Quando se fala em montar um blog ou website um nome logo é citado: WordPress. Essa plataforma CMS é bastante utilizada no mundo. De forma muito resumida, podemos dizer que WooCommerce é um plugin que transforma o WordPress em uma plataforma de e-commerce.

Gostou da ideia? Será que o WooCommerce é uma boa opção para sua loja virtual? Leia esse post e conheça mais sobre o WooCommerce e suas principais vantagens.

O que é WooCommerce?

Como dissemos, o WooCommerce é um plugin disponibilizado desde 2011 pela plataforma WordPress. Gratuito, ele permite a construção de lojas virtuais a partir de código aberto (Open Source).

Devido a sua rápida popularização, foi adquirido pelo WordPress e, atualmente, estima-se que 30% das lojas virtuais no mundo utilizam WooCommerce.

Vale ressaltar que desde a sua primeira versão, o plugin já contabilizou mais de 3 milhões de instalações ativas. Muita coisa, não é mesmo?

WooCommerce permitiu transformar a plataforma WordPress em uma loja virtual, fácil de operar, com interface leve e todos os recursos necessários como meios de pagamento, gerenciamento de estoque e carrinho de compras.

como criar loja woocommerce

Como criar uma loja virtual WooCommerce?

No blog do Bling, temos um ótimo post sobre como montar um e-commerce. Vamos retomar alguns pontos e aplicá-los ao WooCommerce.

Antes de mais nada, é necessário planejar o seu negócio online. Ou seja, não pense em escolher uma plataforma de e-commerce antes de definir quais as melhores estratégias para abrir sua loja virtual.

Vencida a etapa do planejamento, chega a hora de escolher a plataforma de e-commerce. O mercado oferece muitas opções. E o WooCommerce é uma delas. Mas acredite, não é nada fácil escolher.

Uma dúvida bastante recorrente é a escolha entre Magento e WooCommere. Se esse é o seu caso, sugiro ler um post específico, que poderá ajudar a escolher a melhor plataforma para loja virtual.

Para ajudar ainda mais na escolha, apresentamos as principais vantagens do WooCommerce.

Quais as vantagens do WooCommerce?

WooCommerce é amplamente utilizado no Brasil e no mundo. Descubra porque tantos empreendedores escolheram essa plataforma. Veja suas principais vantagens:

  •         Interface amigável e fácil de utilizar
  •         Aprendizado rápido e fácil (principalmente para quem já trabalha com WordPress)
  •         Recursos avançados de SEO (alguns nativos do WordPress)
  •         Personalização rápida e suporte para layout responsivo
  •         Grande quantidade de plugins (alguns de terceiros)
  •         Menos exigente em relação ao servidor de hospedagem
  •         A loja virtual e todos os dados são seus (não é uma plataforma alugada)
  •         Permite integração com outros sistemas (Como ERPs, Correios e outros)

wocommerce-e-um-plugin-de-loja-virtual

Para quais tipos de negócio WooCommerce é indicado?

O WooCommerce recebe diversas críticas por não ser uma plataforma nativa de e-commerce. E realmente ele não é. Mas a grande questão não é essa. O ponto que merece atenção é: o WooCommerce se encaixa no seu modelo de negócio?

Podemos dividir (de forma muito simplificada) os projetos de e-commerce em dois grandes grupos:

O primeiro é aquele dos projetos amadores, de quem cria um e-commerce como hobby ou quer fazer apenas um teste ou ainda encontrar uma segunda fonte de renda.

Para esse grupo o WooCommerce pode não ser a plataforma mais indicada. Talvez, uma plataforma gratuita ou alugada seja a ideal. Isso devido ao investimento inicial e os custos fixos menores.

O segundo grupo é formado por empreendedores que desejam uma loja virtual profissional, integrada com meios de pagamento, entrega e sistema ERP. Para esse grupo o WooCommerce é uma recomendação obrigatória, principalmente para aqueles que já possuem um site ou blog em WordPress.

O WooCommerce também é indicado para empresas que utilizam o Bling ou desejam uma loja virtual integrada ao sistema de gestão. Isso porque Bling e WooCommerce já possuem integração direta, que reduz custos, evita erros e agiliza o processo de criação da loja virtual.

Se você gostou deste conteúdo, ajude mais pessoas a conhecerem o WooCommerce. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, por favor deixe seu comentário.

Sucesso e prosperidade a todos!

flavio-augusto-bertholdoEsse texto foi escrito por Flávio Augusto Bertholdo a convite do Bling. Flávio Augusto é sócio-fundador da Bertholdo, uma empresa especializada em tecnologia com foco nas plataformas de loja virtual Magento e WooCommerce.

Categorias: E-commerce

Posts Relacionados

Deixe um comentário