Emitir cobranças em boletos é algo muito simples e não parece ter alguma burocracia envolvida ou custo, além de o emissor ter de pagar uma taxa ao banco na compensação. Porém, com o fim do boleto sem registro, o processo ficará um pouco mais complexo para os emissores.

Por outro lado, para cedentes e sacados, tudo será mais seguro e haverá prevenção maior contra fraudes e desvios envolvendo esses documentos. Entenda agora quais serão as mudanças com a extinção das cobranças não registradas.

A decisão pelo fim do boleto sem registrofim do boleto sem registro

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), por meio do projeto Nova Plataforma de Cobrança — com o apoio das instituições financeiras do país — estabeleceu a extinção desse tipo de cobrança em 2013.

Então, desde lá, as empresas estão progressivamente migrando para a emissão registrada de documentos. Ao mesmo tempo, os bancos estão reduzindo a oferta de boletos não registrados, até a extinção total — que ocorrerá no final de 2017.

O objetivo da mudança, para a Federação e para as instituições, é reduzir o número de fraudes aplicadas envolvendo boletos.

Cronograma para a implantação dos boletos registrados

O cronograma de obrigatoriedade da Febraban para a implantação dos boletos registrados foi atualizado. A partir de 13/03/2017, os bancos não aceitarão mais os boletos sem registro para valores superiores a R$ 50.000. No dia 08/05/2017, deixam de aceitar boletos sem registro para valores entre R$ 2.000 e R$ 49.999,99. Confira a tabela abaixo com o cronograma completo.

Cronograma Febraban

As mudanças na emissão

Todos os envolvidos deverão obrigatoriamente ter seus dados completos preenchidos no documento. E, caso estejam incorretos, a emissão pode ser trancada na geração do boleto. Já na cobrança de boleto sem registro, bastava colocar as informações mais básicas, sem necessidade de validação e de CPF ou CNPJ da parte cobrada.

Além disso, os dados ficarão de posse dos bancos permanentemente. Então, para mudar qualquer um deles, a instituição da qual o negócio é cliente terá que ser informada e participar da alteração. Ou seja, será mais difícil algum golpista fraudar um documento para desviar o valor, por exemplo.

Pós-emissão

Depois do fim do boleto sem registro, a parte posterior à emissão não será apenas sacar o dinheiro. Será preciso enviar ao banco pertinente um arquivo de remessa contendo as informações de todas as cobranças geradas.

Título de crédito real

Mesmo que os boletos não registrados sejam comumente protestados quando não há pagamento, isso não é um direito assegurado por esses documentos. Eles não são títulos de crédito de fato.

Porém, os documentos registrados são títulos reais emitidos pela empresa, junto ao banco, para o cliente. Então, caso o sacado não honre a obrigação, o protesto pode ser feito pelo cedente legalmente.

voce pode usar o bling para emitir boletos com registroO aumento das taxas

Quando não há registro do boleto, os bancos apenas faturam pelo serviço disponibilizado na compensação do documento. Na modalidade com registro, há a própria taxa de registro, a tradicional de liquidação, a de protesto — caso seja necessário —, de emissão e outras possíveis.

A preparação necessária para emitir boleto registrado

Além da conta no banco e do produto de emissão de boletos, a empresa deve ir à instituição ou entrar no site dela para ter instruções de como obter o software para emissão e processos de envio e recebimento de arquivos. E cada banco tem seu procedimento.

Porém, a forma mais simples é contar com um sistema de gestão financeira online, como o Bling — que possui também outros recursos. Por intermédio de uma ferramenta como essa, basta configurar a conta bancária dentro da plataforma e proceder com as ações necessárias, de forma otimizada e ágil. A partir do plano Mercúrio (R$ 75 por mês), o empresário pode emitir boleto com registro e se beneficiar de outras ferramentas, como controle de estoque, cadastros, integração com plataformas de e-commerce, marketplaces e empresas de logística, por exemplo. E o Bling ainda oferece 30 dias para teste grátis, sem custo de instalação.

Emitir boletos no Bling

Você pode conferir como emitir boletos no Bling por meio do manual disponibilizado pelo software (consulte aqui), assim como um manual para operações de remessas e retornos (leia aqui).

Você precisa emitir boletos com frequência? Está preparado para as mudanças com o fim do boleto sem registro? Deixe seu comentário para que possamos ajudá-lo!

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38 Comentários

  1. Thiago

    09/11/2016 at 10:10

    Excelente matéria, porém o Bling poderia, além de enviar remessas e ler retornos, fazer todo o aporte de boletos, os quais são alteração de vencimentos, baixas, alteração de instruções e etc, tudo via sistema, pelas remessas e retornos.

    1. Bling

      Bling

      09/11/2016 at 13:18

      Oi, Thiago! Obrigado pelo comentário, sua opinião é muito importante, pois as solicitações de customização ou melhorias no sistema são recebidas de forma positiva, assim podemos planejar ações com o objetivo de aprimorar o sistema.

      Faz parte de nossa política analisar em conjunto as solicitações de nossos milhares de clientes e, progressivamente, implementa-las conforme nossa fila de prioridades. Além disso, buscamos soluções que atendam às questões fiscais obrigatórias e que beneficiem a maior parte dos usuários.

      Todo mês nossa equipe adiciona dezenas de melhorias nas novas versões, que são solicitadas por vocês, nossos clientes. Sugerimos que você registre sua solicitação por ticket com nosso suporte, assim será encaminhada ao setor responsável.

      Continue acompanhando as matérias aqui do blog e participe nos comentários! :)
      Abraço da equipe Bling!

  2. Alexandre Aguiar

    09/11/2016 at 11:47

    Hoje utilizo o boleto, sem o registro no bling. O que mudará com o registro? Quais as providências?

    1. Bling

      Bling

      09/11/2016 at 13:40

      Oi, Alexandre. Tudo bem?

      Para emitir boleto com registro você precisa contratar a carteira no banco com o qual opera. Sobre como utilizar no Bling, você pode conferir as informações em nossos manuais “remessas e retornos” e “emitir boletos“.
      Continue acompanhando os posts aqui do blog e sempre que tiver dúvidas pode deixar nos comentários.

      Sucesso nos negócios! :)

  3. Paulo

    09/11/2016 at 21:24

    Ótima matéria! Parabéns

    1. Bling

      Bling

      10/11/2016 at 07:24

      Que bom que gostou, Paulo.
      Continue acompanhando as matérias do blog. 😉
      Abraço da equipe Bling!

  4. Allan Sousa

    11/11/2016 at 15:48

    Olá, estou precisando gerar os boletos com registros para meus pedidos do magento, é possivel automatizar isso juntamente com o bling?

    1. Bling

      Bling

      11/11/2016 at 16:44

      Oi, Allan. Obrigado por participar do blog!
      Respondendo sua pergunta: sim, a partir do plano Mercúrio terá emissão de boletos com registro, remessa e retorno bancário para os principais bancos. O Bling importa os pedidos mas eles vêm com vencimento “0”. Se não for à vista é preciso editar o vencimento antes de emitir os boletos, mas já estamos trabalhando para incrementar essa funcionalidade. :) Você pode conferir o manual e tirar suas dúvidas. Nosso suporte também está à disposição.
      Um abraço da equipe Bling e sucesso nos negócios!

      1. Allan Sousa

        12/11/2016 at 08:53

        Olá, obrigado pela atenção, acredito que fiz a pergunta meio vaga, a minha intenção é de os boletos serem enviados automaticamente para o cliente assim que ele efetuar o pedido na loja virtual.
        Existe essa possibilidade?

        1. Bling

          Bling

          16/11/2016 at 08:06

          Olá, Allan. Essa funcionalidade você faz pela plataforma (no seu caso, Magento).
          No Bling, somente por meio da importação do pedido ou emissão de nota.
          Esperamos ter ajudado! :)

  5. Luiz H silva Pasini

    12/11/2016 at 09:17

    O sistema Bling nos surpreendeu. A cada pouco mando uma sugestão para melhorar o sistema , para mim a conciliação bancária e adicionar um campo para identificar carteiras diferentes dos títulos são as mais necessárias. Mas tudo ao seu tempo. Já coloquei o sistema em dois clientes e ambos estão muito satisfeitos!
    Ainda, o suporte até agora deu show, tanto na resposta por tickets ou quando tive urgência e tive que ligar lá,.. show mesmo!

    1. Bling

      Bling

      17/11/2016 at 09:00

      Luiz, que bom que você está contente com nossos serviços! Dicas e sugestões para aprimorar o software são sempre bem vindas.
      Abraço da equipe Bling!

  6. Vanessa Kugler

    16/11/2016 at 15:34

    Olá, estamos na mesmo questionamento do Allan Sousa. Estamos migrando para o Magento, e creio que até o momento não haja nenhuma ferramenta/app automatizada que faça boleto com registro. É isso ?

    1. Bling

      Bling

      17/11/2016 at 08:32

      Olá, Vanessa! Obrigado por participar do blog.
      O Bling possui boleto com registro a partir do plano Mercúrio, mas na integração com Magento, ao importar o pedido vem com a informação “0” no vencimento, então é preciso editar a data do vencimento nos pedidos ou notas para gerar os boletos. Normalmente a emissão é feita na plataforma.
      Conseguimos responder sua pergunta? :)
      Abraço!

  7. Vanessa Kugler

    16/11/2016 at 15:35

    continuando … e vinculada ao Bling

  8. Luis Carlos Havresko

    16/11/2016 at 16:53

    Boa tarde!
    Quando o cliente compra e faz a opção de pagamento por boleto já irá fazer o boleto com registro?
    Preciso alterar o meu plano?
    Obrigado!

    Luis Carlos
    Atendimento MODAB

    1. Bling

      Bling

      17/11/2016 at 08:43

      Oi, Luis. Tudo bem?
      Os planos Bling que possuem módulo de boletos com registro são o Mercúrio, o Titânio e o Platina. Se você estiver em plano inferior deverá fazer o upgrade. Verifique com seu banco a carteira que deverá contratar, pois a partir de janeiro de 2017 não serão mais aceitos boletos sem registro.
      Abraço da equipe Bling e sucesso nos negócios! 😉

  9. Mauricio Martins

    17/11/2016 at 08:22

    Bom dia
    Mas os boletos que que eu gero agora no bling são registrados. Possuem as informações do nome do emitente e do sacado. Inclusive a minha carteira de cobrança no banco é para geração de boletos com registro. Porque não uso o gerenciador do banco para a geração dos boletos, ao inves uso o bling para isso. A conferencia faço pela extrato bancario.
    Muda alguma coisa para o meu caso?

    1. Bling

      Bling

      17/11/2016 at 09:06

      Oi, Mauricio. Tudo bem?
      Seguinte: se você já utiliza carteira com registro e envia o arquivo (informações dos boletos gerados) para o seu banco, nada muda. Mas o ideal é tirar essa dúvida com o seu gerente, afinal cada banco possui vários tipos de carteira com registro, depende de sua contratação junto ao banco.
      Um abraço e continue acompanhando os conteúdos do blog. Sempre que tiver alguma dúvida pode deixar nos comentários. :)

  10. Irany Shirley

    18/11/2016 at 12:08

    Meu nome é Shirley, boa tarde, gostaria de saber saber se tem a conciliação bancária entre banco e sistema, pois estou analisando o programa todo.

    1. Bling

      Bling

      21/11/2016 at 07:34

      Olá, Shirley. Tudo bem?
      O Bling não possui integração bancária para conciliação de extrato, somente para emissão de boletos com remessa e retorno.
      Abraço da equipe!

  11. eduardo

    20/11/2016 at 21:36

    qual o valor do custo da emissao desses boletos?

    1. Bling

      Bling

      21/11/2016 at 08:06

      Olá, Eduardo. Tudo bem?
      Você deve verificar o custo da emissão com o seu banco. No Bling não há custo por emissão dos boletos com registro.
      Continue acompanhando as novidades aqui no blog e sucesso nos negócios! :)

  12. danielEletro.com

    28/11/2016 at 23:16

    Ótima matéria! Ótimo ERP.

  13. Gloria Fores

    14/12/2016 at 11:50

    Bom dia

    Preciso que voces me encaminhe o boleto que vence dia 15-01-2017, pois temos que viajar e ja gostaria de deixar agendado
    na internet, CNPJ 02-494-308 0001-66 marcos lopes studio & photo ltda
    aguardo ate amanha
    agradeço Gloria
    011 99969-10135

    1. Bling

      Bling

      15/12/2016 at 09:54

      Oi, Gloria. Você deve registrar ticket no suporte com sua solicitação (o acesso está disponível dentro de sua conta).
      Abraço da equipe Bling!

  14. Jairo Corrêa

    26/12/2016 at 01:29

    Olá, bom dia!

    Verifiquei que, em uma das respostas o BLING respondeu que, a partir de JANEIRO de 2017 não poderemos mais emitir, boletos SEM REGISTRO!
    RESPOSTA DADA EM:
    Bling 17/11/2016 at 08:43

    Porém a matéria, informa que há um CRONOGRAMA, em funçã do VALOR do Boleto Bancário…

    Afinal: o que está valendo? O CRONOGRAMA APRESENTADO, ou a INFORMAÇÃO que a partir de 1o de JANEIRO de 2017, não se poderá mais emitir Boleto SEM REGISTRO?

    Grato,

    Jairo

    1. Bling

      Bling

      02/01/2017 at 08:36

      Olá, Jairo.
      A partir de janeiro de 2017 não será mais oferecido pelos bancos o boleto com registro, será o fim da oferta.
      Para as empresas que emitiam boletos sem registro, foi criado o cronograma, para que possam se adequar.
      Portanto o que vale é o cronograma recentemente divulgado, publicado no post mais recente.

      Qualquer dúvida estamos à disposição! 😉

  15. Eloiza

    01/02/2017 at 12:28

    A decisão de não aceitar mais boletos sem registro vai provocar o sumiço dessa opção de pagamento nas lojas virtuais pequenas e médias. No meu entendimento, a opção vai ser utilizar a emissão de boletos via meios de pagamento, mas até agora não entendi direito se eles serão feitos com ou sem registro. Pequenas lojas não vão pagar aos bancos tarifas de pedidos realizados via boleto que não sejam finalizados, nem colocar em protesto esses clientes pelo simples fato de que eles têm o direito de desistir da compra mesmo depois de finalizada. Não faz o menor sentido. A segurança, no caso, que a emissão com registro vai promover é para as grandes negociações de grandes empresas e, claro, mais lucros para os bancos. O mercado pequeno de lojas virtuais vai sofrer e encontrar outra saída, mas tenho certeza de que não vai aderir a opção do boleto registrado.

    1. Gustavo

      18/03/2017 at 11:37

      Concordo Plenamente.

  16. Theo

    09/02/2017 at 15:36

    Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber se vendas de produtos digitais podem ser feitas através do Bling, e como pode ser feita a emissão de notas fiscais dessa forma?
    Grato

    1. Bling

      Bling

      09/02/2017 at 16:24

      Oi, Theo! Obrigado pelo contato.
      Vamos lá: se não é um produto, é um serviço (como software ou aplicativo), o Bling emite notas de produtos e serviços, dependendo da atividade econômica que a empresa está registrada. Para saber qual atividade sua empresa poderá ser registrada e qual o tipo de notas, você precisa consultar seu contador ou a Secretaria da Fazenda.
      Se ainda tiver alguma dúvida, pode mandar um e-mail para comercial@bling.com.br que poderemos conversar melhor.
      Abraço da equipe Bling! :)

  17. Gustavo L

    18/03/2017 at 11:41

    A obrigatoriedade de boletos registrados, são exclusivos dos boletos que as empresas enviam para o banco antecipar/trocar ?

    Trabalho com boletos e na maioria sem registro, mas não envio estes boletos para o banco trocar/antecipar. Apenas aguardo o pagamento pelo cliente, e caso o cliente desista da compra apenas cancelo o boleto sem maiores preocupações.

    Esta obrigatoriedade de registro será para TODOS os boletos ou somente para os boletos que o banco trocar/antecipar ?

    Fico no aguardo.

    Att

    1. Bling

      Bling

      20/03/2017 at 10:43

      Oi, Gustavo! Obrigado por participar do blog. :)
      Respondendo sua pergunta:a obrigatoriedade do registro valerá para todos os boletos, de acordo com a tabela de valores informada pela Febraban.
      Abraço da equipe Bling!

  18. Danilton

    27/03/2017 at 10:44

    Olá, tenho uma dúvida com relação aos boletos lançados pela minha loja virtual. Eu consigo trabalhar com emissão do boleto da loja Virtual (Loja integrada) só pelo Bling.

    1. Bling

      Bling

      27/03/2017 at 13:17

      Oi, Danilton! Tudo bem?
      Como a escolha do pagamento é feita na plataforma, através da integração com os meios de pagamento ofertados pela Loja Integrada, os boletos são gerados por eles. Na importação do pedido virá a informação do meio de pagamento escolhido.
      Ainda tem dúvidas? Pode encaminhar e-mail para comercial@bling.com.br. Se já é cliente Bling, pode solicitar via registro de ticket, dentro do sistema.
      😉

  19. antunes

    10/04/2017 at 08:26

    bom dia, acabei de adquerir o plano bling e qeria saberse consigo gerar carne de pagamento bancrio para clientes final

    1. Bling

      Bling

      10/04/2017 at 10:04

      Olá!
      O Bling possui emissão de carnê pelos pedidos de venda. Você pode conferir detalhes das ferramentas do sistema nos manuais, clicando aqui. Entre em contato pelo e-mail comercial@bling para mais informações.
      Abraço da equipe! 😉

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