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Qual a diferença entre atacado e varejo? Compare os modelos!

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Você sabe qual a diferença entre atacado e varejo? Ter esses conceitos bem definidos pode ser o primeiro passo para quem deseja trabalhar com a venda de mercadorias.

As duas modalidades de comércio têm características bem distintas e determinam todo o funcionamento de um negócio nestes segmentos.

Para não ficar em dúvida, continue a leitura. Neste artigo, você vai descobrir o que é atacado e varejo e as vantagens e desvantagens de cada modelo de negócio.

Qual a diferença entre atacado e varejo?

Atacado e varejo são duas modalidades de comércio bem diferentes quanto ao público-alvo a que atendem e ao volume de mercadorias das vendas individuais. O atacado fornece lotes de produtos para outras empresas; já o varejo, vende produtos por unidade direto para o consumidor final.

Mesmo com essa diferença essencial, os dois segmentos têm uma contribuição de peso equiparada para a economia nacional. 

Em 2021, o setor atacadista foi responsável por 49,6% da receita total do comércio brasileiro, seguido de perto pelo varejo, com 41,7% do faturamento, segundo o IBGE.

Entenda melhor cada modalidade de comércio.

O que é atacado?

No mundo dos negócios, atacado refere-se à venda de mercadorias em grandes quantidades, geralmente para revendedores ou outros comércios e prestadores de serviços. 

Ou seja, o atacado é um negócio B2B (business to business  de empresa para empresa): seu público-alvo são outras empresas.

Neste modelo de comércio, os produtos são frequentemente adquiridos em grandes lotes e vendidos a preços mais baixos. Essa forma de comercialização só é possível porque atacadistas ou são fabricantes de produtos ou recebem as mercadorias direto da fábrica.

Logo, vender no atacado é ideal para quem deseja distribuir produtos em larga escala, atendendo a outros negócios que, por sua vez, venderão ou prestarão serviços para o consumidor final.

São exemplos de atacado as lojas de fábrica, as distribuidoras de bebidas, de alimentos, materiais hospitalares e produtos de limpeza, por exemplo, os supermercados atacadistas, entre outros.

Quais as vantagens e desvantagens do atacado?

As principais vantagens do comércio atacadista são:

Entre as suas desvantagens, vale destacar:

O que é varejo?

O varejo, por outro lado, é um modelo de negócio B2C (business to consumer — de empresa para o consumidor), o que significa que a venda de produtos acontece diretamente para o consumidor final. 

O preço do produto é mais elevado, pois o varejista precisa colocar uma margem de lucro maior sobre as mercadorias para compensar o menor volume de vendas individuais.

Além disso, a venda direta para o consumidor envolve outros custos, como os investimentos em estratégias de marketing e logística para entrega dos produtos. Isso porque os varejistas concentram seus esforços na experiência do cliente.

Os varejistas são tanto os pequenos empreendimentos locais quanto as grandes redes de lojas conhecidas em todo o Brasil. Ou seja, da padaria da esquina ao hipermercado famoso (Carrefour, Pão de Açúcar), da loja de capas para celular aos marketplaces.

Quais as vantagens e desvantagens do varejo?

Se você está pensando montar uma loja virtual ou física para vender no varejo, pode cogitar com algumas facilidades como:

Contudo, você também vai enfrentar alguns desafios:

Além desses dois tipos de comércio, existe ainda uma terceira modalidade que funciona como um híbrido entre atacado e varejo, e que você vai conhecer no próximo tópico.

Atacarejo: como funciona esse tipo de comércio?

O atacarejo é um modelo de negócio que combina elementos do atacado e do varejo, oferecendo vantagens de ambos. 

Uma loja de atacarejo opera em grandes espaços, semelhantes a armazéns, onde tanto consumidores quanto lojistas e empresas podem fazer compras. Os produtos são vendidos em grandes quantidades, mas também podem ser comprados por unidade.

Ou seja, o cliente pode comprar produtos por unidade, mas paga mais caro do que se comprasse em quantidades maiores.

Essa característica costuma atrair clientes que, apesar de fazer compras pequenas, podem economizar em compras volumosas de um determinado item.

Esse modelo de comércio vem se tornando cada vez mais popular devido à sua capacidade de oferecer um serviço que une economia e conveniência para o consumidor.

Seja no varejo ou no atacado, venda mais com o Bling!

Agora que você já conhece a diferença entre atacado e varejo, pode ter certeza de que o sucesso do seu comércio — físico ou on-line de qualquer modalidade — pode ser muito mais expressivo com o Bling.

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Com o Bling, você pode:

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