Você sabe qual a diferença entre atacado e varejo? Ter esses conceitos bem definidos pode ser o primeiro passo para quem deseja trabalhar com a venda de mercadorias.

As duas modalidades de comércio têm características bem distintas e determinam todo o funcionamento de um negócio nestes segmentos.

Para não ficar em dúvida, continue a leitura. Neste artigo, você vai descobrir o que é atacado e varejo e as vantagens e desvantagens de cada modelo de negócio.

Qual a diferença entre atacado e varejo?

Atacado e varejo são duas modalidades de comércio bem diferentes quanto ao público-alvo a que atendem e ao volume de mercadorias das vendas individuais. O atacado fornece lotes de produtos para outras empresas; já o varejo, vende produtos por unidade direto para o consumidor final.

Mesmo com essa diferença essencial, os dois segmentos têm uma contribuição de peso equiparada para a economia nacional. 

Em 2021, o setor atacadista foi responsável por 49,6% da receita total do comércio brasileiro, seguido de perto pelo varejo, com 41,7% do faturamento, segundo o IBGE.

Entenda melhor cada modalidade de comércio.

O que é atacado?

No mundo dos negócios, atacado refere-se à venda de mercadorias em grandes quantidades, geralmente para revendedores ou outros comércios e prestadores de serviços. 

Ou seja, o atacado é um negócio B2B (business to business  de empresa para empresa): seu público-alvo são outras empresas.

Neste modelo de comércio, os produtos são frequentemente adquiridos em grandes lotes e vendidos a preços mais baixos. Essa forma de comercialização só é possível porque atacadistas ou são fabricantes de produtos ou recebem as mercadorias direto da fábrica.

Logo, vender no atacado é ideal para quem deseja distribuir produtos em larga escala, atendendo a outros negócios que, por sua vez, venderão ou prestarão serviços para o consumidor final.

São exemplos de atacado as lojas de fábrica, as distribuidoras de bebidas, de alimentos, materiais hospitalares e produtos de limpeza, por exemplo, os supermercados atacadistas, entre outros.

Quais as vantagens e desvantagens do atacado?

As principais vantagens do comércio atacadista são:

  • maior lucratividade: com custos operacionais reduzidos e grandes volumes de venda, o lucro do atacadista é maior, mesmo se considerarmos um preço unitário menor por produto;
  • maior possibilidade de fidelização de clientes: relacionamentos de longo prazo são frequentes no atacado, afinal, quando uma empresa encontra um fornecedor confiável, dificilmente deixa de fazer negócios com ele.

Entre as suas desvantagens, vale destacar:

  • alto investimento inicial: o atacado exige uma soma considerável de recursos para estruturar o negócio: local amplo para armazenamento e estoque com grande quantidade de produtos;
  • risco de perda de estoque: um estoque grande corre o risco de se tornar obsoleto ou sofrer perdas, especialmente se os produtos forem perecíveis ou sujeitos a mudanças rápidas de mercado. Logo, o controle de estoque deve ser muito bem feito.

O que é varejo?

O varejo, por outro lado, é um modelo de negócio B2C (business to consumer — de empresa para o consumidor), o que significa que a venda de produtos acontece diretamente para o consumidor final. 

O preço do produto é mais elevado, pois o varejista precisa colocar uma margem de lucro maior sobre as mercadorias para compensar o menor volume de vendas individuais.

Além disso, a venda direta para o consumidor envolve outros custos, como os investimentos em estratégias de marketing e logística para entrega dos produtos. Isso porque os varejistas concentram seus esforços na experiência do cliente.

Os varejistas são tanto os pequenos empreendimentos locais quanto as grandes redes de lojas conhecidas em todo o Brasil. Ou seja, da padaria da esquina ao hipermercado famoso (Carrefour, Pão de Açúcar), da loja de capas para celular aos marketplaces.

Quais as vantagens e desvantagens do varejo?

Se você está pensando montar uma loja virtual ou física para vender no varejo, pode cogitar com algumas facilidades como:

  • menor investimento inicial: esta é uma grande vantagem, especialmente para pequenos empreendedores. As despesas com aquisição de produtos e espaço para armazenamento são muito inferiores às dos atacadistas. Se considerarmos um e-commerce, os custos são ainda menores;
  • estoque pequeno: com um inventário menor e voltado para a demanda imediata, o varejo costuma ter maior giro de estoque, o que minimiza os riscos de perdas;
  • flexibilidade: uma loja de varejo pode responder rapidamente às flutuações do mercado — tendências e preferências dos consumidores —, ajustando o estoque e a oferta de produtos;
  • personalização do atendimento: a proximidade ao consumidor final permite — e exige — um entendimento mais aprofundado das necessidades e desejos dos clientes, possibilitando um atendimento personalizado.

Contudo, você também vai enfrentar alguns desafios:

  • maior custo operacional: aluguel de espaço (para lojas físicas), criação de sites (no caso de lojas on-line), marketing, logística etc;
  • lucros menores: como o volume de vendas é menor, os lucros também são menores quando comparados aos das lojas de atacado. Para compensar, as margens de lucro aplicadas sobre os produtos precisam ser maiores;
  • concorrência elevada: o varejo enfrenta maior concorrência e, consequentemente, podem ter mais dificuldade em fidelizar clientes, especialmente em nichos saturados.

Além desses dois tipos de comércio, existe ainda uma terceira modalidade que funciona como um híbrido entre atacado e varejo, e que você vai conhecer no próximo tópico.

Atacarejo: como funciona esse tipo de comércio?

O atacarejo é um modelo de negócio que combina elementos do atacado e do varejo, oferecendo vantagens de ambos. 

Uma loja de atacarejo opera em grandes espaços, semelhantes a armazéns, onde tanto consumidores quanto lojistas e empresas podem fazer compras. Os produtos são vendidos em grandes quantidades, mas também podem ser comprados por unidade.

Ou seja, o cliente pode comprar produtos por unidade, mas paga mais caro do que se comprasse em quantidades maiores.

Essa característica costuma atrair clientes que, apesar de fazer compras pequenas, podem economizar em compras volumosas de um determinado item.

Esse modelo de comércio vem se tornando cada vez mais popular devido à sua capacidade de oferecer um serviço que une economia e conveniência para o consumidor.

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