O mundo das negociações virtuais está em franco crescimento. Cada vez mais pessoas possuem acesso constante à internet e estão confiando em fazer compras no universo online. São diversas formas de pagamento, como cartão de crédito e transferências diretas. No entanto, muita gente ainda não abre mão do boleto bancário online.

Por se sentirem mais seguros e acharem cômodo pagar em seu banco, muitos consumidores preferem essa forma de pagamento. Dessa maneira, os empreendimentos e profissionais que buscam se diferenciar no mercado não podem abrir mão de realizar um processo apropriado de contas a receber para que seus consumidores se sintam sempre predispostos a voltar para novas aquisições ou para reutilizar o serviço.

Quer aprender a gerar boletos bancários online com eficiência? Confira essas dicas para gerenciar com mais precisão:

Pesquise os tipos de cobrança em boletos online

O primeiro passo para uma boa gestão de boleto bancário online é conhecer bem as instituições financeiras e saber como elas lidam com o processo. O ideal é visitar o banco com quem a empresa mantém relacionamento e conversar com o profissional responsável pelo setor. Dessa forma, avaliar os tipos de cobrança que eles oferecem. Normalmente, há duas opções:

  • Na carteira de cobrança não registrada, o banco cobra apenas uma taxa da empresa quando o cliente realiza o pagamento. Descontando o valor devido quando depositar o total na conta.
  • Já na carteira registrada, você paga por cada boleto emitido, mesmo que o consumidor não efetue o pagamento. Porém, você terá a sua disposição outros serviços bancários como auxílio em processos contra inadimplentes, entre outros.

Estime a quantidade de boleto bancário online a ser emitida

Para gerir bem seus boletos, é preciso fazer uma previsão da quantidade que você vai precisar gerar num certo período de tempo. Isso vai contribuir para redução das taxas praticadas pelo banco. Pois você vai poder negociar descontos se tiver previsões de bons volumes de negócios. Também é possível avaliar de maneira mais eficaz os sistemas que sua empresa vai ter que usar para controlar a emissão dos boletos.

Use um software para emissão de boletos online

Se a sua empresa possui um software de gestão que permite a emissão de boletos online, você não vai depender do site do seu banco para fazer isso.

Esse tipo de programa centraliza os principais processos e possibilita preencher e emitir no mesmo software onde você fará a gestão de finanças, compras e vendas do empreendimento. Utilizar esse recurso vai garantir mais simplicidade e eficiência, além de facilitar a sua vida como gestor.

Integre a rotina do negócio à emissão dos boletos

O sistema de gerenciamento de boletos online também vai permitir um aumento na integração dos processos da empresa com a emissão. Quando algum funcionário registrar uma venda, o programa pode emitir automaticamente o boleto e enviá-lo diretamente para o e-mail do cliente, por exemplo.

Isso diminui a quantidade de esforço e impede que se façam impressões duplicadas. Além de trazer praticidade para o dia a dia.

Confira se o cliente realizou o pagamento

Essa é outra opção interessante do software, que vai trazer um controle mais amplo do faturamento e evitar a entrega de produtos ou serviços sem que tenha havido a devida quitação.

Seguindo essas dicas, emitir boletos e gerenciar suas finanças será muito mais fácil. Inclua-as em sua rotina e sinta a diferença! E a sua empresa? Como está administrando os boletos? Compartilhe com a gente nos comentários!

O Bling possui uma solução de emissão de boletos no valor fixo de R$2,29! Conheça!