O tema deste artigo é voltado para lojistas, mas antes, queremos trazer uma reflexão sob a ótica do consumidor: todos somos consumidores e estamos sempre de olho nas ofertas de itens que precisamos adquirir, certo?
Você, lojista, enquanto consumidor, com certeza já pesquisou produtos em um e-commerce, adicionou os itens ao carrinho e, na hora de efetuar o pagamento, não o finalizou. Talvez você nem tenha percebido, mas tomou uma atitude super comum, que é o pesadelo de diversos lojistas (e pode até ser o seu): o abandono de carrinho.
Uma pesquisa de grande relevância no mercado do e-commerce confirma estes dados: 78% das pessoas desistem da compra na reta final, sendo que 15% destas o fazem frequentemente, segundo pesquisa Abandono de carrinho da Opinion Box, feita em abril de 2022. Mas por que será que isso acontece?
O que você verá no artigo:
Por que o cliente abandona o carrinho de compras?
Para o cliente abandonar o carrinho, existem diversas causas: encontrou produtos mais baratos em outro site, tentou aplicar cupom de desconto sem sucesso, a etapa de pagamento foi muito longa, o site não passou segurança e muitos outros motivos.
E se você é empreendedor, não deve ficar feliz se um potencial cliente faz isso em seu e-commerce, certo? Afinal, o impacto negativo é gigantesco, pois são quase 7 pessoas a cada 10 que desistem de comprar, segundo a pesquisa da Opinion Box.
O maior inimigo dos carrinhos abandonados é…
O que é apontado como mais evidente na desistência de um carrinho é, disparado, o valor do frete. A mesma pesquisa, ao apontar os fatores que mais levam a desistir da compra online quando os produtos já estão no carrinho, é o frete ser mais caro do que o esperado com 66% e, em segundo lugar, encontrar produtos mais baratos em outro site, com 38%.
Ou seja, o valor do frete é um problema quase duas vezes maior que a concorrência!
Então, quais estratégias podem ser adotadas para reduzir essas estatísticas que estão atrapalhando o crescimento do seu negócio?
Como reduzir o impacto do valor do frete no carrinho de compras do seu e-commerce
No que diz respeito ao valor dos fretes, sabemos que nem sempre é possível praticar o frete grátis, por exemplo. Claro que esta é uma prática possível de oferecer quando as compras ultrapassam um determinado valor, o que gera incentivo para o consumo, mas a realidade de cada fluxo de caixa varia bastante.
Se oferecer frete grátis não é viável para você, não significa que você precisa elevar demais o preço cobrado nos envios do seu e-commerce.
Vamos ver 3 estratégias relacionadas a fretes que você pode aplicar no seu negócio:
Ofereça variedade de fretes em preço e prazo
Um levantamento feito pela State of Shipping Report 2021 indicou a preferência dos clientes na hora de escolher a forma de envio: 49% escolhe o frete mais barato, 40% o frete grátis e 11% o frete mais rápido. O que isso significa? Que você deve oferecer variedade nos seus envios para agradar a todos os gostos!
Alguns clientes preferem pagar menos e receber o produto com o prazo um pouco mais longo, outros não se importam de desembolsar um valor mais alto para ter a mercadoria entregue em pouco tempo, e ainda há aqueles que optam pela modalidade em que não se gasta nada com envio, independentemente do prazo de entrega. Ou seja: os gostos e prioridades são variados, por isso, avalie a possibilidade de oferecer mais de uma opção de envio no checkout da sua loja para ter mais chances de fechar a venda.
Nem sempre o contrato com uma única transportadora é o ideal para você
Sabemos que ainda é muito forte a dependência do empreendedor brasileiro na modalidade de envios mais comum do país ou em uma única solução de envio. Entretanto, quando há problemas com a entrega (que não são raros), ele se vê obrigado a continuar no contrato por não achar viável rompê-lo. Outro porém destes tipos de contratos é que quando a transportadora é especializada em apenas uma região, isso encarece os fretes para as outras áreas do Brasil. Essa falta de flexibilidade interfere diretamente na sua taxa de conversão, pois limita suas vendas apenas para regiões próximas.
Tenha o parceiro logístico ideal
Poder contar com o parceiro logístico certo para fazer seus envios é revolucionário. O cenário ideal é aquele em que o lojista tem, em uma única plataforma, fretes com preços e prazos variados de diferentes transportadoras e ainda com a gestão logística do e-commerce inclusa.
Esta plataforma existe e se chama Kangu, parceira aqui do Bling. Na Kangu, é possível cotar de forma fácil fretes até 75% mais econômicos e ainda integrar sua loja do Bling. São 10 opções de transportadoras, o que permite vender para todo o país sem contrato algum nem mensalidade – você só paga pelos fretes que gerar.
Com a Kangu, seus fretes ficam mais baratos e mais atrativos, o que facilita muito a sua venda, e a gestão é automatizada e integrada com o Bling.
Além destas vantagens, você leva todos os seus pacotes até um Ponto Kangu, que são estabelecimentos comerciais capacitados para receber pacotes. Caso a sua cidade não tenha Ponto Kangu, é possível fazer a postagem normalmente em uma agência dos Correios. Todos os envios são assegurados, independentemente do local de postagem!
A parceria do Bling com a Kangu facilita a gestão logística dos seus envios e oferece benefícios reais para você diminuir o impacto dos carrinhos abandonados. Cadastre-se e ofereça flexibilidade na escolha dos envios para vender muito mais.
Esse guest post foi escrito por Kangu, plataforma de envios parceira do Bling que ajuda lojistas a descomplicar seus envios, com cotações até 75% mais econômicas e milhares de pontos de postagem.