Um e-commerce, mesmo os de pequeno porte, dividem uma dificuldade: a quantidade de processos. Registrar pedidos, pagar tributos, controlar estoque, fazer compras, atender os clientes, acompanhar a entrega… E a lista continua! 

Nessas horas, contar com um sistema de gestão de e-commerce pode tornar a gestão mais prática. 

Para atender a essa dificuldade (que não é exclusiva das lojas virtuais!), empresas de todo o mundo estão usando os chamados ERP (sigla em inglês para Enterprise Resource Planning). 

Esses softwares atuam na integração e automatização dos processos, aumentando o controle pelo gestor e reduzindo o retrabalho.

Veja, a seguir, as principais funções de um ERP e suas maiores vantagens. Confira!

O que é um sistema de gestão de e-commerce?

Um ERP é um sistema que permite administrar, organizar e integrar todas as áreas de um negócio

Ele auxilia o gerenciamento da empresa, permitindo que tudo seja controlado em um mesmo local, além de automatizar diversos processos. 

No caso do sistema de gestão de e-commerce, o ERP deve ter funcionalidades condizentes com a rotina de uma loja virtual, que agreguem e facilitem a sua administração. 

4 vantagens de um software de gestão para e-commerce

1. Integra todos os processos 

A maior transformação que um bom sistema de gestão promove na empresa é a integração dos processos. 

Isso significa que os trabalhos que antes eram realizados de maneira independente, agora são feitos de forma simultânea e integrada.

Um exemplo: se você utilizava um software para controlar as vendas e outro para registrar as saídas do estoque, precisava inserir os dados de uma venda nos dois sistemas.

Com um sistema ERP esses dois processos têm a mesma informação e ela só precisa ser inserida uma vez. E, caso haja a integração com a plataforma de compras, o dado não precisa sequer ser inserido manualmente.

2. Ajuda a reduzir custos

Como vimos, com um sistema de gestão, em vez de investir em diversos softwares, você pode ter tudo em um só lugar. 

Dessa forma, você reduz os custos de operação, já que precisa pagar a assinatura de apenas um sistema. 

Outra maneira que seu uso pode impactar nos custos é na hora de fazer as compras. Com um controle de estoque mais assertivo, você sabe exatamente quais e quantos produtos/insumos precisa comprar.

Isso evita que a empresa compre itens a mais, que ficarão parados no estoque ou até mesmo serem perdidos (no caso das mercadorias com data de validade). 

3. Aumenta a produtividade da empresa

Um sistema ERP elimina grande parte do retrabalho na sua empresa (quando é necessário repetir a mesma ação várias vezes). 

Com isso, mais a automatização de várias tarefas do back-office, é possível investir o tempo dos seus recursos humanos em outras ações, tornando sua equipe mais produtiva e eficiente.

Isso sem contar que a integração e automatização dos processos possibilita uma maior qualidade nas operações

4. Reduz informações desencontradas

Se você precisa preencher várias informações manualmente ao longo do dia, pode acontecer de, em determinado momento, errar ou confundir os dados. 

Essas “falhas” acabam gerando informações desencontradas, que em nada ajudam a ter uma gestão eficiente. 

Com um sistema de gestão de e-commerce, você não corre mais o risco de o setor de Vendas ter uma informação diferente do Estoque, por exemplo. 

Como os dados são integrados e automatizados, sendo controlados em um mesmo sistema, a segurança das informações é muito maior.

Quais as principais funções de um sistema de gestão de e-commerce?

Agora que vimos algumas vantagens de um sistema de gestão para o e-commerce é importante ressaltar que é fundamental escolher uma opção que seja adequada para o seu tipo de negócio. 

Existem milhares de sistemas ERP para e-commerce no mercado, mas muitos deles podem não contemplar o que você precisa. Não necessariamente por serem produtos ruins, mas por atenderem outro tipo de negócio.

Negócios de diferentes tamanhos também podem precisar de sistemas diferentes. Por isso também é importante saber se o sistema que escolheu vai suprir a sua demanda.

Para te ajudar na escolha, veja algumas funcionalidades do ERP do Bling ideais para e-commerces:

1. Integração com marketplaces

Ao usar o sistema do Bling, você tem disponível integrações com as maiores plataformas de e-commerce e marketplaces, permitindo uma gestão completamente integrada. 

Por exemplo: imagine que você tenha sua loja virtual disponível no Mercado Livre e na Shopee.

Com um ERP, o controle de todas as vendas é feito no mesmo local, o que permite um gerenciamento mais eficiente do estoque, faturamento, envio, etc.

Assim, você evita divergência de dados (que pode gerar a venda de produtos indisponíveis) e automatiza processos.

2. Emissão de notas fiscais

Outra função importante em um sistema de gestão de e-commerce é o emissor de nota fiscal. Afinal, o dia a dia de uma loja virtual envolve a emissão de vários desses documentos. 

Você precisa emitir a nota fiscal do seu cliente, além de manter salvas as notas recebidas para um maior controle financeiro. 

E com o Bling isso é possível. Ele possui integração com o SEFAZ, realiza o envio dos documentos direto para os consumidores, e importa as notas dos fornecedores. 

3. Controle de estoque

Um e-commerce, assim como outros tipos de negócio, precisa se preocupar com a gestão do estoque, saber quais produtos saíram, quais devem ser repostos, entre outras informações que impactam diretamente na compra das mercadorias/insumos. 

Para ter acesso a esses dados relevantes, é necessário fazer um bom controle de estoque. Os resultados são ainda melhores se ele for integrado aos setores de Venda e Compra, para otimizar tempo e custos. 

O Bling, por exemplo, permite o cadastro de produtos, acompanhar suas saídas e emitir ordens de compra para fornecedores quando a quantidade está baixa do necessário. 

Abaixo, veja como é feito o controle do estoque pelo ERP do Bling:

4. Integração com os Correios

Um e-commerce também precisa se preocupar com a entrega dos pedidos, certo? Por isso, um ERP que permite a integração com os Correios pode ser uma excelente escolha. 

No Bling, por exemplo, é possível gerenciar os envios evitando atraso nas entregas. Além disso, a integração reduz as chances de erros nas informações e a geração de códigos de rastreamento para os clientes. 

Essa automação facilita a rotina do e-commerce e agiliza o despacho dos pedidos. Consequentemente, impacta na satisfação do consumidor, já que ajuda a entregar a compra dentro do prazo estipulado. 

No vídeo abaixo, você pode entender, em detalhes, como isso é feito:

5. Geração de links de pagamento 

Uma boa loja virtual deve disponibilizar diferentes formas de pagamento para os clientes, garantindo que ele encontre aquela que pode usar no momento. 

Por isso, é fundamental adequar seu e-commerce para aceitar pagamentos via Pix, cartão de crédito e boleto bancário, por exemplo. 

Além disso, é interessante que você consiga gerenciar essas transações e manter o valor recebido em um mesmo local, para não atrapalhar o controle financeiro. 

Uma forma de fazer isso é optando por um sistema de gestão que também permite o gerenciamento de pagamentos, como o Bling.

Em nosso sistema, você pode emitir um boleto, criar um link de pagamento ou gerar um QR Code Pix e enviar o método escolhido direto para seu cliente, seja por e-mail ou WhatsApp. 

As transações podem ser acompanhadas a todo momento, e o valor recebido cai direto na Bling Conta, tornando sua gestão ainda mais completa. 

Leia também: Compensação bancária: PIX, boleto e cartão! O que é + tabela

6. Cadastro de fornecedores 

Para fechar com chave de ouro, uma funcionalidade importante para um sistema para e-commerce é o cadastro de fornecedores. Afinal, você não quer perder os dados dos seus principais parceiros, não é?

Ao mantê-los registrados, você reduz o risco de perder o contato de fornecedores importantes para o andamento do seu negócio. Além de manter salvas as notas fiscais recebidas e enviar ordens de compra, no caso de softwares integrados. 

Demais, não é? E no Bling ainda é possível fazer esse mesmo cadastro para os clientes, mantendo o registro de cada consumidor e os pedidos realizados em sua loja virtual. 

Veja, no vídeo abaixo, como funciona o Controle de Cadastros do Bling:

Como vimos, para facilitar a administração do seu e-commerce, você pode implementar um sistema de gestão, como o Bling

Além das funcionalidades já citadas, com o nosso ERP você pode: 

  • fazer integrações logísticas;
  • gerenciar suas vendas, comissionamentos e envio de orçamentos;
  • contar com um chatbot de venda;
  • monitorar as finanças da sua empresa. 

Demais, não é? Portanto, se você deseja fazer uma gestão eficiente e descomplicada, que tal conhecer mais sobre o Bling? Confira nossos planos e faça um teste gratuito