A Black Friday é uma data de grandes liquidações, criada nos Estados Unidos e que acontece um dia depois do feriado de Ação de Graças, um dos mais importantes daquele país.

A data de popularizou nos anos 2000 e começou no mundo offline, mas hoje ela já é consagrada também no mundo online.

Por que Black Friday?

O termo Black Friday possui uma conotação legal no inglês, mas se traduzirmos para o português, teremos a chamada sexta-feira negra, o que não fica muito legal, não é mesmo?

Mas a origem do nome vem mesmo de uma “sexta-feira negra”. Inicialmente, o termo foi usado com referência a uma grande queda na Bolsa de Nova York, em 1869. Segundo a BBC, naquele ano, dois especuladores tentaram tomar o mercado de outro da Bolsa e o governo americano precisou intervir, elevando a oferta da matéria-prima. O resultado foi que os preços do ouro caíram demais e muitos investidores quebraram.

A Black Friday como usamos hoje, surgiu muito tempo depois deste evento na Bolsa, na Flórida. Devido à grande procura pelas liquidações desta época, o trânsito nas cidades ficou caótico, e alguns policiais começaram a se referir desta forma à data.

Mas apenas em meados dos anos 1990 é que o termo se expandiu para as demais regiões dos Estados Unidos e se popularizou. Um fato curioso é que Black Friday só tomou a proporção que tem hoje em 2001.

A Black Friday no Brasil

No Brasil, a Black Friday só chegou mesmo em 2010 e de início só envolveu o e-commerce. A partir de 2011 é que a data se tornou mais popular no país e também envolveu o varejo físico.

Segundo especialistas, a data demorou para se popularizar no Brasil porque muitos varejistas tinham receio de fazer promoções agressivas antes do Natal, já que no Brasil os saldões acontecem depois do Natal. Hoje ela já é uma data consolidada no calendário promocional brasileiro. Confira alguns números:

  • 2017 – Ebit: Faturamento de R$ 2,1 bilhões no e-commerce durante a Black Friday.
  • Salto de 10,3% nas vendas do comércio eletrônico em comparação com o mesmo período de 2016;
  • O número de pedidos cresceu 14%, de 3,30 milhões para 3,76 milhões

Como alcançar a alta performance na Black Friday

Neste webinar que o Bling promove em parceria com o Olist, vamos te mostrar como alcançar a alta performance nas vendas durante a Black Friday. Anote na sua agenda!

Data: 19/11

Horário: 14h

Faça sua inscrição pelo link: https://goo.gl/tPgo6z

Participe conosco e tire suas dúvidas.