Qualquer pessoa conectada via internet está sujeita a riscos. Vírus e malwares que corrompem sistemas e o próprio hardware, roubo de dados sensíveis (senhas, endereço, número de documentos, telefone) e ataques maliciosos até mesmo aos melhores sistemas de gestão empresarial (ERP) são alguns dos vários riscos a que estamos sujeitos no universo online.

E como este é um caminho sem volta (ou você consegue trabalhar e fazer as tarefas do dia a dia sem internet?), a melhor maneira de se proteger é estando atento a algumas medidas simples que aumentam o seu índice de segurança online.

Veja abaixo quatro dicas de como ampliar sua segurança online:

Proteja seu computador

O cuidado número um para garantir sua segurança online é ter um bom antivírus (se possível, original, já que oferecem suporte) sempre atualizado. Além disso, é fundamental ter um firewall ativo, já que ele funciona como um filtro, evitando que qualquer arquivo ou dado potencialmente perigoso se instale em sua máquina. Antispywares também são altamente recomendáveis, já que eles fazem verificações constantes (varreduras), eliminando qualquer programa malicioso que tenha se instalado em seu computador sem a sua autorização. Um bom antispyware evita que esses “programas intrusos” roubem informações sigilosas.

Saiba que a porta de entrada para vírus, malwares e spywares é o seu computador e não o servidor do ERP adotado pela empresa. Bons sistemas contam com servidores estáveis e provedores do mais alto nível e baixíssima vulnerabilidade. Porém, se sua máquina não conta com os mesmos cuidados, ela colocará em risco dados e informações sigilosas da sua empresa.

Só faça compras em sites seguros

Outro cuidado importante para garantir sua segurança online é ter critérios para escolha das páginas de compras. Verifique se o site é seguro ou possui https, não apenas para compras. A presença da letra “s” demonstra que o site é protegido por sistemas de segurança.

Observe também se o site possui dados de contato, CNPJ, se existe uma política de privacidade explícita, enfim, vale até mesmo pesquisar a confiabilidade do site na internet, analisar as opiniões de quem já comprou. Nesta hora todo cuidado é pouco.

Utilize senhas fortes

Muitas pessoas utilizam uma única senha para todas as suas contas online. E-mails, redes sociais e até mesmo contas de banco com a mesma senha! Isso é um erro gravíssimo e que pode custar todas as suas reservas bancárias e trazer muita dor de cabeça. Para que você não passe por isso, crie senhas fortes (mescle letras e números, crie frases ou expressões) e mantenha-as sempre sob sigilo. Você pode, inclusive, utilizar verificadores de senha para aferir se sua senha é forte ou não.

Cuidado com pop-ups e arquivos suspeitos

Também é preciso ter muito cuidado com links e pop-ups suspeitos. Manter o bloqueador de pop-ups sempre ativo, jamais clicar em uma janela suspeita e evitar downloads de sites desconhecidos, são cuidados que ampliam sua segurança na rede. Caso clique em um link e ele baixe automaticamente algum arquivo, verifique a extensão do arquivo passando o mouse sobre ele. Se o formato do link for “exe” significa que é um programa executável, então tenha cuidado, você instalará algo desconhecido na sua máquina. Arquivos de extensão “scr” também merecem cuidados, pois podem carregar vírus e malwares.

Gostou das dicas? Conte pra gente o que você faz para garantir sua segurança online!