Busca, catálogo, promoção e frete. Saiba o que fazer para vender mais no Magalu Marketplace.
Que todo mundo quer vender mais em marketplace, isso você – e todo mundo também – já sabe. Mas nem todo mundo sabe O QUE FAZER para vender nos marketplace. É fato que não basta cruzar os braços e esperar que a plataforma do Magalu vá levar clientes até o seu anúncio (se pensou que a Lú do Magalu mostraria todos os produtos de todas as lojas e para todos os clientes, esse artigo é mais importante ainda), mas é papel do Magalu fornecer as ferramentas necessárias para que sua venda aconteça.
O cliente não vem DIRETAMENTE ao seu anúncio e compra. Até que isso aconteça, ele passa por algumas etapas antes:
- Ele chega ao site;
- Busca por um produto (seja pela barra de busca, seja pela ótima campanha estampada na página principal);
- Clica em um produto selecionado no catálogo e somente agora;
- Finaliza a compra.
A missão do vendedor é fazer com que o mínimo de perdas aconteçam no meio dessa jornada. Ou seja, ser encontrado, receber o clique e finalizar a compra O MÁXIMO QUE CONSEGUIR. Ser encontrado não basta, receber clique não basta. A missão aqui é ser encontrado E receber o clique E vender para o cliente.
Mas, é claro, agora a Lú do Magalu precisa mostrar o que ela tem disponível na plataforma para que você possa usar e fazer a venda.
O que você verá no artigo:
Como ser encontrado mais vezes:
Se o que você quer é estar com produtos em cada canto do Magalu e em vários lugares ao mesmo tempo, a dica é: Cadastrar o máximo de produtos que possuir e garantir que todos estão com estoque. Lembre-se, quanto maior a variedade, maior a chance de um cliente te encontrar.
Para aumentar a exposição através da barra de busca do site, não deixe de colocar no título do produto as mesmas palavras que o cliente colocaria para procurá-lo. Escrever a sequência [tipo de produto][modelo][marca][principais características] irá servir muito bem.
Utilize campanhas PROMOCIONAIS no Magalu Promoções e tenha mais exposição em seus produtos!
Como receber mais visitas (cliques):
Tenha sempre ofertas competitivas. Trabalhe com preços de mercado, dentro da competição com concorrentes e, principalmente, dentro da expectativa de compra dos clientes. Descontos adicionais são um atrativo e o parcelamento irá ajudar, principalmente em produtos de maior valor. Aqui, vale pesquisar por produtos de concorrentes e entender se o seu está pronto para a competição.
A foto principal do seu produto é um cartão de visita. Caso o cliente não identifique qual é o produto ou a qualidade da foto seja baixa, as chances de ganhar o clique diminuem bastante. Para isso, opte pelas fotos com fundo branco e que mostrem a sua oferta de forma clara. Caso esteja vendendo um kit, é importante mostrar todos os produtos do kit na primeira foto.
Como aumentar a conversão (venda)
Aqui a competitividade irá dominar. Repetindo: Tenha sempre ofertas competitivas. Trabalhe com preços de mercado, dentro da competição com concorrentes. Descontos adicionais são um atrativo e o parcelamento irá ajudar, principalmente em produtos de maior valor.
Vale também aplicar um DESCONTO PARA PAGAMENTO À VISTA. Para isso, basta acessar o Magalu Promoções e escolher a campanha de desconto à vista que melhor se adequa à sua margem.
O frete é uma das principais alavancas de venda! Utilize o Magalu Entregas e tenha preços e prazos mais vantajosos. Se estiver com um preço de frete muito alto, consulte as medidas e o peso cadastrados no seu produto. Vale lembrar que estas medidas e peso são do produto embalado e dentro da caixa ou envelope que irá utilizar para envio.
Garanta que o cliente não terá dúvidas do que está comprando. Para isso, descreva o seu produto de forma completa, informando o que ele é, como deve ser utilizado, sua composição, entre outras informações a respeito do item.
Para produtos de moda é necessário cadastrar o tamanho do produto. Isto é, incluir uma variação no cadastro. Ninguém vai comprar se o tamanho não for selecionável.
Cada uma das funcionalidades é colocada para ser usada, por isso, entenda quais produtos melhor se adequam à estratégia que pretende seguir.
Para se certificar de que as ações estão funcionando, você pode acessar o painel de DESEMPENHO disponível no Portal. Lá, você conseguirá ver o número de visitas e vendas realizadas por produto. Isso é importantíssimo para que saiba o que precisa ser feito em seguida:
- Trazer visitas para produtos que não possuem visitas;
- Para produtos que já possuem visitas, otimizar a venda.
- Para produtos com boa conversão (isso é, alto aproveitamento de quem visita e, em seguida, compra) aumentar o número de visitas.
“Mas o que fazer para cumprir com estes três requisitos?”. Muito fácil! Leia e releia este artigo até sua venda começar a acontecer.
Ainda não tem loja no Magalu em pleno 2023? Também é muito fácil! Clique aqui e cadastre-se!
Este artigo foi escrito por Magalu (autor: Alexandre Moron), empresa que ajuda o cliente a comprar bem e o lojista a vender bem.