Você sabia que a comemoração do dia dos pais surgiu como ideia de um publicitário americano para movimentar o varejo do segundo semestre? Essa ideia se originou nos Estados Unidos, mas já está no Brasil há bons anos.
Já que o dia das mães movimentava o varejo no primeiro semestre e o natal era o responsável pelo aumento das vendas no fim do ano, Sylvio Bhering acreditava que uma data comemorativa no segundo semestre seria interessante para o varejo.
A primeira data escolhida foi 16 de agosto, coincidindo com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo e depois foi oficializada como todo segundo domingo de agosto.
De lá pra cá muita coisa mudou e a comemoração tem ganhado cada vez mais força, realmente movimentando o varejo e tornando-se uma ótima oportunidade de vender mais no período.
Sabendo disso, o seu negócio já tem em mente uma campanha de dia dos pais? Corre que ainda dá tempo, vem com a Bling!
O que você verá no artigo:
Uma data que se destaca a cada ano
Mesmo com a pandemia, o dia dos pais registrou crescimento ao longo dos anos, sabia? Para termos uma ideia, em 2019, o aumento nas compras foi de 0,8%. Em 2020, já com a pandemia do novo coronavírus, o número ainda era baixo, mas já apresentava sinais de recuperação.
Enquanto as lojas físicas registraram uma queda de 6,7% no faturamento, os e-commerces já vinham tendo altas, crescendo 22,2%.
Em 2021, a data ganhou ainda mais fôlego e o digital continuou se destacando: o faturamento nas lojas online superou R$6,2 bilhões, mais de 15% de aumento em relação a 2021; além de crescimento também no número de pedidos e no ticket médio.
E para 2022, a expectativa é ainda mais alta! Segundo uma pesquisa divulgada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 67% dos consumidores pretendem presentear no dia dos pais esse ano, o que deve movimentar R$22,3 bi na economia.
E aí, se animou para planejar a campanha de dia dos pais do seu negócio? O digital continua em ascensão e você pode aproveitar a data para estruturar a sua presença online e vender mais!
Quer saber como? A gente te conta.
O que não pode faltar no seu e-commerce
Mesmo com o retorno presencial e a reabertura das lojas físicas, a gente sabe que o consumidor mudou seus hábitos de consumo, né?
Para que andar, procurar, pegar fila, esperar, se ele pode fazer tudo em apenas alguns minutos e com poucos cliques?
Pois é, o consumidor mudou e é sua oportunidade de se destacar na campanha de dia dos pais, por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a estruturar sua loja online para receber visitantes, atrair leads e conquistar clientes. Vamos lá?
O que as pessoas procuram?
Isso você já sabe: o passo fundamental para qualquer estratégia de marketing funcionar é saber com quem você está falando. Quem é o seu público e o que ele está buscando? Como o seu negócio pode solucionar as dores e desejos dessa persona? Pense em algumas condições que possam atrair ainda mais:
Diferenciais
Qual o diferencial do seu negócio? Como você se destaca em relação à concorrência? Elenque os seus diferenciais e deixe-os claros para mostrar para o público o porquê seu negócio é a melhor opção.
Frete grátis
Será que uma promoção de frete grátis facilitaria o fechamento da venda? Você pode liberar frete grátis para todas as compras ou determinar regras, por exemplo: acima do valor x, para determinadas regiões, na compra de produtos específicos, etc. Veja o que é rentável para o seu negócio e para o seu cliente.
Condições especiais
Um descontinho não faz mal a ninguém, né? Ofereça descontos imperdíveis e ofertas verdadeiras que se sustentem ao longo da jornada de compra.
Outra opção é trabalhar com ofertas relâmpago que farão com que o consumidor acompanhe sua loja para ser avisado quando estiver disponível – o que também pode ajudar no engajamento das suas redes, no tráfego do seu site e até captação de leads.
Cashback
Devolver uma porcentagem do valor da compra para o consumidor tem se tornado uma condição comum no varejo, será que é viável para o seu negócio? Estude sobre e veja a possibilidade de oferecer cashback em determinadas compras. Uma condição especial como essa tende a conquistar ainda mais o cliente.
Invista na divulgação
De nada adianta oferecer milhares de condições especiais e descontos se ninguém souber quando, onde e porque acontecerá, concorda? O ideal é trabalhar uma estratégia de divulgação com antecedência, ainda mais pensando que a sua campanha de dia dos pais é uma data única anualmente.
Lembra que você precisa conhecer o seu consumidor? Saber através de quais canais ele se comunica também faz parte desse entendimento. Por isso, o ideal é contar com ajuda para compreender as especificidades do seu consumidor e dos hábitos de consumo.
O case do Hotel Urbano como inspiração na comunicação efetiva.
Como mencionamos, conhecer seu consumidor e por onde se comunicar com ele pode trazer benefícios incríveis para seu negócio.
O Hotel Urbano, utilizando da solução de e-mails inteligentes da All in, otimizou seu envio de ofertas com tempo limitado e eliminou potenciais problemas. Essa é uma ótima estratégia para datas comemorativas e ofertas limitadas.
Que tal implementar uma solução inteligente e otimizar suas vendas também? Para isso, você pode investir em marketing digital e estratégias online.
Aqui você confere o case completo.
Foco no atendimento!
Para entender a importância de um bom atendimento, o exercício é simples: você como consumidor, compra em um estabelecimento onde não é bem atendido? Se o pós-venda de uma compra é ruim, você não insiste, certo?
Por isso, é fundamental investir em uma equipe de atendimento preparada e especializada para grandes datas, como a campanha de dia dos pais. Lembre-se: é essencial que o seu atendimento seja dinâmico e ajude o cliente com empatia, paciência e transparência!
Uma boa opção é investir em ferramentas de suporte ou na comunicação multicanais sempre guiadas por especialistas.
E claro, organização interna e de gerenciamento!
Por último, mas não menos importante, aliás, possivelmente o mais importante! Suas estratégias não funcionarão se a sua organização interna não estiver funcionando. Ter um fluxo bem organizado dentro do seu negócio é primordial para o desdobramento dessa e de outras estratégias de marketing.
Afinal, não adianta investir milhares de reais na divulgação e oferecer descontos imperdíveis se internamente está tudo um caos: a nota fiscal demora para ser emitida, você não consegue cumprir o prazo que promete para o consumidor, seu estoque não está de acordo com o que você está vendendo, entre outros problemas.
Por isso, é imprescindível garantir que os seus processos internos estão funcionando antes de partir para uma estratégia importante como uma campanha de dia dos pais. Lembra o que falamos no tópico anterior?
Se o consumidor tiver uma experiência ruim em uma sazonalidade tão importante, provavelmente ele não voltará a comprar com você – então fique atento e não perca oportunidades.
Conte com a Bling e nossos parceiros.
Se você notou algum dos problemas que mencionamos anteriormente na organização interna do seu negócio é hora de parar e pensar para resolver. Você pode apostar em um ERP para contribuir com seu negócio e, claro, contar com a gente!
Agora, se a sua dificuldade é na etapa de estratégia de marketing, nós também temos ajuda para te oferecer! A nossa parceira, All in, te ajuda a entender as necessidades da sua marca e dos seus clientes, além de oferecer a melhor forma de supri-las com inteligência estratégica e soluções digitais únicas.
Conheça e revolucione a maneira como os seus fluxos internos e externos funcionam.
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