Clientes fiéis são o trunfo que muitos pequenos empresários possuem para se manterem estáveis mesmo em tempos de crise. Mas em um mercado tão concorrido, fidelizar seus clientes nem sempre é uma tarefa fácil.
Eles andam cada vez menos satisfeitos com o atendimento, como mostra o estudo Custumer Rage, feito nos Estados Unidos. Hoje não basta ter o melhor produto, é preciso manter um bom relacionamento com o consumidor e superar as suas expectativas.
De nada adianta atrair uma nova clientela se você não consegue manter os clientes mais antigos. Se você tem dificuldades em fidelizar clientes ou deseja aumentar a sua taxa de fidelização, então esse artigo foi feito para você.
Separamos 5 dicas sobre fidelização que vão fazer a diferença no seu negócio. Boa leitura!
O que você verá no artigo:
1. Explique aos colaboradores a importância de fidelizar seus clientes
É importante que não só você, mas todos os seus colaboradores estejam empenhados em oferecer um serviço excepcional ao cliente. Todos que fazem parte da empresa devem estar engajados com os valores que você deseja transmitir para o seu público. Para isso, dedique um tempo para treinar os seus vendedores e ofereça benefícios para aqueles que se destacarem.
2. Tenha um sistema de gestão para otimizar as informações
Não é à toa que empresários estão apostando em sistemas de gestão para crescer. Para fidelizar seus clientes é necessário responder de forma rápida. Já pensou em como rastrear uma venda nos Correios ou emitir notas fiscais sem um sistema de gestão? Além disso, o seu público espera um atendimento personalizado e, para isso, a manutenção de um cadastro é fundamental.
3. Utilize programas de fidelidade
Programas de fidelidade ainda são uma forma de privilegiar aquele cliente que acompanha você desde o início. Mas tome cuidado para não criar metas impossíveis ou oferecer recompensas desalinhadas com a preferência do seu público.
A pesquisa global da Nielsen mostrou que o consumidor ainda valoriza programas de recompensa. Sete entre dez entrevistados (72%) afirmaram que preferem comprar com empresas que tenham um programa de fidelidade, se todos os outros fatores forem iguais.
Para criar um bom programa de fidelidade, confira essas dicas:
- faça parcerias com outras empresas;
- ofereça descontos cumulativos aos clientes que indicarem você para os amigos;
- foque em recompensas personalizadas para o seu público;
- deixe claro que os dados dos seus clientes serão mantidos em sigilo.
4. Fique atento aos seus prazos
Não há nada mais frustrante do que fazer uma compra e esperar muito tempo pelo produto. Por isso, é necessário que você torne o seu comércio eletrônico mais eficiente. Seja claro com o seu cliente, informe o prazo máximo para entrega e tenha certeza de que poderá cumpri-lo.
5. Invista no pós-venda
Sabia que uma experiência ruim com o atendimento faz as empresas perderem dinheiro? Só em 2015 o prejuízo foi de 62 bilhões de dólares, como mostra o estudo realizado pela Newvoice. Para evitar isso, tome nota:
- invista em um sistema pós-vendas ágil e em autoatendimento;
- procure saber se o cliente teve uma boa experiência com o seu produto logo após a compra;
- facilite a troca de mercadoria;
- esteja pronto para responder de forma rápida e humanizada em todos os canais.
E você, o que anda fazendo para fidelizar clientes? Compartilhe a sua experiência e aproveite o espaço dos comentários para tirar dúvidas!