Seja de manhã, à tarde ou simplesmente para acompanhar uma conversa entre amigos, o café arrebata os corações brasileiros e movimenta a economia do país. Por isso, é uma ótima forma de ganhar dinheiro. Se você deseja empreender e não tem ideia no que investir, precisa saber como abrir uma cafeteria e o quanto esse negócio é promissor.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), entre novembro de 2021 e outubro de 2022, os brasileiros consumiram cerca de 21,3 milhões de sacas de café. Além disso, o Brasil é o segundo país do mundo que mais consome a bebida ― perde apenas para os Estados Unidos.
Portanto, não há dúvidas de que esse mercado está favorável e uma boa aposta para você se tornar um empreendedor bem-sucedido. Mas, como qualquer negócio, existem aspectos importantes, como planejamento e estratégias para dar certo.
Quer saber o que precisa para abrir uma cafeteria? Neste conteúdo, confira um guia completo com os equipamentos necessários, documentação, custo e dicas essenciais para driblar a concorrência e se consolidar no mercado. Acompanhe!
O que você verá no artigo:
Quais são os principais equipamentos para montar uma cafeteria?
Para montar uma cafeteria, é necessário comprar alguns itens, mas dependendo do valor disponível em caixa, você pode alugar ou adquirir seminovos, por exemplo. Abaixo confira uma lista básica de equipamentos e utensílios para abrir o seu negócio:
Equipamentos
- Freezer e geladeira;
- Moinho e máquina de café;
- Liquidificador e espremedor de frutas;
- Fogão e forno;
- Coifa;
- Forno micro-ondas;
- Estufa para salgados;
- Filtro de água;
- Vitrine de doces;
- Mesas e cadeiras;
- Balcão para atendimento;
- Computador e caixa registradora.
Utensílios
- Copos de água;
- Copos para bebidas quentes e frias;
- Embalagens para alimentos;
- Talheres, taças e xícaras;
- Jarras e mexedores;
- Pratos para salgados e sobremesas.
Cada item dessa lista desempenha um papel fundamental no funcionamento da sua cafeteria. Comece com o básico e, conforme seu negócio evoluir, invista em equipamentos mais modernos para promover agilidade do seu serviço. Assim, você oferecerá um atendimento rápido e de qualidade para seus clientes.
Quanto custa abrir uma cafeteria?
O valor varia conforme uma série de fatores, como a localização e a estrutura do estabelecimento, bem como os tipos de equipamentos e a quantidade de funcionários. Se for uma cafeteria pequena, por exemplo, custa cerca de R$ 25 mil, enquanto um espaço maior e incrementado, em torno de R$ 80 mil.
Contudo, é preciso considerar outros aspectos, como:
- reforma e decoração da cafeteria;
- despesas básicas com água, luz, telefone e internet;
- aluguel do imóvel;
- gastos com impostos;
- gastos com matéria-prima;
- compra de produtos de limpeza;
- investimento com marketing para divulgar o negócio.
O que precisa para abrir uma cafeteria?
A primeira etapa importante de como abrir uma cafeteria é reunir os documentos necessários para regularizar o negócio em termos legais e jurídicos. Ou seja, é necessário registrar o estabelecimento e conseguir a licença de funcionamento junto aos órgãos responsáveis do estado e/ou município.
Veja a seguir.
Documentos necessários
- CNPJ (MEI ou outro);
- IPTU do imóvel;
- Espelho do IRPF;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Contrato de compra ou locação;
- Alvará de funcionamento.
Esses são só os documentos essenciais para abrir o seu negócio e, dependendo do estado e município onde o estabelecimento funcionará, será preciso documentos complementares.
Registro do negócio
Ao abrir o CNPJ da cafeteria, é preciso registrar a atividade conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE. Em geral, corresponde ao código código 5611-2/03 (lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares).
Ainda é fundamental definir o porte da empresa de acordo com o faturamento bruto:
- Microempreendedor Individual (MEI): o faturamento da empresa é de no máximo R$ 81 mil por ano, além de não permitir que o empreendedor seja titular ou sócio de outra empresa;
- Microempresa (ME): essa modalidade permite sócios e empresários individuais, e a receita anual deve ser de até R$ 360 mil;
- Empresa de Pequeno Porte (EPP): indicado para empresas com faturamento anual de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões. Acima desse teto, são classificadas como médias e grandes empresas.
- Veja também alguns assuntos importantes para a sua cafeteria:
Como saber se uma marca já existe? Aprenda a pesquisar! - Nome para cafeteria: 40 ideias criativas para atrair clientes
Licenças de funcionamento
Para o estabelecimento funcionar é preciso cumprir as normas locais no que diz respeito à segurança de todas as pessoas que circulam no ambiente. Portanto para abrir sua cafeteria você precisa de:
- alvará de funcionamento;
- auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
- licença sanitária (CMVS).
Alguns municípios ainda solicitam a licença ambiental ― um documento de gestão pública que controla atividades que impactam o meio ambiente. Para saber se será necessário, consulte a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).
Como abrir uma cafeteria e se consolidar no mercado?
Com as melhores estratégias, você aprende como abrir uma cafeteria e se destacar no mercado, então:
- planeja-se;
- conheça seu público-alvo:
- escolha o ponto comercial adequado;
- encontre bons fornecedores;
- treine sua equipe;
- divulgue o seu negócio;
A seguir, entenda melhor cada estratégia.
Planeja-se
Parece óbvio, mas o planejamento é o ponto de partida para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, como conhecer os desafios que terá pela frente se você não colocar na ponta do lápis o que precisa para abrir uma cafeteria?
Então faça uma lista com os gastos com luz, água, telefone e internet. Essas despesas são mensais, portanto separe um valor médio para não perder o controle financeiro. Também é necessário comprar os equipamentos e pensar na quantidade de funcionários.
Além disso, reformas são importantes para adequar o estabelecimento às regras locais. Desse modo, calcule uma quantia aproximada e a reserve para aplicar quando chegar a hora.
Conheça seu público-alvo
Conhecer o público-alvo vai além de vender produtos específicos para um determinado grupo. Essa estratégia é essencial para identificar oportunidades e direcionar ações para atrair e fidelizar clientes.
O comportamento do consumidor muda sempre, independentemente da idade. Então é preciso observar seus desejos e necessidades para surpreendê-los. Um exemplo, é a cafeteria Starbucks que oferece um ambiente aconchegante para quem gosta de trabalhar enquanto bebe um bom café.
Escolha o ponto comercial
Além de escolher um imóvel bem localizado, próximo a escritórios, escolas, hospitais e outros estabelecimentos, é preciso considerar se o local oferece:
- instalações hidráulicas e elétricas adequadas;
- salão espaçoso para mesas e cadeiras;
- cozinha para preparar os alimentos;
- espaço para escritório;
- depósito para produtos de limpeza e insumos;
- sanitários para clientes e funcionários.
Outra forma de como abrir uma cafeteria e não ter prejuízo é verificar a estrutura do imóvel. Se estiver deteriorado com vazamentos, por exemplo, você gastará mais com reformas. Então não deixe de avaliar essa questão.
Mobílie a cafeteria
A estética de um estabelecimento é o seu cartão de visita e atrai novos clientes, por isso, invista em mesas e cadeiras de qualidade que ofereçam conforto. Ainda mais se você quiser transformar a sua cafeteria em um espaço de encontros, estudos e reuniões profissionais.
Além disso, é fundamental escolher a mobília conforme a personalidade do local e escolher as cores que remetem à identidade da sua marca. As cafeterias, bares e restaurantes temáticos, por exemplo, são fortes tendências, então defina o estilo com base no seu público-alvo.
Encontre bons fornecedores
Os insumos devem ser de qualidade e atender às normas de higiene, conservação e segurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ― Anvisa. Uma dica de ouro para encontrar bons fornecedores é conversar com pessoas do ramo e pedir indicações.
Outra possibilidade é fazer pesquisas on-line e conferir a reputação dos fornecedores, pois existem atacados especializados que vendem produtos de qualidade e acessíveis. A partir de então, você analisa outras questões, como prazo de entrega e condições de pagamento que melhor se encaixem à sua realidade.
Acompanhe as tendências
As tendências vêm e vão e são um termômetro para aquecer o seu negócio. Além dos cafés tradicionais, outras opções podem agradar seus clientes, como:
- café gourmet: a bebida é composta por grãos de alta qualidade 100% puros que trazem um sabor semelhante ao mel, chocolate e caramelo;
- café gelado: a mistura de sorvetes e milkshakes é uma boa aposta, especialmente nos dias mais quentes do ano. Assim, é uma boa alternativa para os amantes de café se refrescarem;
- café sustentável: os produtores valorizam todas as etapas do processo de produção do café a fim de reduzir os impactos ambientais. Então atrai pessoas engajadas com a sustentabilidade que querem mudar hábitos de consumo;
- café incrementado: seja com anis-estrelado ou com doce de leite, o café com outros ingredientes podem alcançar pessoas com paladar apurado que gostam de diversificar o cardápio.
Essas são só algumas sugestões, então inclua novidades gradativamente ao menu e observe se os clientes respondem positivamente. O importante é sempre acompanhar o que há de novo no mercado para não ficar para trás.
Varie o cardápio
Não é porque é uma cafeteria que você precisa só oferecer cafés, não é mesmo? Então amplie as possibilidades e traga opções de bebidas e alimentos para seus clientes. As bebidas quentes, como cappuccino e chocolate com chantilly são boas alternativas.
Já as geladas, como chás gelados, sucos e refrigerantes costumam agradar, afinal, muitas pessoas não gostam de café, mas acompanham quem gosta. Portanto, também é uma forma de agradá-las e faturar.
Para acompanhar as bebidas, invista em salgados, como torta, pastel, esfirra e quibe. Mas não se esqueça dos amantes de doces e ofereça pudins, tortas, cupcakes e bolos. O cardápio depende da aceitação do público, então é importante entender suas preferências para atender seus gostos.
Invista em divulgação
A divulgação é uma ferramenta poderosa para atrair clientes para a sua cafeteria e manter o negócio a pleno vapor. Então, para as pessoas conhecerem o seu estabelecimento, explore estratégias:
- use as redes sociais: crie um perfil no Instagram, poste vídeos e fotos de qualidade para mostrar os produtos que você vende. Além disso, apresente a cafeteria para as pessoas, pois muitas vezes, as imagens do espaço desperta o desejo de conhecê-lo;
- crie conteúdos para blog: os blogs são boas táticas de comunicação para se aproximar do seu público, responder suas dúvidas e entender suas necessidades. Então produza conteúdos relevantes para estabelecer credibilidade e ampliar o alcance;
- monte um site: criar um site responsivo e otimizado para SEO ajuda o público a encontrar seu negócio por meio de palavras-chave. A partir de então, potenciais clientes surgem para convertê-los e fidelizá-los;
- divulgue no Google Meu Negócio: a plataforma mostra estabelecimentos próximos à localização de quem está buscando. Então faça seu cadastro e insira informações, como endereço, telefone, fotos da cafeteria e avaliações para atrair o público.
Treine sua equipe
Segundo a CX Trends 2023, para garantir uma boa experiência de compra, é essencial oferecer suporte aos clientes em qualquer situação. Uma equipe treinada se comunica de forma clara e eficaz com os clientes, compreende suas necessidades e transmite as informações de maneira precisa, o que contribui para a satisfação geral.
Então, invista em treinamentos para ensinar sua equipe a construir um bom relacionamento com seu público. Além disso, é importante que os colaboradores sejam gentis e demonstrem proatividade com uma abordagem convidativa para encantar os clientes.
Como abrir uma cafeteria pequena?
O processo é semelhante ao de uma cafeteria grande, a diferença está no valor do investimento inicial que é menor, mas também envolve aspectos, como:
- pesquisa de mercado;
- escolha do ponto comercial;
- regularização de documentos;
- alvará de funcionamento;
- compra de equipamentos e utensílios;
- escolha do cardápio;
- estratégias de divulgação do estabelecimento.
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Se você está começando, não sabe como abrir uma cafeteria e lidar com a parte de gestão, é fundamental contar com uma plataforma para cafeteria segura e intuitiva. O ERP Bling, por exemplo, oferece funcionalidades úteis que otimizam vários processos, como:
- gestão financeira integrada;
- emissão de nota fiscal de forma prática e automatizada;
- frente de caixa com controle de entrada e saída de estoque, como produtos, insumos e matérias-primas;
- cadastro de clientes e fornecedores;
- suporte por chat ou telefone.
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