O mercado de e-commerce está sempre com novos canais de vendas para criar mais oportunidades aos lojistas. As vendas no e-commerce dependem de uma série de fatores, incluindo estratégias como vender em marketplaces a fim de criar maior presença digital e expandir seus canais de venda.
Neste artigo, vamos abordar informações sobre o que é a Americanas Marketplace, como funciona e vantagens para o lojista que pensa nesta integração de vendas.
O que você verá no artigo:
O que é a Americanas Marketplace?
A Americanas Marketplace é a plataforma que abre as portas para o lojista vender na Americanas, no Submarino e no Shoptime com um único cadastro. Conhecida como B2W Marketplace até setembro de 2021, após a fusão entre a Lojas Americanas e a B2W Digital que deu origem à americanas s.a., a plataforma foi rebatizada, mas continua possibilitando que os parceiros vendam nas maiores marcas da internet e contem com muitos benefícios.
Assim como outros grupos como a Magalu Marketplace, a Americanas Marketplace é confiável e atende segmentos diversos, como eletrodomésticos, eletrônicos, livros, decoração, entre outros nichos.
Por que vender na Americanas Marketplace?
Alguns motivos são relevantes para fazer o lojista integrar a sua loja a um canal como a Americanas Marketplace, como:
- Aumento de venda em larga escala: os sites que fazem parte da Americanas Marketplace recebem mais de 1 bilhão de visitas de mais de 52 milhões de clientes ativos.
- Alcance abrangente: A visibilidade e a credibilidade são duas das principais vantagens de lojas como a Americanas, especialmente para pequenos e microempreendedores, que não têm sua marca ainda tão consolidada no mercado digital.
- Diversidade de público: com um único cadastro, o parceiro passa a vender ao mesmo tempo na Americanas, no Submarino e no Shoptime, sites que atendem a universos diferentes de clientes, multiplicando as possibilidades de vender.
- Os parceiros contam com soluções completas e para todos os objetivos: a Americanas Marketplace oferece crédito, publicidade, capacitação, tecnologia e logística para transformar objetivos em resultados.
- Zero investimento inicial: o empreendedor não tem nenhuma mensalidade ou taxa de ingresso, só paga comissão se vender.
- Uma plataforma segura, conceituada e já conhecida pelo público: a Americanas Marketplace destina boa parte dos seus investimentos em suas plataformas backoffice e frontoffice
- Sem risco de fraudes.
Quem pode vender na Americanas Marketplace?
Pode vender na Americanas Marketplace qualquer empresa com CNPJ ativo e sem restrições, com CNAE de varejista e inscrição no Sintegra para emissão de NF.
Assim como outros grandes players do mercado, é possível vender produtos de categorias variadas, desde beleza, saúde, esporte, livros, papelaria, informática, automotivo, artesanato, malas e acessórios, câmeras, cama, mesa e banho, moda, pet shop, entre outros. Entre as categorias de profissionais que podem vender na Americanas Marketplace estão:
- Microempreendedor Individual (MEI);
- Distribuidores;
- Indústrias;
- Lojas físicas;
- Microempresas (ME);
- Lojas virtuais.
Quando custa ao lojista vender na Americanas Marketplace?
Esta é sempre uma questão importante de o lojista observar antes de se cadastrar em algum canal de vendas, tanto as taxas de cadastro quanto o valor de comissão sobre as vendas.
Taxas
No caso da Americanas Marketplace, não é cobrada nenhuma taxa de cadastro, apenas é cobrada uma comissão fixa por venda do lojista.
Comissão
Na Americanas Marketplace a comissão vai de 16% a 19%, de acordo com o segmento do produto vendido. Confira a tabela completa aqui.
Como entrar na Americanas Marketplace
Para saber como entrar na Americanas Marketplace é simples. Antes de tudo é preciso possuir a seguinte documentação e se encaixar nos critérios básicos:
- Possuir um CNPJ ativo e sem restrições.
- CNAE de varejista.
- Inscrição no Sintegra (exceto MEI).
- Emitir nota fiscal (NF-e ou NF-a).
- Capital social igual ou superior a R$1 mil.
- Conta corrente vinculada ao CNPJ cadastrado.
Passo a passo para se cadastrar na Americanas Marketplace
- Fazer o cadastro: Para que sua loja seja uma loja parceira na Americanas Marketplace, é preciso acessar o site e iniciar com um cadastro descomplicado. A equipe vai analisar as informações e, rapidamente, retornará no e-mail informado por você.
- Logar e aceitar os termos: Assim que o cadastro for aprovado, o lojista recebe um login e senha para o acesso e o vendedor informa seus dados bancários para receber pelas vendas na Americanas Marketplace, anexa seu contrato social e assina digitalmente o “Termo de aceite”.
- Preencha as informações sobre o seu negócio: cadastrar seus produtos, ajustar valores de frete e outros detalhes e pronto! Seus itens já estarão disponíveis nas maiores marcas da internet.
Aí, é só acompanhar as vendas e todo o trâmite logístico de acordo com os novos pedidos.
Como montar anuncios para vender mais dentro do marketplace
Mesmo o canal de vendas sendo bastante acessado, como é o caso da Americanas Marketplace e outros grandes canais como o Shafa Marketplace e a Shopee Marketplace, é preciso criar estratégias através de anúncios para destacar os seus produtos e vender mais. Para isso, algumas dicas são importantes:
- Capriche nas informações dos cadastros dos produtos: É preciso fornecer informações suficientes para que o cliente não fique com dúvidas com relação a compra que ele está fazendo. Quando o item é buscado através da pesquisa também é importante que se utilize palavras-chave para descrever o produto para que ele seja reconhecido pelo mecanismo de busca. Todas as características são relevantes, e as imagens são cruciais para que o consumidor tenha a real dimensão do produto.
- Planeje as ações de marketing: É preciso planejar as ações de venda para que a performance seja melhor. Saiba que vender em um grande canal de vendas como a Americanas Marketplace requer planejamento, desde estratégias de frete grátis, combos e ações promocionais em datas específicas, até uma promoção surpresa para queimar alguns produtos em estoque. Para isso acontecer de forma fluida, é também importante fazer uma análise externa do mercado, e entender o comportamento de compra do consumidor.
- Faça uso de ferramentas do canal: O B2W Analytics é uma ferramenta que os vendedores da Americanas Marketplace tem disponível gratuitamente na plataforma, e com ela é possível verificar quais os produtos mais desejados da sua loja, visualizar as ofertas os concorrentes estão fazendo e a quantidade de vendas fechadas. Isso ajuda a criar novas estratégias para o seu negócio.
Vantagens de vender em um marketplace
Estar integrado a um canal de vendas como um marketplace é uma vantagem importante para o lojista aumentar as chances de venda. Mas algumas outras vantagens são importantes, confira:
Tráfego consolidado: A loja que inicia o trabalho em marketplaces aproveita do tráfego do player para destacar os seus produtos. Não há necessidade de criar demanda, mas sim aproveitar a base de acessos que o canal já dispõe.
Familiaridade ao cliente: Os consumidores buscam mais por segurança e confiabilidade na hora de comprar online. Por isso, é importante vender em canais já conhecidos pelo público.
Venda imediata: Assim que fizer o cadastro e for aprovado pelo marketplace, o lojista já pode iniciar suas vendas. Não é preciso criar uma plataforma e buscar retorno aos poucos, as chances de vender imediatamente são reais pois os clientes já frequentam o canal.
Economia: A plataforma tecnológica já disponível também economiza o investimento de mantar um canal virtual para as suas vendas, sem desprender de investimento inicial.
Suporte e segurança de dados: A maioria dos marketplaces dispõe de um suporte para os lojistas e clientes, que respondem as perguntas sobre as vendas e os produtos. Outra vantagem é a segurança no sistema de pagamento que assegura os dados do cliente e os pagamentos e estornos são feitos corretamente.
Acompanhamento da entrega: muitos marketplaces possuem o gerenciamento da entrega, que garantem a organização e a segurança dos pedidos.
Benefícios extras de vender na Americanas Marketplace
Além dos benefícios citados que o lojista tem por estar integrado a um marketplace, também é importante frisar que o vendedor da Americanas Marketplace também pode investir em campanhas para aumentar o engajamento dos usuários. É possível oferecer descontos diretos no preço e anunciá-lo, ou criar cupons promocionais. A Americanas Marketplace ajuda a bancar uma parte do desconto oferecido pelo lojista. Outros benefícios são:
americanas advertising
A ferramenta americanas advertising é uma estratégia de CPC (custo por clique), o lojista só paga quando um cliente clica no produto. Seus itens aparecem com ainda mais destaque dentro e fora da Americanas, do Submarino e do Shoptime, ganhando mais visibilidade e chances de vender. Sempre que o usuário ingressa em alguma loja da Americanas Marketplace, ocorre um leilão automático dos produtos anunciados que atendem o perfil desse consumidor. Para alavancar as vendas, sempre é recomendado anunciar aqueles produtos que já têm bom desempenho orgânico. Outras ofertas podem ser patrocinadas de acordo com a sazonalidade ou a estratégia.
Americanas Entrega
A Americanas Marketplace fornece a seus parceiros a solução gratuita Americanas Entrega, para que todos os lojistas aproveitem o contrato desta grande marca com os Correios e a transportadora Direct para oferecer fretes mais baratos e ágeis aos seus consumidores.
Por meio da Americanas Entrega, os empreendedores parceiros do marketplace também conseguem aumentar exponencialmente a satisfação dos seus compradores, devido à menor incidência de problemas relacionados ao tempo de entrega.
Por fim, ao solicitar integração com o programa de gestão logística da Americanas Marketplace, o lojista fica responsável apenas pela emissão da nota fiscal e postagem nos Correios, ponto de coleta, ou por solicitar a retirada em sua operação.
Integração do Marketplace da Americanas Marketplace com o seu ERP
Vender em marketplaces é sempre uma grande oportunidade para o lojista, mas também um desafio, já que passa a administrar vendas, estoque e entregas em canais variados. Para isso, é importante contar com um sistema ERP de gestão como o Bling!, que integra os maiores marketplaces do mercado e ainda contribui para a gestão das empresas estar centralizada em uma ferramenta única e descomplicada.
O Bling permite a integração de pedidos e produtos com a Americanas Marketplace, e ajuda a organizar os departamentos financeiro, logístico e jurídico para se desenvolver sempre mais.
Pronto para começar a anunciar na Americanas Marketplace?
Se ainda não está cadastrado na Americanas Marketplace, o Bling! é um aliado para a integração do seu negócio ao marketplace e ampliar ainda mais as suas vendas.
Sabia que na Americanas Marketplace você vende seus produtos nas maiores marcas da internet? Em parceria com o Bling, a Americanas quer potencializar e melhorar suas vendas online. Para isso, precisamos saber um pouco mais sobre a sua experiência com o marketplace. Participe dessa pesquisa!