Gerenciar pessoas é a junção de ser líder e gestor. O gestor tem uma função mais técnica, ele é responsável por administrar uma equipe e seus projetos, estabelecer metas, cumprir prazos, adequar verbas e acompanhar resultados. Já o líder não depende exatamente de um cargo, mas sim de uma habilidade em se relacionar com pessoas e inspirá-las a se envolver com o trabalho, buscar soluções e estratégias novas. O líder é aquele que motiva sua equipe e, por meio de uma comunicação aberta com todos, alcança resultados concretos.
Por serem características complementares, o mercado está cada vez mais necessitado de profissionais que unam essas duas atribuições. Quando isso ocorre, não só a administração do negócio vai bem como os funcionários trabalham motivados e os talentos da empresa são retidos.
Por isso, atente-se para as práticas que separamos abaixo e seja, ao mesmo tempo, um ótimo gestor e um grande líder, saiba gerenciar pessoas de vez!
O que você verá no artigo:
Não se apresente como superior
Mesmo que você esteja em um nível hierárquico superior, tente não deixar isso transparecer a todo momento quando estiver lidando com sua equipe. Coloque-se ao lado dela para que os funcionários não se sintam intimidados e distantes de você, mas sim à vontade para manifestar suas ideias e opiniões.
Incentive o diálogo e faça acontecer
Um bom líder faz perguntas e pede conselhos antes de definir uma questão. Como gestor, naturalmente, a palavra final sempre será sua, mas isso não significa que você não pode, antes de tomar uma decisão, incentivar o diálogo com a sua equipe e estimular os colaboradores a se envolver com o trabalho, encontrando a melhor solução junto com você.
Mas lembre-se de que a responsabilidade de colocar o que foi decidido em prática continua sendo sua. Portanto, depois de conversar com a equipe e ouvir diversas opiniões, tome a frente. É importante que você faça as coisas acontecerem.
Compartilhe expectativas e dificuldades
Repassar dados para sua equipe e estabelecer metas que devam ser alcançadas pode ser feito de maneira agradável, sem parecer uma série de cobranças e pressões. Saber se comunicar bem é uma das principais características de um líder, enquanto fixar metas e cobrar resultados é um atributo do gestor. Sendo assim, compartilhe as expectativas da empresa com os funcionários de forma que eles se sintam parte importante do negócio e empenhem-se naturalmente para atingir o que foi combinado.
Da mesma forma, dividir os problemas também faz parte de gerenciar pessoas, você está estimulando que ela pense sobre seu serviço e não trabalhe apenas mecanicamente. Além da equipe se sentir mais motivada, você encontra melhores estratégias para desenvolver as atividades e alcançar resultados.
Seja o exemplo
Um bom líder inspira as pessoas ao redor a segui-lo. Então, se como gestor você espera que sua equipe seja comprometida, dedicada e responsável, seja você mesmo assim. Sendo o mais visado de sua equipe, você tem um papel fundamental em guiar seus colaboradores. E uma das melhores maneiras de fazer isso sem precisar de exigências é dando o exemplo.
Reconheça o trabalho de cada um
Mais do que resultados, preste atenção no esforço de cada pessoa para desempenhar seu trabalho. Para gerenciar pessoas é preciso valorizar a dedicação dos funcionários e recompensá-la. Isso motiva cada um a manter o máximo de dedicação mesmo que, por outros fatores, os resultados não sejam alcançados. Do mesmo modo, quando algo bom for feito, elogie a equipe e dê crédito a ela. Não fique com o mérito apenas para si.
Dê feedback
O feedback serve de incentivo para que as boas práticas continuem e correções sejam feitas quando necessárias. Contudo, é importante que o feedback leve em conta desde as contribuições dos funcionários com ideias até o desempenho de suas atividades. As boas atitudes devem ser sempre elogiadas, e o que precisa ser melhorado deve ser dialogado com o colaborador em particular, para motivar o funcionário sem constrangê-lo.
Conheça seu time
Um bom gestor e líder conhece cada pessoa em sua equipe, seus pontos fortes e fracos. Assim, consegue direcionar cada talento nas atividades diárias para que possa dar seu máximo dentro da equipe. Além disso, conhecendo seu time, é mais fácil prever e resolver conflitos entre os colaboradores, de forma que tanto a empresa quanto os funcionários ganham um ambiente tranquilo e motivante.
Com essas práticas, você consegue ser um bom líder e gestor ao mesmo tempo. Em outras palavras, você administrará bem as metas e resultados da empresa, enquanto incentiva funcionários e retém talentos.
Você conhece outras práticas necessárias para gerenciar pessoas? Compartilhe com a gente!