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Marketing na Amazon: 5 dicas para vender mais no marketplace

Pessoa fazendo checklist de venda na Amazon

Você é um micro ou pequeno empreendedor que quer começar a vender na Amazon ou que deseja aumentar suas vendas? Então, chegou ao lugar certo! Aqui, você vai descobrir 5 dicas imperdíveis para vender mais utilizando as estratégias de marketing da Amazon.

Venha conferir as melhores práticas de vendas para obter sucesso na plataforma e sair na frente da concorrência.

Por que vender na Amazon?

O marketplace da Amazon tem uma estrutura completa para os lojistas venderem seus produtos, da hospedagem e divulgação do e-commerce à logística de envio e entrega ao cliente.

Além disso, a plataforma disponibiliza uma série de recursos e ferramentas que potencializam as ações de marketing e ajudam a impulsionar suas vendas.

Fora o número de acessos mensais, que fazem do marketplace o segundo mais procurado para pesquisas de produtos. Só em junho de 2023, foram mais de 178 milhões de acessos ao site.

Não é à toa que mais de 50 mil empreendedores brasileiros optam por estar na Amazon, o que leva a um catálogo de quase 10 milhões de produtos anunciados na plataforma.

Para fazer parte desse time gigante e ser bem-sucedido nas vendas, você precisa de organização e, ainda, contar com certas estratégias que ajudam seus produtos aparecerem para os compradores ideais. Veja só!

Como vender na Amazon?

Para vender no Amazon Marketplace, você precisa organizar a estrutura da sua loja, selecionando bons produtos para montar um catálogo atraente. Depois, aproveite as ferramentas da plataforma: precificação automática, logística de envio e impulsionamento de vendas por meio de anúncios. Um ERP online ajuda a gerenciar todos esses processos.

Descubra como fazer cada uma dessas tarefas para entender melhor como vender na Amazon.

5 dicas para aumentar suas vendas utilizando o marketing da Amazon

Com as dicas a seguir, as chances de ganhar a posição de oferta em destaque — e atrair a atenção de mais consumidores —  podem aumentar. Confira!

1. Trabalhe na seleção de produtos

O intuito da Amazon é oferecer uma experiência única ao cliente, e uma dessas maneiras é por meio das melhores práticas na seleção dos seus itens para venda.

Por isso, na hora de criar a seleção de produtos, é importante que você se preocupe com alguns pontos, como colocar o identificador da mercadoria, como o UPC, ISBN,  EAN ou GTIN.

Por meio desses códigos, a Amazon consegue listar com precisão qual produto está sendo vendido na sua página de vendas.

Em alguns casos, basta realizar o match automático do produto com o código na Seller Central. Isso se aplica, por exemplo, quando o item que você está comercializando já se encontra na base de dados, ou seja, já há um mesmo produto como aquele.

Além disso, cabe destacar que a Amazon trabalha com duas categorias de estratégias de vendas, onde o vendedor pode ser um distribuidor ou proprietário de uma marca.

Vendedor distribuidor

Se você deseja vender na plataforma como distribuidor, deve então fazer uma seleção com os melhores produtos disponibilizados por outros fabricantes e, depois, publicar seus anúncios no site.

Vendedor proprietário

Por outro lado, se sua meta é negociar como proprietário de uma marca, isso significa que você é um fabricante independente ou que vende artigos da própria marca. Para trabalhar como proprietário, é possível fazer o registro da sua marca através do link https://brandservices.amazon.com.br/.

De um jeito ou de outro, as duas categorias demandam uma seleção exclusiva, que encante o público-alvo do seu e-commerce.

Em ambos os casos, a Amazon se preocupa com a experiência do cliente, portanto, selecionar os melhores produtos e de forma estratégica tende a aumentar suas chances de venda.

2. Capriche na qualidade do catálogo

Um catálogo com dados de qualidade aumenta as chances do SEO colocar o anúncio em posições estratégicas, o que pode levar o usuário a acessar seu produto.

Conheça quais são os quatro elementos que tornam uma página de detalhes rica e chamativa:

Título do produto

Em relação à pesquisa de produtos pelo cliente, a página de detalhes requer o uso de um título bem construído.

Inclusive, essa parte é uma das mais importantes para medir a relevância de uma página nos mecanismos de pesquisa.

Um título bem construído apresenta informações claras, separadas, intuitivas e explicativas.

Ademais, títulos elaborados estrategicamente facilitam a jornada de compra do consumidor, sendo muitas vezes decisivo na hora dele optar por uma mercadoria.

Imagem

As imagens são úteis para o cliente avaliar os recursos adequados dos produtos de vendedores distintos. Logo, vale a pena investir em fotos nítidas, que mostrem os vários ângulos do item.

Marca

Os consumidores costumam ser exigentes e isso se aplica na escolha de um item pela marca do fabricante.

Considerada um fator de decisão de compra, a marca deve estar presente no título, descrição e marcadores, além do local específico que demanda o preenchimento dessa informação.

Descrição do produto

Assim como a Amazon valoriza bastante um título bem elaborado, isso vale também para a descrição do produto.

Além de uma boa descrição, tanto a plataforma quanto buscadores externos avaliam positivamente os itens com descrição organizada por marcadores, os bullet points. Aliás, este é um critério de comparação entre vendedores/produtos.

3. Configure a precificação automática

A precificação automática permite que os preços de código SKU tenham ajuste automático, respondendo, assim, a demandas como preço da Oferta em Destaque (Buy Box).

Essa automação elimina a necessidade de ter que revisar o código SKU sempre que for preciso alterar o preço de um produto.

A partir dos tutoriais de Introdução à Precificação Automática e Edição de Regras de Precificação, é possível criar as regras de precificação, definindo as diretrizes e selecionando os códigos SKU a que eles se aplicam.

4. Organize a logística de envio

Sem dúvidas, ao comprar um produto na internet, o cliente procura por um vendedor que se preocupe com a parte logística e do custo de envio dos itens.

Por isso, a Amazon dispõe de duas funcionalidades pensadas para agilizar esses processos, fortalecendo a experiência do consumidor, o FBA e o DBA. Conheça um pouco de cada uma delas.

FBA

O FBA – Logística da Amazon é um sistema logístico da Amazon, pelo qual os vendedores podem enviar produtos para os Centros de Distribuição da plataforma, de modo que o marketplace cuida de todos os processos de envio.

Além de ganharem o selo Prime, ao optar por esse recurso os vendedores podem aproveitar vantagens, como um atendimento pós-vendas feito pela Amazon, o que permite maior tempo para planejar ações voltadas ao desenvolvimento do negócio.

DBA

O DBA – Delivery by Amazon permite que o vendedor se concentre apenas na venda mercadorias, embalando-as e imprimindo a etiqueta, já que a etapa de entrega fica por conta do marketplace

Entre os benefícios do DBA, temos condições de compra mais atraentes, entregas mais rápidas e completamente rastreáveis, além de múltiplas opções de fretes grátis.

5. Invista no impulsionamento das vendas

Por último e, não menos importante, é interessante utilizar as ferramentas de marketing da Amazon para impulsionar as vendas do seu e-commerce.

São quatro métodos diferentes para aumentar a visibilidade dos seus produtos, o que leva a maiores oportunidades de fechar um negócio. Entenda como configurar cada um deles.

I. Anúncios pagos

Os anúncios patrocinados da Amazon funcionam como propulsores da sua marca, aumentando as vendas e controlando os custos.

Acessar a página de Publicidade da plataforma é o primeiro passo. Em seguida, você tem duas opções:

Uma das vantagens desta função dos anúncios se refere à possibilidade de fazer um orçamento que caiba no seu bolso, dado que o custo desse recurso se dá por clique. 

Assim, você consegue dimensionar os gastos com essa ferramenta, sem deixar de aproveitar os benefícios.

II. Ofertas

quatro maneiras de elaborar e enviar uma Oferta Especial. Ao criar uma nova oferta especial (no painel de controle das Ofertas Especiais), você deve:

  1. selecionar os produtos ofertados;
  2. agendar a oferta especial;
  3. configurar a oferta especial;
  4. revisar e enviar.

É imprescindível que você se atenha a outros detalhes no momento de configurar uma oferta especial, como:

III. Cupons

Para criar cupons em massa, o vendedor deve realizar os seguintes procedimentos:

  1. Acessar “Anúncios”, depois “Cupons”.
  2. Selecionar “Novo Cupom” > “Criar em massa”. Fazer o download do arquivo de modelo.
  3. Preencher e salvar a planilha de acordo com o formato planilha.xls.
  4. Depois, acessar  “Escolher Arquivo”, selecionando o arquivo arquivo.xls salvo para fazer upload.
  5. Após processar a planilha, verifique se a plataforma subiu os cupons com êxito. Se não, corrija os erros e teste novamente. 

IV. Promoções

Para criar uma promoção na Amazon, clique na sequência “Vendedor > Anúncios > Promoções > Criar Promoção”, e escolha o tipo de promoção que deseja criar.

Após isso, você deve seguir três etapas:

I. Seleção das condições

É a etapa na qual você pode escolher entre as opções “No mínimo esta quantidade de itens” e “No mínimo este valor (na moeda)”. 

Você pode escolher uma lista que não esteja incluída na lista suspensa ou então selecionar todos os itens do inventário na opção “Todo o catálogo”.

Também é possível habilitar um desconto promocional, como o famoso “Compre 1 e leve 2”.

II. Agendamento da promoção

Campo que possibilita agendar hora de início e término da promoção.

III. Ajustar opções adicionais

Etapa para revisar os itens anteriores, enviando as preferências da promoção. 

Com essas 5 dicas de marketing da Amazon, você fica pronto para começar a vender muito mais.

Só fica faltando uma última dica, que vem para fechar com chave de ouro, ou melhor, descomplicar todos os processos necessários para gerenciar seu e-commerce de sucesso. Pega essa dica extra!

Dica extra: integre a sua loja da Amazon com o Bling

Com o Bling ERP, você consegue configurar seu e-commerce no marketplace da Amazon, deixando-o preparado para configurar produtos e pedidos da sua loja virtual. 

Quer ver como é fácil? Confira o passo a passo a seguir.

1. Realize as configurações iniciais para a habilitação da loja virtual

Após configurar sua conta na Amazon, você precisa:  

2. Faça a avaliação do produto que será enviado à Amazon

Uma vez que você envia um produto para a Amazon, é necessário avaliar se a marca do item deve ser cadastrada na plataforma de marketplace, assim como é preciso pedir o EAN/GTIN, seguindo duas etapas: o Registro de Marca e Solicitação de isenção do EAN.

3. Integre os produtos entre a Amazon e o Bling

No momento de integrar os produtos entre o Bling e a Amazon, três situações podem ocorrer. Verifique qual é o seu cenário (as instruções são exclusivas para cada situação) e aplique as devidas orientações.

Situação 1

Acontece quando você vai cadastrar os produtos no Bling ou, então, quando você já os possui no sistema e necessita mandar para a loja.

Nesse caso, o ideal é fazer a exportação de dados da seguinte maneira:

Situação 2

Aqui, os seus produtos já estão dentro da loja, você só precisa movê-los para o Bling. Logo, realize a importação dos produtos:   

Situação 3

Nesse último caso, tanto a loja como o Bling já estão com os produtos cadastrados, faltando apenas conectá-los, através de um vínculo com ID:

4. Efetue o gerenciamento de produtos

Uma vez que os produtos estejam vinculados com a loja, a atualização dos preços e estoque já pode ser feita por você. Para tal, basta selecionar os produtos e sincronizar com a loja virtual. 

Nessa etapa, é importante:

E pronto! Seus produtos para serem exibidos nos resultados de busca da Amazon.

Complete a gestão do seu e-commerce com o Bling

Como dissemos, com as dicas de marketing da Amazon, suas chances de vender mais aumentam bastante. Você está preparado para dar conta de toda essa demanda de pedidos?

Deixa que o Bling te ajuda! As integrações com a Amazon não terminam na exibição dos produtos. O nosso sistema de gestão também facilita o controle de estoque, a logística de envio, a emissão de notas fiscais e a organização das finanças da sua loja.

Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar.

Ainda não conhece o Bling? Experimente grátis por 30 dias e descubra todos os benefícios de usar o ERP que descomplica a gestão do seu negócio. 

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