sistema de gestão para e-commerce

Um e-commerce, mesmo os que ainda são de pequeno porte, dividem uma dificuldade: a quantidade de processos. Anotação de pedidos, pagamentos de tributos, controle de estoques, controle de compras, atendimento ao cliente, entrega… E a lista continua! O sistema de gestão para e-commerce é a maneira de controlar a segurança de ações diferentes.

Para atender a essa dificuldade (que não é exclusiva das lojas virtuais!), empresas de todo o mundo vêm usando os sistemas de gestão, também chamados de ERP (sigla em inglês para Enterprise Resource Planning). Esses softwares atuam na integração e automatização dos processos. Aumentando o controle pelo gestor e reduzindo o retrabalho.

Veja a seguir alguns motivos pelos quais um sistema de gestão para e-commerce pode ser de grande auxílio.

Elimina o retrabalho e ajuda na redução de custos

A principal transformação que a implantação de um bom sistema de gestão para e-commerce promove na empresa é a integração dos processos. Isso significa que os trabalhos que antes eram realizados de maneira independente no e-commerce agora são feitos de forma simultânea e integrada.

Um exemplo: se antes havia um software para o controle de vendas e outro para o controle de saídas do estoque, você precisava inserir os mesmos dados de uma venda nos dois sistemas. Com um sistema ERP esses dois processos terão a mesma informação e ela só precisará ser inserida uma vez. E, caso haja a integração com a plataforma de compras, o dado não precisará sequer ser inserido manualmente.

Agora imagine o potencial disso quando aplicado na maior parte dos processos do seu e-commerce! Um sistema ERP elimina grande parte do retrabalho na sua empresa (quando é necessário repetir a mesma ação várias vezes). Com isso, mais a automatização de várias tarefas do back-office, é possível reduzir o gasto com pessoal ou simplesmente investir o tempo dos seus recursos humanos em outras ações. Aumentando a produtividade da empresa.

Maior segurança e qualidade nas operações

A eliminação do retrabalho não traz ganhos apenas em relação à redução de custos. A integração dos processos possibilita uma maior qualidade e segurança nas operações. Já que automatiza uma série de tarefas e reduz a inserção manual de dados e operações.

Com isso, são reduzidos os erros em inserções de dados e as informações desencontradas. Esqueça o problema (muito comum, aliás) de o setor de Vendas ter uma informação diferente do Estoque, por exemplo. Como os dados são integrados e automatizados, sendo controlados dentro de um mesmo sistema, a segurança das informações é muito maior.

Uma empresa mais segura, além de reduzir custos, também inspira maior confiança nos seus consumidores. O que pode ajudar a aumentar as vendas do seu e-commerce.

Qual sistema de gestão para e-commerce é ideal?

Agora que vimos algumas vantagens de um sistema de gestão para o e-commerce é importante ressaltar que é fundamental escolher uma opção que seja adequada para o seu tipo de negócio. Existem milhares de sistemas ERP no mercado. Mas muitos deles podem não contemplar o que você precisa. Não necessariamente por serem produtos ruins, mas por atenderem outro tipo de negócio.

O ideal é, primeiramente, definir quais são os seus objetivos. Depois, pesquisar com calma uma empresa que forneça uma solução específica para e-commerce. Negócios de diferentes tamanhos também podem precisar de sistemas diferentes. Por isso também é importante saber se o sistema que escolheu vai suprir a sua demanda.

O post de hoje mostrou como um sistema de gestão pode ajudar na administração de um e-commerce. Apesar de suas vantagens, um software, por si só, não é suficiente para mudar a forma de gerir uma empresa. É preciso sensibilizar os funcionários e instituir uma cultura de processos integrados. A partir daí, você poderá ver os ganhos que um sistema ERP pode trazer para a gestão do seu e-commerce.

Gostou do post de hoje? Concorda que um bom sistema de gestão pode ser essencial para a administração do e-commerce? Divida suas dicas com os outros leitores, deixe seu comentário!

Categorias: E-commerce

Posts Relacionados

Deixe um comentário