Existem diferentes tipos de estoque e é importante escolher a melhor opção para sua empresa. Afinal, essa parte do negócio deve estar alinhada com a demanda da empresa. Do contrário, o desempenho econômico pode ser prejudicado.

Ter um grande volume de produtos com baixa rotatividade gera custos operacionais e logísticos desnecessários. 

Da mesma forma, a falta de materiais faz com que o produto seja vendido a preços mais altos em comparação com o mercado.

Para garantir um armazenamento equilibrado da matéria-prima ou produto e evitar decepcionar os clientes, é essencial ter uma gestão de estoque eficiente. Para isso, é necessário conhecer os tipos de gestão de estoque adequados para sua empresa.

Por isso, nós separamos as principais informações sobre os tipos de estoque e logística para ajudá-lo. Assim, você pode identificar o formato ideal para o seu negócio e a melhor maneira de utilizá-lo. Acompanhe conosco!

Quais são os tipos de estoque? Conheça os principais

1. Estoque de segurança ou estoque de proteção

Esse tipo de estoque lida com incertezas causadas pela sazonalidade da demanda e dos fornecedores. Ele é usado para evitar problemas quando falta um produto em um período de alta demanda.

Um exemplo de uso é quando uma loja online não consegue prever com precisão quais produtos serão solicitados pelos clientes, em que quantidade e em qual período. Nesse caso, é necessário ter um volume mínimo extra no estoque para lidar com essas dúvidas.

Além de acompanhar o ritmo da demanda, o estoque de segurança evita surpresas desagradáveis, como quando um fornecedor não consegue cumprir o prazo de entrega.

2. Estoque de antecipação ou sazonal

Esse é um dos melhores tipos de controle de estoque para quem conhece os períodos de alta e baixa demanda dos produtos vendidos pela empresa. Por isso, é chamado de estoque de sazonalidade. 

O gestor solicita quantidades diferentes ao longo do tempo, equilibrando o produto com a demanda. Isso evita que os produtos fiquem estocados por muito tempo e oferece suporte durante picos de vendas.

Leia também: Marketing sazonal: você já ouviu falar?

3. Estoque de ciclo

O estoque de ciclo é indicado para empresas que vendem muitos produtos, mas não podem fabricá-los ao mesmo tempo. 

Por exemplo, se o seu estabelecimento produz 100 unidades por hora, mas não pode fabricá-las simultaneamente, é necessário programar o ciclo de produção de cada produto conforme o período de vendas.

Dessa forma, você consegue produzir a quantidade necessária sem comprometer o desempenho econômico do seu negócio.

4. Estoque em trânsito

O tempo que as mercadorias permanecem nos veículos de entrega é crucial. Pode ser um caminhão, carro, avião, motocicleta ou qualquer outro meio de transporte.

Enquanto a entrega não chega ao destinatário final, o responsável pela mercadoria é o emissor, ou seja, a sua empresa. Caso seu tipo de estoque não atue da maneira deseja, o trânsito da mercadoria pode ficar prejudicado

Adotar esse formato é ideal para ter controle sobre o estoque quando os produtos chegam e para ter conhecimento dos prazos de entrega.

5. Estoque regulador

Esse tipo de estoque é recomendado para empresas com filiais ou centros de distribuição. A ideia principal é manter um estoque máximo para atender às necessidades de todos os núcleos da empresa.

Por exemplo, se a loja A tem um excesso de estoque de um produto e está passando por um período de baixas vendas, ela pode transferir o excesso para a loja B, que precisa do produto porque está com alta demanda.

6. Estoque máximo

Esse é um dos tipos de estoque que envolve a compra de uma quantidade de produtos suficiente para serem vendidos em um período específico, como dois meses, seis meses ou até um ano. É adequado para empresas que possuem espaços amplos de armazenamento.

Da mesma maneira, esse método é uma maneira de economizar nas compras, pois descontos podem ser negociados ao adquirir produtos em grande quantidade.

Leia também: Saiba como economizar na gestão do seu negócio

7. Estoque pulmão

Esse é o tipo de gestão de estoque mais importante para as indústrias. Ele cuida dos elementos essenciais para a produção, como matérias-primas, insumos e produtos semiacabados. A quantidade armazenada é definida estrategicamente, com análises internas detalhadas.

É importante ressaltar que empresas com demanda concentrada em determinados períodos do ano projetam sua capacidade produtiva com base no pico de demanda. Por isso, é essencial atender aos períodos de maior procura por produtos.

Quer trabalhar com venda sem estoque? Conheça o dropshipping e crossdocking

Dropshipping 

Dropshipping é um modelo de negócio em que uma pessoa ou empresa vende produtos sem tê-los no estoque. Ou seja, não é necessário ter espaço para armazenamento, pois o vendedor não tem acesso ao produto. 

Nesse caso, o que acontece é o seguinte: a empresa anuncia o produto sem tê-lo em mãos. Caso faça uma venda, o próprio fornecedor ou atacadista é responsável por embalar o pedido e enviar ao comprador

Esse é um modelo de negócio interessante para algumas pessoas que não possuem espaço para armazenar produtos, e querem reduzir custos operacionais. 

Dessa forma, o vendedor se torna um intermediário da venda, ficando responsável por questões como atendimento ao cliente e a venda propriamente dita. 

Por não exigir um investimento inicial, a modalidade de dropshipping se tornou bastante popular. No entanto, como não se tem “controle” dos produtos, é uma transação com maiores riscos: afinal, se o fornecedor não for confiável, você pode fazer uma venda em que o produto nunca irá chegar ao consumidor final

Portanto, além de se preocupar com a divulgação e vendas, você deve se atentar aos fornecedores para escolher os mais confiáveis. 

Crossdocking

Já o crossdocking não é um modelo de negócio, mas uma técnica de logística

Nesse caso, ao fazer a compra de produtos com fornecedores para revendê-los, você não chega ter um estoque e armazená-los, pois eles vão direto para o cliente. 

Ou seja, a empresa responsável por buscar o produto no fornecedor também fica responsável por entregar para o consumidor final a encomenda. 

Esse método de logística pode ser benéfico para o cliente, que irá receber o produto mais rápido, e para o vendedor que não precisa de espaço para estocagem.

Gerencie qualquer tipo de estoque com um ERP!

A melhor forma para gerenciar o seu estoque é utilizando recursos tecnológicos, como um software de gestão empresarial (ERP). O Bling, por exemplo, é um sistema online que ajuda a resolver diversos problemas gerenciais da sua empresa, como o controle do estoque.

Essa gestão não evita apenas a falta de produtos, mas também a estocagem por muito tempo de produtos de baixa saída. Assim, com esse controle, você sabe exatamente o que é necessário repor e o que continua disponível para venda

Além disso, com o ERP Bling!, você pode:

  • Controlar suas vendas, desde o registro de pedidos até a emissão de notas fiscais;
  • Monitorar suas finanças, com controle de contas a pagar e a receber;
  • Ter acesso a relatórios detalhados sobre o desempenho do seu negócio;
  • Gerenciar o seu relacionamento com clientes e fornecedores;
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