Um ERP é um sistema que integra diversas ferramentas que auxiliam na solução dos principais problemas de gestão na sua empresa. Ao invés de ter milhares de planilhas, uma para cada assunto, você irá centralizar todas as informações sobre o seu negócio em um só sistema, que irá integrar as várias partes da gestão do seu negócio.
Os benefícios do uso do ERP para sua gestão são vários, o que tem tornado esse tipo de sistema cada vez mais famoso, tanto entre as grandes quanto entre as pequenas e médias empresas. Hoje, iremos analisar quais são os benefícios que o uso de um ERP pode trazer para o seu e-commerce. Confira:
O que você verá no artigo:
Gera Notas Fiscais e NFe
Conforme a sua empresa vai crescendo e efetuando cada vez mais vendas, o processo de geração de notas fiscais e o controle de informações acaba se tornando cada vez mais demorado. Para que sua a loja possa continuar se expandindo, você irá precisar ter mais eficiência nos processos, sem perder o controle dos seus dados.
Isso não é problema em um software ERP: nele, você facilita e agiliza o trabalho de emissão de notas fiscais, sejam elas físicas ou eletrônicas. Para configurar o sistema, basta inserir uma vez a tabela de impostos e ele irá calcular automaticamente todas as taxas em cada produto vendido, gerando notas fiscais facilmente e acelerando as vendas e processamento de pedidos do seu e-commerce. Vale ressaltar que o procedimento, que, na plataforma do governo federal, pode tomar até 15 minutos do seu tempo, é feito em menos de um minuto em um sistema ERP!
Emitir boletos bancários automaticamente
Já pensou como seria fácil se os boletos bancários fossem gerados automaticamente para seus clientes? Usando um ERP, isso é possível.
Com esse programa, você também adquire uma ferramenta eficiente para intermediar a emissão de boletos entre o seu e-commerce e os bancos, deixando esse processo praticamente automático.
Melhora o controle de estoque
Outra boa razão para considerar integrar um ERP ao seu e-commerce é a possibilidade de ter um controle eficiente de estoque e compras para sua loja virtual. Tendo como base os relatórios de venda, você pode identificar quais são os tipos de produtos que possuem maior demanda e ajustar suas compras e seu estoque em quantidades mais adequadas. Sem contar que é possível ainda registrar vendas feitas tanto na página do e-commerce quanto em pontos de venda físicos e marketplaces (como o Mercado Livre).
Controle contas a pagar e receber
Usar um ERP é uma ótima forma de concentrar todos as informações do seu Fluxo de Caixa em um só lugar: é possível inserir todos os dados das suas contas a pagar e a receber, tanto as do mês atual quanto a dos próximos meses. Assim, fica muito mais fácil projetar o seu Fluxo de Caixa, que é uma ferramenta fundamental para gerenciar suas receitas e planejar o futuro do seu negócio.
Agiliza os processos administrativos
O processo tradicional com planilhas eletrônicas é extremamente demorado. Nele, cada venda precisa ser lançada, primeiramente, na planilha do cliente para, em seguida, ser dada a baixa na planilha de controle de estoque e, apenas depois disso, atualizar a planilha financeira. Um sistema ERP tornará todas essas operações automáticas e sincronizadas, agilizando os processos e eliminando o desperdício de tempo e recursos.
Integração total com sua loja virtual
Resumidamente, a maior vantagem de usar um ERP é poder integrar todos os meios de gestão na sua loja virtual em um só lugar, sem precisar ter várias planilhas com objetivos diferentes. Assim, as informações mais importantes para a tomada de decisões e planejamento estratégico da sua empresa se encontrarão reunidas, simplificando a sua tarefa de administrar sua loja virtual.
Custo acessível a qualquer momento
Se, há alguns anos, ter um sistema ERP era um privilégio de grandes empresas, já consolidadas no mercado e com alto poder de investimento, hoje em dia, a situação mudou. Com a diversidade de planos disponíveis, é possível usufruir desse benefício a um custo muito mais baixo, com funcionalidades que podem ser adicionadas à medida que o negócio for crescendo.
E você? Já pensou em usar um ERP para seu e-commerce? Tem alguma dúvida? Não se esqueça de deixar um comentário, queremos te ouvir!