Uma das estratégias mais eficazes para conseguir mais clientes é colocar o seu e-commerce em um marketplace. Além de trazer mais visibilidade aos seus produtos, manter uma parceria do tipo pode gerar outros benefícios, como uma estrutura maior e melhor posicionamento em mecanismos de busca como o Google.
Mesmo com as vantagens, ainda existem alguns desafios que podem aparecer na vida do seller, como a constante concorrência e a ausência de personalidade da marca dentro de uma plataforma do gênero. Para driblar essas intempéries e se sair bem dentro de um marketplace, é essencial ter bastante cautela na hora de anúnciar e vender produtos no shopping virtual; afinal, qualquer detalhe pode acabar sendo um diferencial e garantir uma venda.
Neste post, nós explicamos como vender melhor em marketplaces e quais cuidados o comerciante deve tomar para tirar o melhor proveito dessa parceria.
O que você verá no artigo:
Organização é a chave
Um dos segredos para ter mais alcance na internet é estar presente em diferentes marketplaces, desde que cada um tenha pontos que interessem ao seu negócio. Mas, antes de fazer isso, é necessário atentar para alguns pontos-chave. Primeiro, é preciso garantir que sua plataforma de e-commerce conte com um sistema de integração. Em seguida, antes de entrar em qualquer shopping virtual, a dica é fazer um estudo de perfil de público e alcance para ver quais soluções atendem aos requisitos de sua estratégia de vendas e se encaixam no seu orçamento.
Para cuidar de tudo isso com mais facilidade, uma das melhores soluções é adotar um sistema integrado de gestão empresarial (EPR), como o Bling. Além de fazer a ligação do e-commerce com as principais plataformas de marketplace do Brasil, o serviço permite que o lojista gerencie todos os negócios em apenas um lugar, o que é uma mão na roda para pequenas e médias empresas.
O Bling tem integração com os principais marketplaces disponíveis no nosso país e que cobrem diferentes frentes de mercado, como o famoso Mercado Livre, o B2W, responsável por gigantes como Americanas e Submarino, a rede Carrefour e a loja de artigos esportivos e vestuário Netshoes.
Além disso, a plataforma Bling conta com um conjunto de funcionalidades essencial para qualquer empresa. O serviço oferece controle de estoque, emissão de nota fiscal, gerenciamento de finanças e cadastros: tudo em um só lugar. Sem precisar esquentar a cabeça com a organização financeira de seu negócio, o usuário pode gerenciar diferentes marketplaces dentro de apenas uma plataforma; assim, torna-se mais fácil focar no que realmente importa: vender.
Cuidado com a imagem
Os marketplaces são uma ótima solução para atrair mais público a um negócio, porém a competição também é grande. Similar a um shopping center no mundo real, o conjunto de lojas digitais é como uma vitrine online, e o vendedor precisa apresentar seus produtos de forma convincente para os clientes. Por causa disso, o lojista tem de ser extremamente cuidadoso quando divulgar seus produtos, já que isso pode ser um diferencial na hora em que o usuário está comprando.
Nesse quesito, a primeira dica é utilizar imagens bem trabalhadas e de qualidade. Fotos em boa definição possibilita que o usuário conheça melhor o produto que está sendo oferecido e veja todos os detalhes antes de realizar a compra. Se os recursos permitirem, outra solução que pode ser adotada é a utilização de vídeos, que são mais interativos e visualmente mais interessantes. Além disso, uma produção multimídia trabalhada pode acrescentar mais personalidade ao e-commerce, algo que costuma se perder nos marketplaces.
Outro ponto que merece atenção é a descrição e o título do que está sendo vendido. Quando o consumidor quer se aprofundar nas especificações do produto em que está de olho, é comum rolar a página para buscar mais detalhes. O lojista deve colocá-los de forma direta e precisa, adotando um tom mais técnico e deixando a parte comercial para as imagens e os vídeos. Além de ajudarem o consumidor na hora da compra, esses dados podem servir para melhorar a indexação do produto em mecanismos de busca, já que costumam trazer palavras-chave importantes.
Além disso, é essencial manter contato e dar voz aos clientes. Os principais marketplaces brasileiros possuem sistemas de chat e avaliação. Faça uso da estrutura oferecida para entregar um suporte de ponta para os consumidores e tirar dúvidas de internautas, pois essa presença online conta pontos e traz mais confiança ao consumidor. Esse cuidado, junto à oferta de um produto de qualidade, costuma render boas avaliações, que são essenciais para melhorar o posicionamento da sua loja dentro do marketplace.
Chame a atenção do cliente
Além de apresentar os produtos com qualidade, o lojista precisa utilizar outros artifícios para chamar a atenção do cliente e manter uma relação. A atuação em marketplaces costuma ser bastante impessoal, mas oferecer o básico nem sempre é o suficiente para garantir uma venda.
O jeito mais fácil de atrair novos consumidores é, obviamente, com o preço. Valores mais baixos e ofertas costumam ganhar destaque dentro dos marketplaces e também em mecanismos de busca como Google e agregadores, incluindo Zoom e Buscapé. Com isso em mente, ter uma boa estratégia para descontos e promoções pode ser um ponto-chave para angariar mais clientes e se destacar dentro dos shoppings virtuais.
Outro fator que pesa nesse quesito é o custo do frete, que pode acabar afugentando o consumidor no final do processo de compra. Manter um equilíbrio entre o valor do produto e o da entrega é essencial para deixar o negócio interessante e competitivo. Tendo isso em mente, fazer um estudo com base no tempo de entrega e na quantia pedida por concorrentes pode ser um ótimo passo inicial para a criação de uma estratégia chamativa.
Uma pesquisa aprofundada sobre a concorrência também pode ser positiva em mais aspectos, como encontrar novas ideias de produtos e benefícios que não estão sendo oferecidos por outras lojas e podem ser vistos como diferenciais no seu negócio.
Conheça o marketplace
É importante estar ciente, ainda, que cada marketplace possui suas próprias regras e diretrizes, e conhecê-las é essencial para obter crescimento dentro das plataformas. Alguns agregadores de e-commerces utilizam não apenas o preço, mas também fatores como geolocalização e avaliação dos usuários para dar mais ênfase aos produtos de cada loja, então fique ligado nesses detalhes para garantir mais visibilidade.
Frequentemente, os marketplaces fazem grandes campanhas de marketing baseadas em datas comemorativas ou épocas do ano, como é o caso da volta às aulas ou da cobiçada Black Friday, por exemplo. Manter contato com os serviços para ficar por dentro dessas ações e garantir participação também é uma boa forma de ganhar destaque e aumentar as vendas. Uma dica é falar com o responsável por esse setor nos marketplaces e montar um calendário para esse tipo de ocasião, fazendo a preparação de produtos com antecedência para assegurar bons preços e, consequentemente, resultados para as datas especiais.
Seguindo essas dicas de como vender melhor em marketplaces, com certeza seu negócio vai angariar mais clientes e elevar os ganhos. E com o auxílio do Bling para centralizar todos os procedimentos, esse processo se tornará ainda mais fácil e você terá mais tempo para dedicar ao crescimento do seu negócio.