O empreendedor que deseja montar um e-commerce, deve levar em conta alguns detalhes fundamentais antes de já publicar sua loja e começar a vender.

Neste artigo, nosso parceiro E-Flips apresenta de maneira bem resumida, 10 dicas para auxiliar no desenvolvimento de um e-commerce, com as melhores características para obter sucesso na internet.

Confira!

Integração

Para aqueles que já tem uma loja física e pretendem empreender com e-commerce, é fundamental que tenham um estoque e produtos integrados.

Além de CRM e ERP (Software de Gestão Empresarial), é importante considerar todas outras ferramentas que devem ser integradas, como soluções de pagamento, formas de entrega como Correios e transportadora, integração com Marketplace, Google e tantas outras possibilidades que podem ser estratégicas para seu negócio online.

Hospedagem

A hospedagem deve ser flexível e segura. Em datas comerciais como o Black Friday, a hospedagem deve ser capaz de suportar volumes maiores de acesso, bem como ter ferramentas que garantam a segurança e performance do e-commerce.

Design

O Design representa a marca e a sua empresa. Por isso, um Design bem desenvolvido, transmite facilidade e credibilidade e segurança. Um Design bem feito facilita a utilização e potencializa as vendas.

Mobile

Ter um site mobile é a cada dia mais importante para o E-commerce. Um site adaptado para os dispositivos móveis, conhecido também como layout responsivo, facilita e potencializa as vendas, pois permite que os clientes comprem tanto num Desktop, quanto Smartphone ou Tablet.

Um site responsivo, não é um diferencial e sim um item fundamental para permitir vendas, independente do dispositivo. Além disso, o Google trabalha melhor o ranqueamento dos e-commerces que são desenvolvidos com layout responsivo.

Navegação Facilitada

O objetivo da navegação facilitada, é que o cliente chegue até o checkout (tela de pagamento) da maneira mais rápida e fácil possível. Para isso, é importante ter uma busca eficiente, bem como filtros, que auxiliem o cliente a encontrar o produto com as características que ele deseja.

Uma boa estratégia  é ter ferramentas de análise para entender como os clientes estão navegando na sua loja, que podem auxiliar na correção dos problemas e dificuldades de navegação, e com isso, aumentar as taxas de conversão.

Cadastro de produtos

A página de produto, deve ter o máximo de informações para convencer o cliente a comprar, para isso, deve ter um título claro, fotos bem tiradas e com boa qualidade, que mostrem todas as vistas e características do produto, e se possível, colocar um vídeo para auxiliar na demonstração dos benefícios do produto. A descrição do produto deve ter informações técnicas e sanar todas as dúvidas que o cliente possa ter.

Checkout Simples

Facilitar a conclusão de um pedido com um checkout simples e eficiente, permite que a taxa de conversão das vendas seja maior, do que checkouts demorados e com várias etapas.

Ofereça um processo de compra simples e que demonstrem numa tela só todas as etapas (cadastro, entrega, pagamento e revisão).

Pagamento e Entrega

É importante que o cliente encontre diferentes possibilidades de pagamento, como cartão, boleto e depósito, bem como oferecer condições ou até mesmo descontos para o pagamento à vista.

Quanto às formas de entrega, é importante oferecer até mesmo frete grátis, porém deve-se ter um valor mínimo para compra, para que seja possível incluir o custo do frete no valor do pedido. Ofereça o máximo de possibilidades que sejam mais baratas para o cliente, para que o frete não seja um fator de desistência da compra.

Segurança

É importante ter um certificado SSL instalado para proteger a compra dos clientes. Além disso, informar o cliente em diferentes locais da loja que ele está num ambiente seguro.

Também para quem vende com cartão de crédito, é importante ter um sistema anti-fraudes instalado na plataforma para identificar possíveis fraudes.

Plataforma

De maneira resumida, temos 2 tipos de fornecedores de plataforma. As plataformas locadas e customizadas.
Nas Locadas o cliente somente contrata a hospedagem, porém fica responsável pela customização e configuração da sua loja virtual.

Já nas Customizadas o fornecedor fica responsável não só pela hospedagem mas pela customização e configuração da loja virtual, os serviços de desenvolvimento estão inclusos no pacote, entregando uma solução mais completa e de acordo com as necessidades do cliente.

Conclusão

É importante ressaltar que estas dicas, são relacionadas a características que uma loja deve ter, porém também outros fatores, como investimento em Marketing, são fundamentais para captar os clientes e com isso obter sucesso nas vendas online.