Neste artigo, escrito por nosso parceiro UpSites, separamos sete dicas para auxiliar seu negócio a vender mais.

Confira!

1. Definir claramente e refinar continuamente sua marca

O refinamento da marca é um dos melhores e mais eficientes métodos para aumentar as vendas de pequenas empresas que operam há mais de dois anos. Defina claramente quem você é, o que você faz, o que você não faz, quem são seus melhores clientes, quem são seus concorrentes, por que as pessoas os escolhem e por que seus clientes escolhem você.
Refinar sua marca ajuda você a aproveitar sua experiência única como proprietário de uma empresa para criar mensagens e comunicação focadas sobre você, seus produtos e seus serviços.

Ao atingir a clareza da marca, você evita perder tempo com clientes que estão fora do seu perfil de cliente ideal e isso faz com que você economize tempo e dinheiro. A comunicação focada permite que você entregue exatamente o que seus clientes precisam saber para tomar uma decisão de compra ou seguir em frente. Trabalhando para ter uma comunicação focada, fará com que você adquira mais clientes, mais frequentemente e com menor custo por cliente.

2. Seja Ativo no Envio de E-mails de Carrinho Abandonado

O marketing por e-mail é conhecido por aumentar drasticamente as vendas de qualquer loja virtual. Uma dessas abordagens seria enviar uma sequência de e-mails de abandono de carrinho.

Tem um carrinho de compras online? Envie um lembrete gentil de que o carrinho do cliente ainda está disponível. Deixe-os saber que você não se esqueceu deles. Este também é um bom momento para incluir uma promoção. Tente encontrar o ponto ideal que gera mais conversões sem cortar muito as margens de lucro.

3. Nutrir as contas de clientes existentes

Você sabia que 80% de suas vendas este ano virão de apenas 20% de seus clientes atuais? Se você está no mercado há tempo suficiente, você já deve estar ciente desta estatística – também conhecida como Princípio de Pareto.
Conhecer tudo sobre esses 20% e focar seus esforços de marketing é fundamental para maximizar as vendas, o que pode ser alcançado por meio da integração com ERP, como o Bling, e um CRM.

Quando sua equipe de vendas tem acesso a informações sobre clientes – de tudo, desde histórico de pedidos anteriores até interações anteriores com clientes, quanto eles pagaram, suas condições de pagamento, seu canal de marketing preferido e os produtos / serviços nos quais estão mais interessados ​​- isso permite criar estratégias para um processo de vendas e efetivamente alcançar os compradores em um nível mais personalizado.

Outro benefício da integração de sistemas é poder visualizar todas as principais áreas de negócios, incluindo inventário, o que não está diretamente relacionado ao processo de vendas, mas é igualmente importante.
Sem essa funcionalidade, os representantes de vendas não poderão verificar facilmente se os níveis de estoque existentes são suficientes ou se há mais estoque para facilitar a ordem e garantir a venda.

Muitas empresas dão muita ênfase ao fechamento de novos clientes e contas, e não o suficiente para reter e aumentar as contas existentes. Lembrando que – com as devidas variações por indústria- , é de 5 a 25 vezes mais caro obter um novo cliente do que reter e crescer um já existente.

4. Comece com o fácil

Para aumentar as vendas, comece sempre pelos prospectos ou clientes que exigirão menos esforços para comprarem de sua empresa.

Os ex-clientes costumam ser mais fáceis de atrair, porque já estão familiarizados com sua empresa. Quanto melhores as suas experiências com o seu produto ou serviço, mais fácil será garantir uma nova venda.

Por exemplo, no marketing digital isso seria como escolher atuar em uma rede social mais fácil de conseguir audiência e destaque, como é hoje o Facebook para determinados nichos de negócio.

A chave é identificar os gatilhos. Por exemplo, antigos clientes podem retornar em massa se souberem que você oferece descontos especiais para clientes fiéis. Moradores que costumam passar pela sua empresa podem parar se você tornar o estacionamento mais conveniente ou se você anunciar uma promoção especial com banners destacados.

5. Acompanhe os leads com um pipeline de vendas

Se você estiver vendendo um produto ou serviço que exija vários contatos com clientes em potencial, será necessário registrá-los pelo processo de vendas e acompanhá-los no momento certo e da maneira certa.

Um CRM é uma ferramenta voltada para vendas que permite que você acompanhe seu cliente desde o primeiro contato até a venda, com um canal de vendas visual que mostra onde você precisa se concentrar em cada etapa do caminho.

Você também pode enviar, receber e rastrear e-mails e receber lembretes, notificações para dispositivos móveis e alertas para ajudar você a fazer o acompanhamento.

Tudo isso vai fazer com que você consiga acompanhar de perto seus prospects e seus clientes e se basear em comportamentos para se relacionar cada vez melhor.

6. Otimize suas oportunidades de vendas on-line

Proprietários de pequenas empresas podem aumentar suas vendas aproveitando uma abordagem omnicanal. Vender apenas na sua loja on-line restringe a quantidade de clientes em potencial que estão expostos a seus produtos.

Ao se inscrever e vender em plataformas de marketplace, você amplia rapidamente sua base de clientes. Proprietários de pequenas empresas também podem usar canais de vendas de mídia social, incluindo Facebook, Instagram e Pinterest. A maioria dessas plataformas é gratuita para vender, o que dá ao omni-channel um ROI muito saudável.

 

7. Tenha um bom programa de gerenciamento de relacionamento com o cliente no local

A implementação de um bom programa de gerenciamento de relacionamento com o cliente tem sido a maneira mais eficaz de aumentar os números de vendas de meus clientes. Seja B2B ou B2C, e independente do nicho, você precisa ter um lugar para fazer anotações e comentários sobre os seus clientes e prospectos.

Através de um CRM, é a forma mais fácil de você aumentar sua receita bruta, com coisas simples como lembrar o nome do cachorro do seu prospecto, ou saber que data seu cliente vai casar. Ou mesmo fazer uma anotação de que seu cliente só voltará de férias no dia X, e portanto você só ligará a partir desta data e ainda perguntará como foi de viagem.

Tudo isso pode parecer pouco, mas significa muito porque mostra que você está se preocupando com a pessoa do outro lado. Tenha certeza de que ações como essas vão passar muito mais confiança ao seu cliente. Se sua empresa não usa um CRM garanto que você está perdendo vendas para seu concorrente que provavelmente faz isso.