O portal da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) informou que a partir do dia primeiro de setembro de 2017 não será mais aceito o uso das NCMs extintas pela Resolução Camex nº 35/17.

Por isso, os empreendedores devem ficar atentos as mudanças. Confira o texto:

LEIA TAMBÉM: Como dominar o capital de giro na sua empresa

O que é NCM:

NCM significa “Nomenclatura Comum do Mercosul”, foi adotada pelo Brasil, Argentina e Paraguai em 1995.  É um código de oito dígitos, sendo que os seis primeiros representam a classificação SH, e os dois últimos são especificações do Mercosul. Esses códigos são utilizados para identificar a natureza das mercadorias, promovendo o desenvolvimento do comércio internacional.

SH, citado acima, é um método internacional de classificação de mercadorias utilizado em uma estrutura de códigos, que são usadas para identificá-los corretamente, como sua origem, materiais que o compõe e outros detalhes.

Este código permite que os legisladores especifiquem as regras de tributação de ICMS, substituição tributária, IPI e demais impostos para cada produto e também serve para que o governo gere estatísticas econômicas setoriais.

Tentar burlar o NCM ou não fazer corretamente podem gerar multas. Por isso, é imprescindível conhecer e saber como utilizá-las da maneira correta.

Outro detalhe importante são as mudanças que irão ocorrer a partir do dia primeiro de setembro deste ano. Quando termina a tolerância para a utilização das NCMs extintas. Entenda:

Mudanças:

Como já estava previsto, os sistemas autorizados da Nota Fiscal Eletrônica não aceitarão as NCMs extintas:

  • 0810.90.00;
  • 2704.00.10;
  • 3206.11.11;
  • 3206.11.19;
  • 7304.59.11;
  • 7304.59.19;

A tabela NCM atualizada está disponível no site do Portal da Nota Fiscal Eletrônica.

LEIA TAMBÉM: Como um ERP pode ajudar a racionalizar custos

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. JOSEFA ANCELMO DE ARAUJO

    01/09/2017 at 10:44

    BOM DIA

    GOSTARIA DE SABER SE O BLING ATUALIZA AUTOMATICAMENTE MEUS PRODUTOS OU TENHO Q ATUALIZAR .

    1. Bling

      Bling

      05/09/2017 at 09:52

      Bom dia Josefa, tudo bem ?
      Pode ser feito automaticamente, o lançamento de estoque pode ser feito pelo pedido de venda ou pela nota fiscal. Os dois podem ser parametrizados para fazer lançamento automático. Pelo pedido de venda pode ser feito ao atender o pedido (status de atendimento). Pela nota fiscal pode ser lançado automaticamente ao emitir a NF-e. Ambos necessitam que sejam configurados os parâmetros da sua empresa.
      Abraço da equipe Bling e sucesso nos negócios! ?

Deixe um comentário