Confira o recado que o CEO da Amazon, Jeff Bezos, enviou aos seus acionistas.

Algo estranho e notável aconteceu nos últimos 20 anos. Dê uma olhada nestes números:

1999                3%

2000                3%

2001                6%

2002              17%

2003              22%

2004              25%

2005              28%

2006              28%

2007              29%

2008              30%

2009              31%

2010              34%

2011              38%

2012              42%

2013              46%

2014              49%

2015              51%

2016              54%

2017              56%

2018              58%

As porcentagens representam a participação de vendedores terceiros independentes – a maioria pequenas e médias empresas – nas vendas brutas de mercadorias físicas na Amazon, em oposição às vendas próprias da Amazon. As vendas de terceiros cresceram de 3% para 58% do total.

Para ir direto ao ponto: Vendedores terceiros estão nos atropelando. Para valer.

E isso também define uma barra alta para alcançar, isso porque nosso negócio próprio cresceu muito nesse período, de US$ 1,6 bilhão em 1999 para US$ 117 bilhões no ano passado.

A taxa de crescimento anual composta das vendas próprias nesse período é de 25%. Mas, ao mesmo tempo, as vendas de terceiros cresceram de US$ 0,1 bilhão para US$ 160 bilhões – uma taxa de crescimento anual composta de 52%.

Para dar uma referência externa, as vendas brutas de mercadorias do eBay nesse período cresceram a uma taxa composta de 20%, de US$ 2,8 bilhões para US$ 95 bilhões.

E agora vem a dúvida: por que vendedores independentes têm desempenho muito melhor na Amazon do que tinham no eBay? Não há uma razão única, mas sabemos de uma parte extremamente importante dessa resposta:

Nós ajudamos os vendedores independentes a competir com nosso negócio próprio, ao investir e oferecer a eles as melhores ferramentas de vendas que poderíamos imaginar e construir.

Existem várias dessas ferramentas, incluindo as que ajudam vendedores a gerenciar inventários, processar pagamentos, rastrear entregas, criar relatórios e vender internacionalmente – e estamos inventando mais a cada ano.

O Fulfillment by Amazon e o programa de membros Prime também são de grande importância. Combinados, eles melhoraram significativamente a experiência do consumidor ao comprar de vendedores independentes.

Investimos em ambos os programas com significativo risco financeiro e depois de muito debate interno. Tivemos que continuar a investir significativamente ao longo do tempo, à medida que experienciamos diferentes ideias e interações.

Nós não poderíamos prever com certeza como esses programas seriam, muito menos se eles teriam sucesso, mas os levamos em frente com intuição e coração, alimentados com otimismo.

Intuição, curiosidade e o poder da digressão

Desde muito cedo na vida da Amazon, sabíamos que queríamos criar uma cultura de criadores – pessoas que são curiosas, exploradoras. Eles gostam de inventar. A mentalidade de um criador nos ajuda a abordar oportunidades grandes e difíceis de resolver com a humilde convicção de que o sucesso pode vir da repetição: inventar, lançar, reinventar, relançar, recomeçar, enxaguar, repetir, de novo e de novo. Eles sabem que o caminho para o sucesso pode ser de muitas formas, menos reto.

Às vezes (várias vezes, na verdade), nos negócios, você sabe para onde está indo e, quando isso acontece, pode ser eficiente. Coloque um plano em prática e execute.

Ao contrário, a digressão nos negócios não é eficiente… mas também não é aleatória. É guiada – por palpite, coragem, intuição, curiosidade, e fortalecida pela profunda convicção de que a recompensa para os clientes é grande o suficiente para valer a pena ser um pouco confuso e tangencial para encontrar o caminho até lá.

Os milhões de clientes da AWS variam de startups a grandes empresas, entidades governamentais e organizações sem fins lucrativos, cada uma delas procurando criar melhores soluções para seus usuários finais.

Gastamos muito tempo pensando sobre o que essas organizações querem e o que as pessoas dentro delas – desenvolvedores, gerentes de desenvolvimento, gerentes de operações, CIOs, diretores digitais, diretores de segurança da informação, etc – desejam.

Muito do que construímos na AWS baseia-se em ouvir os clientes. É fundamental perguntar a eles o que querem, ouvir atentamente as respostas e desenvolver um plano para atender a isso com seriedade e rapidez (a velocidade é importante nos negócios!).

As principais jogadas para o crescimento do negócio serão coisas que os clientes não sabem pedir. Temos que inventá-las em nome deles. Temos que explorar nossa própria imaginação para descobrir o que é possível.

A própria AWS – como um todo – é um exemplo. Ninguém pediu pela AWS. Ninguém. Acontece que o mundo estava pronto e com apetite por uma oferta como a AWS, mas não sabia disso. Tínhamos um pressentimento, seguimos nossa curiosidade, assumimos os riscos financeiros necessários e começamos a construir – retrabalhando, experimentando e repetindo isso inúmeras vezes à medida que avançávamos.

Imaginando o impossível

Hoje, a Amazon continua sendo um pequeno player no varejo global. Nós representamos uma porcentagem de único dígito do mercado de varejo, e há varejistas muito maiores em todos os países onde operamos. Muito disso é porque quase 90% do varejo permanece offline, em lojas físicas.

Por muitos anos, consideramos como poderíamos atender clientes em lojas físicas, mas sentimos que primeiro precisávamos inventar algo que realmente encantaria os consumidores naquele ambiente. Com o Amazon Go, tivemos uma visão clara. Elimine a pior coisa do varejo físico: fila para pagar. Ninguém gosta de esperar na fila. No lugar disso, imaginamos uma loja onde você pudesse entrar, pegar o que deseja e sair.

Chegar a isso foi difícil. Exigiu os esforços de centenas de cientistas e engenheiros da computação inteligentes e dedicados em todo o mundo. Tivemos que projetar e construir nossas próprias câmeras e prateleiras e inventar novos algoritmos de visão computacional, incluindo a capacidade de juntar imagens de centenas de câmeras cooperantes. E nós tivemos que fazer isso de maneira que a tecnologia funcionasse tão bem que simplesmente se tornasse invisível.

A recompensa foi a resposta dos clientes, que descreveram a experiência de comprar no Amazon Go como “mágica”. Agora, temos dez lojas em Chicago, São Francisco e Seattle, nos Estados Unidos, e estamos empolgados com o futuro.

Falhas precisam escalar também

À medida que uma empresa cresce, tudo precisa ser escalado, incluindo o número de experimentos que falham. Se o tamanho de suas falhas não estiver aumentando, você não está inventando em um nível que possa realmente ser transformador.

A Amazon estará experimentando na escala certa para uma empresa do nosso tamanho se, ocasionalmente, tivermos falhas multibilionárias. Claro, não faremos esses experimentos de maneira descuidada.

Trabalharemos duro para torná-los boas apostas, mas nem todas as boas apostas vão se pagar. Esse tipo de tomada de risco em grande escala faz parte do serviço que nós, como uma grande empresa, podemos oferecer aos nossos clientes e à sociedade.

Um grande obrigado a nossos consumidores por nos permitirem atendê-los, ao mesmo tempo em que sempre nos desafiam a fazer ainda melhor; a nossos acionistas pelo apoio contínuo; e a todos os nossos funcionários ao redor do mundo pelo trabalho árduo e espírito pioneiro. Times em toda a Amazon estão ouvindo os clientes e criando em nome deles!

Atenciosamente,

Jeffrey P. Bezos

Fundador e CEO

Amazon.com, Inc.