Empreendedor é aquele que inova, que vê uma oportunidade onde ninguém viu ainda, ou seja, quem usa a criatividade para fazer diferente ao desenvolver um produto ou serviço novo. Mas, para ser empreendedor não basta ter boas ideias. Concretizar o sonho de ser empresário envolve muito estudo e gera inúmeras perguntas.

Nós da equipe Bling selecionamos algumas ferramentas para dar um empurrãozinho em quem quer abrir seu negócio. Confira as dicas para você se tornar um empreendedor bem sucedido.

Procure um consultor empresarial

Antes de se tornar um empreendedor é preciso conhecer todos os aspectos da empresa, como vendas, estoque, custos, ações de marketing e situação financeira (confira aqui outro texto no qual explicamos que o Plano de Negócios é o ponto de partida para o empreendedor).

O consultor empresarial é o profissional que ajuda a fazer esse check-up em sua empresa ou  projeto de novo empreendimento. Ok, a gente sabe que isso tem um custo e o orçamento de quem está começando geralmente é bastante limitado, principalmente para os micro e pequenos empreendedores. Por isso uma boa alternativa é procurar a equipe do Sebrae, que oferece serviços de apoio, orientação e acompanhamento empresarial completos por um preço super camarada.

empreendedor

Conheça as leis

Um negócio estável e tranquilo não se resume a lucratividade. ICMS, nota fiscal, boleto, declaração de renda… Conhecer a legislação empresarial é fundamental para todos os segmentos corporativos, inclusive para quem está começando, então lembre-se que o empreendimento precisa estar com as tributações em dia, afinal você não quer complicações com o fisco, né? Procure o auxílio de uma assessoria contábil para escolher o regime tributário ideal para sua empresa. No site do Fenacon você encontra uma lista com diversos escritórios de contabilidade.

Também é importante conhecer as entidades de classe, como Sindilojas e CDL, por exemplo, e entender suas orientações de mercado.

Mantenha-se atualizado

O mundo dos negócios está sempre cheio de novidades, por isso, é importante se manter atualizado sobre novas atividades, vantagens, obrigações, impostos e mudanças sobre o CNPJ.

Além disso, a troca de experiências ajuda a expandir sua visão de mercado e gerar boas ideias para você enfrentar seus próprios desafios. Está com pouco tempo? Você pode participar de palestras, cursos e workshops a distância ou assistir a vídeos com dicas rápidas. Se puder, interaja em grupos de discussão para debater assuntos relevantes aos empreendedores. Para o comércio, o Sesc também pode ser uma referência.

Outro meio de você seguir os assuntos do momento é acompanhar blogs e sites especializados, que geralmente apresentam uma leitura clara e pontual. O Blog do Bling tem vários textos com dicas e novidades sobre finanças e empreendedorismo. Já conferiu?

empreendedor

Na dúvida, leia!

Livros sobre empreendedorismo e marketing costumam trazer exemplos didáticos de como agir no mundo dos negócios. Por sua abordagem aprofundada, as obras especializadas são ótimas fontes de estudo para sanar dúvidas pontuais, como técnicas de venda, estratégias de marketing e planejamento. #Dica: O Endeavor disponibiliza um acervo com diversos Ebooks para download gratuito! A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios também é fonte de informação sobre o universo empreendedor. Vale a leitura.

Ah, não se esqueça de conhecer os casos de sucesso. Obras como “O Segredo de Luísa”(Fernando Dolabela) e “O Livro Negro do Empreendedor” (Fernando Trias de Bes) trazem histórias de superação, criatividade e motivação.

 

empreendedor

Posts Relacionados

1 Comentários

  1. Polly

    13/03/2016 at 15:36

    Achei o que buscava. Grata.

Deixe um comentário