Novos vendedores e vendedores já experientes dividem uma dúvida em comum: como vender mais no marketplace

Parece algo natural já incorporado na rotina de quem compra e quem vende no e-commerce, mas os marketplaces ganharam mais força no Brasil somente em 2012.

Desde então vem ganhando um crescimento exponencial não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Então, hoje, não basta somente vender nas lojas virtuais, são os marketplaces que dão visibilidade aos negócios e mais força de venda aos e-commerces. 

Porém, neste universo de vendas online existem diversos tipos de marketplaces, setorizados e bastante amplos, e a escolha das plataformas depende sempre da intenção do lojista. 

Com certeza não existe nenhuma fórmula facilmente aplicável que traga retorno extremamente rápido para nenhum lojista. Contudo, existem dicas infalíveis que qualquer pessoa pode e deve seguir para ter sucesso nas vendas em marketplace.

O que é marketplace?

Os marketplaces são plataformas de venda online, que faturam por meio de comissões sobre as vendas realizadas pelos lojistas. 

Nos marketplaces é possível encontrar diversos comércios variados e, dependendo do seu negócio, pode valer a pena trabalhar em marketplaces de nicho, como, por exemplo, de artigos esportivos, ou artigos de construção.

A escolha amplia a sua estratégia de vendas online, atraindo o público que está em busca do seu produto e ainda aumenta a oportunidade de demonstrar os seus diferenciais. 

Imagine uma loja física com um endereço fixo na cidade. Agora, imagine essa mesma loja inserida em um shopping center. A visibilidade que a loja ganha por estar inserida em um contexto de intenção de compras é muito maior, assim como a chance de vendas. 

O mesmo ocorre com uma loja virtual quando se insere em um marketplace. Ela ganha a visita e a pesquisa de um público que já confia no marketplace e está buscando produtos online, que talvez demoraria muito mais tempo para ganhar a audiência e a confiança do cliente.

Leia mais >>> Tudo sobre marketplace: dicas, vantagens e como funciona!

Por que vender em marketplaces?

Os marketplaces, na sua maioria, tem são plataformas de venda B2C (Business to Consumer), ou seja, do varejista direto para o consumidor final. Porém, pode ser operada por um distribuidor ou fabricante. O importante aqui é não confundir venda varejo com venda para cliente final. 

A internet está possibilitando que fabricantes vendam diretamente ao cliente, sem intermediário para a venda.

A plataforma de vendas dos marketplaces é diferenciada por não ser formada por um único negócio vendendo seus produtos, mas sim vários lojistas. 

Por isso, é considerado um shopping virtual com grande tráfego de visitas e aumento das chances dos negócios se estabelecerem no mercado online. Confira mais algumas vantagens de vender em marketplaces:

1. Baixo investimento

Uma das vantagens que possibilita vender mais no marketplace é seu baixo investimento inicial. Como a estrutura do site já está pronta, você não precisa se preocupar com a criação do seu e-commerce, hospedagem e divulgação.

2. Público diversificado

Com os marketplaces, é possível atingir um público diversificado e diferentes nichos de mercado. Por isso, as chances de vender mais no marketplace é maior do que por uma loja virtual independente, pelo menos no começo das operações.

3. Maior visibilidade da sua marca e produtos

Um marketplace atrai milhares de visitantes todos os dias. Dessa forma, você não precisa realizar grandes investimentos em divulgação, pois o tráfego desses canais já é garantido. 

Além disso, a grande relevância dos marketplaces em mecanismos de buscas auxilia a aumentar o tráfego orgânico para sua loja dentro da plataforma. Basta caprichar na descrição de cada produto.

Leia também: Como fazer descrição de produtos para e-commerce? Guia completo!

4. Facilidade de integração com o Bling

O sistema ERP do Bling pode ser utilizado para fazer a integração da sua loja virtual aos marketplaces do mercado. A plataforma oferece toda a estrutura necessária para facilitar a gestão de vendas e aumentar o desempenho do seu negócio. 

Outros benefícios de integrar Bling com marketplaces são:

  • importar as vendas, processar pedidos, emitir notas fiscais e controlar o estoque do seu negócio de forma rápida e prática;
  • exportar seus produtos de maneira simples e prática, com dados precisos, atualizações automáticas e com controle total sobre o processo;
  • sincronizar e atualizar automaticamente o estoque. Assim, é possível ter o controle de seu negócio em tempo real.

Como vender mais no marketplace: 6 dicas

Algumas estratégias são certeiras quando o assunto é como vender mais no marketplace. Confira as dicas a seguir e veja as ações que vão ajudá-lo a fechar ainda mais vendas pela internet. 

1. Ofereça frete grátis

Essa é uma dica importante, mas é preciso analisar os números da operação para ver se será viável para o seu negócio. 

Benefícios como frete grátis deixam o consumidor mais propenso a comprar e torna seu produto mais competitivo perante o mesmo produto de uma loja que tem custo de entrega. 

Outra opção interessante é oferecer a possibilidade de comprar no site e retirar na loja, quando houver essa opção. 

Os motivos que levam o consumidor a preferir este formato é justamente o fato de não precisar pagar o valor de frete e poder ter o produto em mãos de forma mais rápida.

Leia mais: Como utilizar o frete grátis para alavancar as vendas.

2. Integre as diferentes plataformas

Criar um negócio unificado, pensando sempre na experiência do consumidor, passa pelo processo de integrar as diferentes plataformas utilizadas. Isso cria um negócio único e com mais oportunidades de vendas. 

Além disso, essa estratégia para vender mais no marketplace é importante, pois colabora para a organização do negócio todo, incluindo a expansão digital, a otimização de tempo de gestão e a exploração de diferentes oportunidades comerciais.  

3. Organize os processos de gestão e vendas

Manter um negócio digital ativo envolve muitos processos de gestão interna. Ter processos organizados é fundamental para melhorar a experiência do consumidor e manter seu estoque, caixa e entrega organizados. 

Para isso, é fundamental a utilização de um sistema de gestão, como o Bling, por exemplo, pensado para negócios de e-commerce que precisam manter seu sistema financeiro integrado às vendas e às entregas. 

Isso faz com que o registro de tudo o que acontece no seu negócio tenha uma única central de informações. Assim, mesmo que a sua loja venda em inúmeros marketplaces, o gerenciamento será unificado. 

Esse processo, além de otimizar tempo, faz com que a gestão seja mais eficiente e simplificada. O ERP é um aliado para operacionalizar os serviços relacionados as vendas online de forma integrada com todas as frentes de atuação. 

4. Não limite seus canais de venda

Essa dica é mandatória para vender mais no marketplace. Talvez você seja parte dos vendedores que atuam em vários canais de venda, contudo, existe uma parcela grande de lojistas que vendem em apenas um ou dois marketplaces. 

Existem algumas dificuldades que lojistas às vezes encontram para aumentar os canais de venda, como:

  • dificuldade em migrar anúncios de um marketplace para outro;
  • dificuldade para emitir NFe para diferentes marketplaces;
  • dificuldade para controlar o estoque em múltiplos canais;
  • dificuldades com a logística/frete em alguns marketplaces.

Vendedores que possuem uma abundância de produtos tendem a ter problemas principalmente com os três primeiros itens na lista acima. 

Se você tem uma gama muito grande de produtos, de fato, poderá ter uma dificuldade maior para cadastrar todos os anúncios em um marketplace, ajustar o cadastro do produto no ERP para agilizar a emissão da nota fiscal e até mesmo controlar o estoque desses produtos em mais de um canal de vendas.

Se esse é o seu caso, essa dificuldade pode ser facilmente sanada com o uso de um ERP. Além disso, é importante unir a tecnologia do ERP com a do HUB. Dessa forma, você conseguirá:

  • transferir seus anúncios de um marketplace para outro com facilidade;
  • enviar a emitir as NFe para o ERP automaticamente;
  • controle o estoque automaticamente para todos os canais de venda integrados.

Dessa forma, você elimina essas dificuldades com praticidade e ainda torna sua gestão mais eficiente.

Além disso, quando você investe na tecnologia de um HUB, você consegue sanar com mais facilidade os problemas de logística, unificando a gestão de todos os marketplaces em um único painel.

Esse investimento em tecnologia pode aumentar bastante o seu faturamento porque você consegue entrar e se destacar em outros marketplaces. 

Além disso, você evita prejuízos que podem vir de erros de gestão, como venda de produtos sem estoque, falhas na emissão de NFe, envio incorreto de produtos por falha na separação, etc.

Com uma gestão devidamente preparada e especializada nas necessidades que as vendas de marketplace possuem, você consegue se planejar melhor e ajustar seu fluxo de caixa. 

Inclusive, fazer um bom planejamento de fluxo de caixa ao longo do ano é algo que vai te fazer aumentar muito o seu faturamento, pois, dessa forma, você conseguirá aproveitar a sazonalidade de vendas de cada marketplace.

Aproveitar essas sazonalidades é outra razão pela qual você deve estar em vários marketplaces. Cada plataforma possui pontos fortes diferentes entre si quando o assunto é a sazonalidade de vendas. Por isso, para que você possa aproveitar o melhor de cada um, é importante estar em vários.

5. Cuide do cadastro de seu produto

O cadastro de produtos é um dos fatores de grande importância para todo lojista que deseja vender mais no marketplace. Em algumas plataformas, como a do Mercado Livre, o cadastro do produto é o anúncio que você faz dele.

Se você quer ter um anúncio campeão de vendas, precisa se atentar aos detalhes do cadastro que farão diferença no desempenho dele nas buscas:

  • título atrativo e com palavras-chave de grande alcance;
  • descrições completas e também com palavras-chave de grande alcance;
  • atributos e dados técnicos minuciosos;
  • variações de cor/tamanho;
  • boas imagens do produto.

Além de aumentar o desempenho do anúncio, disponibilizar o máximo de informações é algo que vai facilitar a finalização da compra, já que o consumidor encontrará todas as informações necessárias para tomar sua decisão.

Alguns marketplaces trabalham com a padronização dos anúncios exatamente para fornecer aos consumidores o máximo de dados possíveis sobre aquele produto. Contudo, alguns detalhes técnicos e informações relevantes no cadastro do produto são considerados pelos marketplaces para habilitar ou não o seu produto para disputar a buy box, espaço de destaque nas páginas dos marketplaces.

É importante lembrar que disputar a buy box de qualquer marketplace é extremamente importante para vender mais. Por isso, estar atento para todas as necessidades que cada marketplace exige é essencial para crescer.

Utilize o Marketplace Ads

Muitos marketplaces possuem serviços próprios de publicidade (Ads), mas você sabe o que é isso? Marketplace Ads é um termo genérico para se referir aos serviços de publicidade interna que alguns dos principais marketplaces oferecem a seus vendedores. 

Entre os principais, podemos citar:

  • MercadoLivre Product Ads;
  • B2WAdS;
  • Magalu AdS.

A grosso modo, cada um desses serviços existe para dar um boost em seus anúncios dentro dos marketplaces em questão.

Cada um tem regras específicas, vantagens e tarifas diferenciadas, contudo, sempre que o marketplace dispõe desse serviço, as vantagens para quem os utiliza são grandes.

De forma geral, o vendedor consegue impulsionar seus anúncios, se destacar da concorrência e participar com maiores vantagens de períodos sazonais ou ofertas pontuais de cada marketplace.

Colocando em prática essas dicas para crescer em marketplaces, você com certeza notará grande diferença em seu ritmo de crescimento. Vá atrás de soluções que possam te auxiliar e não faça apenas o básico quando o assunto é gestão de marketplaces.

Quais as vantagens de vender em marketplaces

Aproveitar a grande audiência, redução de custos e mais retorno nas vendas são os principais benefícios em estar presente em marketplaces. 

A audiência que um marketplace tem, a loja virtual sozinha pode demorar muitos anos para ganhar, pois isso, começar as vendas em um marketplace é sempre importante. 

Para comparar, é a mesma situação de ter uma loja física no centro comercial da cidade ou a mesma loja escondida em um bairro longe do movimento. Você pode fazer vendas pontuais, mas o movimento que terá no centro comercial é muito maior pelo simples fato de ser um local onde as pessoas procuram o comércio de forma natural para comprar. 

A redução dos custos vem principalmente no quesito publicidade. Quando seus produtos estão em um mercado com grande audiência, como os marketplaces, o gasto em publicidade também acaba diminuindo. 

O local já é uma vitrine por si só para o seu negócio e em troca o lojista paga uma comissão sobre as vendas efetivadas. 

Quanto maior a audiência, mais o público que você deseja atrair estará disposto a comprar o seu produto. Por isso, vale analisar em quais marketplaces estar presente, levando em conta o seu nicho de mercado para estar onde o consumidor do seu produto compra.

É importante se atentar para uma informação: os marketplaces também abrigam muitos lojistas concorrentes, por isso, é ideal manter um preço ou vantagens atrativas para o consumidor. 

Leia também >>> Precificação de produtos: o que é e como simplificá-la.

Como aumentar as vendas no marketplace de nicho?

Uma estratégia segmentada para vender mais online é optar por vendas direcionadas em marketplaces de nicho. Eles permitem uma melhor exposição dos produtos ao cliente e aumentam as possibilidades de venda. 

O conceito de nicho é uma porção específica de um mercado com necessidades e hábitos específicos, e consumidores exigentes em busca de produtos determinados. 

Estar em plataformas nichadas pode ser o segredo do sucesso para muitos lojistas, principalmente os que trabalham com produtos mais específicos. 

Procurar esses canais é uma forma inteligente de conhecer as oportunidades do mercado. Dessa forma, vender em marketplaces nichados é uma forma de ir ao encontro de potenciais clientes com mais facilidade e assertividade. 

O consumidor do marketplace de nicho, por sua vez, sabe as especificações do produto que precisa e as chances de finalizar a compra são maiores. 

O mercado brasileiro continua bastante entrelaçado entre a experiência de compra física e online, mas alguns marketplaces de nicho estão crescendo e se tornando referenciais, como, por exemplo, Leroy Merlin (casa e decoração), Netshoes (calçados), Dafiti (moda e calçados), entre outros. 

Quando o cliente acessa esses marketplaces, procura algo específico, diferente de quando acessa o Mercado Livre ou Magalu, por exemplo. 

Para se dar bem em um marketplace de nicho, primeiro, é importante verificar quais plataformas atendem de maneira adequada o nicho do seu público. Definido isso, é fundamental entender que a categorização desses canais deve ser bem feita para o seu produto, facilitando a pesquisa do cliente. 

Outros pontos que também são fundamentais para o lojista que busca um marketplace de nicho são: 

  • reconhecimento da marca; 
  • referência na busca;
  • melhor exposição com maior possibilidade de negócios, 
  • menor número de acesso, mas com compradores mais direcionados;
  • ticket médio maior.

O lojista que busca vender mais no marketplace de nicho busca vendas em maior volume, mas é preciso ter muito cuidado com o gerenciamento de estoque e escolher bem a gama de produtos que irá disponibilizar nesse canal.

Quais marketplaces possuem integração com o Bling?

O consumidor dos dias de hoje quer uma experiência de compra completa que começa na jornada de pesquisa até a finalização do pedido e recebimento do produto em casa. Todos os fatores são determinantes para a compra e, principalmente, para a fidelização do cliente.

Cada vez mais, os consumidores desejam encontrar menos barreiras entre o on-line e o offline. A prova é que as marcas que ofereceram opção de compra online e retirada na loja, perceberam que a retirada em loja representou 15% das vendas online totais, assim como a modalidade ‘showrooming’, onde o cliente prova na loja, mas recebe posteriormente em casa, também cresceu. 

Porém, para essas operações serem aprovadas por lojistas e consumidores, é preciso que os negócios estejam munidos de bons ERPs online, para que as plataformas estejam conectadas e sincronizadas. O Bling possui integração aos maiores players do mercado como: 

  • Mercado Livre; 
  • B2W;
  • Amazon;
  • Magalu; 
  • Carrefour; 
  • Leroy Merlin;
  • Ricardo Eletro;
  • Cissa;
  • Madeira Madeira; 
  • Groupon; 
  • Peixe Urbano;
  • Webcontinental; 
  • Colombo;
  • Zoom;
  • Netshoes; 
  • Via Varejo; 
  • Dafiti e mais. 

A expansão do mercado de dispositivos móveis vem impulsionando as vendas por meio dos marketplaces. Alguns exemplos de aplicativos já inseridos neste contexto são os de entrega de comida, compra coletiva, além de marketplaces que vendem diversos tipos de produtos. 

Segundo o balanço da AppsFlyer, as compras via aplicativos durante a Black Friday 2023 cresceram 12% em comparação a 2022. 

Ainda conforme o relatório, o Brasil é líder mundial no ranking de vendas no mobile commerce. O canal representou 22% dos gastos do consumidor de janeiro até a Black Friday em 2023.

O que você ganha usando o Bling?

O Bling é uma scale up de rápido crescimento, que desenvolve uma solução SaaS para MPEs (micro ou pequenas empresas) com foco em varejo multicanal. 

A solução da companhia combina um software de gestão, acesso a centenas de novos canais de vendas e soluções logísticas, ajudando a resolver as principais dores dos micro e pequenos empresários que são:

  • organizar o negócio;
  • ampliar canais de vendas de forma rápida;
  • facilitar o processo logístico. 

São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais. 

O sistema permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais. 

Além disso, é integrado com SIGEP Web dos Correios e com as maiores plataformas de e-commerce do país. Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar.

Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.