsionar as vendas online, de forma simples e ágil, pode fazer toda a diferença para o seu desempenho.

O Amazon Marketplace oferece esse conjunto de benefícios que chamam a atenção de vendedores e empresas de todo porte. Conheça as vantagens de escolher a Amazon para anunciar seus produtos.

1. Credibilidade da marca: como você viu, a Amazon é referência mundial quando o assunto é venda de e-commerce.

2. Variedade de nichos de mercado: no Amazon Marketplace, o consumidor encontra os principais segmentos procurados por quem faz compras online. A ideia é que ele encontre tudo o que precisa em um só lugar.

3. Customização dos tipos de fretes oferecidos: o valor do frete é decisivo na hora de fechar a venda, por isso, o frete da Amazon já é pré-definido e sugerido ao vendedor. O preço leva em conta os custos do produto, taxas de logística e entrega.

4. Sem taxas de transferências: diferente de outros marketplaces, a Amazon não cobra taxa de transferência bancária para você receber o seu pagamento pelas vendas.

5. Precificação automática: ao fazer o cadastro de um produto na Amazon, você pode incluir a informação de preço mínimo e preço máximo de cada um dos itens do seu inventário. 

A plataforma analisa os preços praticados pela concorrência e, caso o seu não esteja competitivo o suficiente, faz a alteração automaticamente, respeitando os valores que você indicar.

6. Estrutura para a escalabilidade do negócio: o marketplace já disponibiliza uma interface pronta, com servidores capazes de suportar um alto número de acessos, prezando a segurança de dados do consumidor final e formas de pagamento.

7. Logística Amazon: como vendedor da plataforma, você pode optar por utilizar o método FBA (Fulfillment by Amazon), pelo qual você adquire a mercadoria e a Amazon fica responsável pelo armazenamento e entrega. Com esse serviço a sua loja torna-se elegível ao Amazon Prime.

Como criar uma conta na Amazon para vender?

O cadastro da sua loja virtual no Amazon Marketplace é muito simples de fazer. Confira o passo a passo:

1.  Faça o cadastro na plataforma

Após a escolha do plano e a verificação das categorias dos produtos permitidos no marketplace, é preciso realizar o cadastro na plataforma.

Para iniciar a operação de vendas, acesse a Seller Central e gerencie as funções de controle de conta, fornecendo as informações necessárias. 

2. Cadastre seus produtos

Na hora de cadastrar os produtos, existem três opções:

  • adicionar um produto: ferramenta para adicionar um item por vez;
  • modelos de arquivos de inventário: ideal para adicionar diversos itens por vez (modalidade disponível somente para o plano profissional);
  • enviar os seus produtos que já estão cadastrados em um ERP que oferece integrações para a Amazon — como o Bling — diretamente para o marketplace. Mais adiante, você pode conferir como fazer a integração.

Também é necessário informar a quantidade de produtos em estoque, as condições de pagamento e a forma de envio.

3. Aguarde os primeiros pedidos

Com o cadastro de produtos efetivado e aprovado, é hora de esperar pelos primeiros pedidos. 

Com tudo em ordem, basta manter a operação organizada através de um sistema de gestão como o Bling, que tem integração com a Amazon e torna o trabalho mais eficiente.

Amazon Marketplace: dúvidas frequentes

Encontre as respostas para as perguntas mais comuns sobre vender no marketplace da Amazon.

1. Quais os planos da Amazon?

A Amazon disponibiliza dois planos para quem quer vender pela plataforma: individual e profissional. 

Plano individual

Nesta modalidade, além do acesso aos treinamentos gratuitos e recebimento à vista de compras parceladas, você também pode optar por vender em categorias adicionais.

O plano tem valor fixo de R$2,00 por produto, mais uma comissão a cada transação. É recomendado para quem pretende fazer até 10 vendas por mês. 

Plano profissional

O plano profissional custa R$19,00 por mês, acrescido da taxa de comissão por venda. É a modalidade recomendada para quem projeta um volume maior de vendas mensais.

Além dos benefícios do plano individual, o profissional inclui permite:

  • integração com ERPs para gerenciar a loja;
  • usufruir da logística da Amazon (FBA);
  • personalizar taxas de envio;
  • criar promoções e ofertas para aumentar a visibilidade dos seus produtos;
  • adicionar vários produtos ao inventário simultaneamente;
  • adicionar mais de um usuário à conta de vendedor.

2. Qual a comissão do Amazon Marketplace?

A comissão do marketplace da Amazon depende da categoria do produto e varia entre 8% e 15% sobre o produto, sendo que o valor mínimo é de R$1,00. 

Confira, abaixo, qual a porcentagem sobre a categoria do seu produto:

  • eletrodomésticos de linha branca, ar-condicionado: 8%;
  • comidas e bebidas: 9%;
  • bebidas alcoólicas, pneus e rodas, TV, áudio e cinema em casa: 10%;
  • saúde e cuidados pessoais: 11%;
  • indústria e ciência, cozinha, eletrônicos portáteis, beleza, celulares, câmera e fotografia, videogames e consoles, esportes, aventura e lazer: 13%;
  • produtos para bebês, produtos para animais de estimação, eletroportáteis de cuidado pessoal, jardim e piscina, brinquedos e jogos, PC, peças e acessórios automotivos: 12%;
  • casa, beleza de luxo, ferramentas e construção, papelaria e escritório: 14%;
  • bagagem e acessórios de viagem, roupas e acessórios, calçados, bolsas e óculos escuros, relógios, joias, livros, acessórios para eletrônicos e para PC, móveis, vídeo e DVD, música (CDs, LPs etc), instrumentos musicais e acessórios: 15%;
  • demais categorias: 15%.

2. Posso cancelar meu plano de vendas a qualquer momento?

Sim, você pode cancelar sua conta depois de:

1. Enviar todos os pedidos pendentes.
2. Cancelar todas as ofertas para removê-las do site da Amazon.
3. Resolver todas as transações com os clientes e emitir todos os reembolsos necessários.
4. Confirmar se seus dados bancários registrados são válidos para receber um pagamento final.
5. Entrar em contato com o suporte ao vendedor.

Se sua intenção for deixar de vender apenas durante um período, você pode suspender as ofertas com a opção “Definir status para férias, feriados e outras ausências”. 

Você também pode remover todas as ofertas, mantendo a conta aberta para uso futuro.

3. Preciso vender uma quantidade mínima de produtos por mês?

Não. A Amazon não estipula regras para venda mínima de itens para anunciar seus produtos na plataforma.

4. Os clientes podem parcelar as compras? 

Sim, os clientes podem realizar o parcelamento no cartão de crédito em até 10 vezes sem juros.

Além dessa modalidade, a Amazon também permite pagamentos parcelados por boleto bancário, ou à vista, no cartão de débito ou PIX.

5. Como o vendedor recebe o pagamento de compras parceladas?

Para o vendedor, o pagamento é feito integralmente no próximo ciclo de vendas, sem custo adicional, independentemente do número de parcelas selecionadas pelo cliente para realizar a compra.

6. Quanto tempo a Amazon demora para pagar o vendedor? 

Como a maioria dos marketplaces, a Amazon faz os repasses dos pagamentos a cada duas semanas. O valor correspondente ao ciclo de vendas é transferido para a conta bancária registrada no seu perfil da Seller Central, onde você pode visualizar extratos com a data de pagamento e a quantia paga.

Contudo, como a transferência dos pagamentos são baseadas num sistema de datas de entrega, o valores dos pedidos são retidos por até 7 dias após a data de recebimento pelo cliente.

Essa medida serve como precaução para resolver possíveis reembolsos, devoluções e outros possíveis transtornos.

Outras dúvidas são respondidas na Central de perguntas frequentes e, ainda, é possível consultar dicas para vender mais no blog voltado ao vendedor Amazon.

Se precisar de mais incentivos para criar a sua conta agora mesmo, consulte as histórias de sucesso dos vendedores Amazon.

Como fazer a primeira venda na Amazon?

Para começar a vender a Amazon, defina uma estratégia de vendas e monte uma operação logística eficiente. Feito isso, estabeleça preços competitivos para os seus produtos, criando anúncios atraentes com possibilidade de envio rápido para os compradores. Invista na  integração com um ERP para otimizar todos os processos.

Entenda a importância de cada uma dessas tarefas.

1. Estratégia de vendas

Assim que definir quais os produtos que serão vendidos, é fundamental pensar no volume de estoque que será trabalhado e montar uma estratégia de vendas focada no marketplace. 

Também é válido entender a estratégia de dropshipping a fim de descentralizar o estoque. 

2. Operação logística

Por ser um marketplace global, a Amazon dá a possibilidade de o lojista vender também para países como Estados Unidos, Canadá e México. Porém, é preciso uma organização logística para tais operações. 

Não adianta ofertar o seu produto para fora do país se os custos de entrega vão ficar mais caros que o valor do item, por exemplo. Tudo isso deve ser levado em consideração.

3. Preços competitivos

Preços competitivos não são necessariamente os mais baixos, mas eles precisam estar alinhados com os praticados pelos concorrentes diretos, além de proporcionarem um custo-benefício vantajoso para os clientes. 

Contudo, para não ficar no prejuízo, lembre-se de levar em consideração os custos de produção, embalagem, envio e as taxas da Amazon ao definir seus preços.

4. Anúncios atraentes

A Amazon oferece opções de anúncios patrocinados para produtos específicos ou para as marcas. O preço do serviço varia, já que são anúncios de custo por clique, ou seja, você só paga quando alguém clica no seu anúncio.

Essa estratégia aumenta a visibilidade da sua loja — que passa a aparecer nos primeiros resultados das buscas dos compradores — e impulsiona as vendas.

5. Envio rápido

A Amazon valoriza a entrega rápida e eficiente e por isso oferece algumas opções de logística para o vendedor, como o FBA — do qual já falamos acima —, o DBA (Delivery by Amazon). 

Disponibilizar essas modalidades de entrega pode melhorar sua classificação no algoritmo de busca da Amazon, já que a plataforma tende a favorecer produtos e lojas que priorizam uma boa experiência do cliente.

6. Integração com ERP

Os benefícios da integração de um ERP à Amazon são muitos. O principal deles é um melhor gerenciamento do seu negócio. 

Afinal, com a visibilidade e a expansão do campo de vendas da sua loja online, as tarefas de gestão passam a demandar mais tempo e maior atenção para que sua operação não seja comprometida.

Um ERP eficiente — como o Bling — auxilia o lojista desde o cadastro dos produtos até a logística reversa. Assim, com as informações centralizadas, fica bem mais simples e seguro cuidar da gestão administrativa, financeira e operacional do seu e-commerce.

Conheça mais vantagens de utilizar o Bling para descomplicar a gestão do seu negócio.

Quais as vantagens de integrar o Bling e com o Amazon Marketplace?

O Bling é um ERP que, além de oferecer as integrações com os maiores players de venda — como é o caso do Amazon Marketplace —, cuida da gestão do seu negócio. 

Também oferece a vantagem de ter armazenamento e gerenciamento de dados em tempo real, o que é crucial para a saúde financeira e administrativa de uma empresa. 

Por isso, ter controle sobre as possibilidades da integração de um ERP + Amazon é sinônimo de bom gerenciamento das suas vendas.

O diretor de Marketing do Bling, Sidney Zynger, apontou a importância da Amazon para o empreendedor: 

“Para o empreendedor, vender na Amazon é um grande passo para conseguir crescer, ainda mais para o nosso cliente, que é formado principalmente pelo micro e pequeno empresário. Portanto, aproveite a integração, potencialize suas vendas no maior varejista eletrônico do mundo e estruture a sua gestão no Bling, desde as finanças, fechamento de vendas até o controle do seu estoque”.

Confira outros benefícios em integrar o Bling com a Amazon Marketplace:

Importação de Pedidos

Com a integração entre o Bling e a Amazon Marketplace, a importação de pedidos ganha agilidade e rapidez, visto que se torna um processo automatizado. 

Ou seja, você conta com a atualização constante das informações e com relatórios de venda precisos, sem precisar perder tempo com isso.

Importação de dados de produtos

A integração também automatiza a importação e exportação de produtos cadastrados tanto na Amazon quanto no Bling. Esta funcionalidade proporciona outro ganho para o dia a dia do empreendedor, que, graças à integração, não precisa digitar novamente os dados.

Sincronização de estoque e preços

Ao ativar a sincronização do estoque e dos preços de produtos, o empreendedor ganha tempo, além de evitar problemas que poderiam surgir a partir de dados divergentes.

Como fazer a integração do Bling com a Amazon? Passo a passo 

Veja como é fácil fazer a integração do Bling com a sua loja na Amazon Marketplace.

1. Acessar a sua ferramenta Bling, procurar em PREFERÊNCIAS o comando para INTEGRAÇÕES e, então, CONFIGURAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE MARKETPLACE.

2. Optar por INCLUIR um Marketplace e procurar por AMAZON.

3. Preencher os campos com as informações fornecidas no Manual de Integração Amazon.

4. Faça o seu cadastro no site da Amazon, optando pelo plano profissional.

5. Na sua página de usuário, faça o cadastro no Amazon Marketplace Web Service (AMWS) do Desenvolvedor Bling!.

6. Será fornecido um ID (código de identificação) pela Amazon que deverá ser inserido na sua plataforma Bling!, ainda no campo de cadastro de Integração de Marketplace.

7. Pronto! Agora, é só lembrar de marcar no seu ERP Bling as opções que permitem o compartilhamento de dados entre as duas plataformas, como o estoque, por exemplo.

Você pode conferir a nossa playlist de ajuda, ensinando como vender na Amazon Marketplaces ou se preferir, confira mais informações detalhadas no Bling Ajuda. 

Impulsione suas vendas na Amazon com o Bling!

Vender na Amazon Marketplace ficou bem mais fácil depois desse guia completo de primeiros passos, não é mesmo? Agora, imagine como pode ser o seu desempenho no canal de vendas ao unir as dicas da Amazon com as integrações do Bling!

Além das diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores, o sistema de gestão Bling ainda permite emissão de notas fiscais eletrônicas, geração de boletos e muito mais.

Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar.

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