Os supermercados não são as únicas opções para os clientes. Na verdade, segundo a pesquisa Digitalizando o Pequeno Varejo 2022, 46% dos consumidores brasileiros frequentam mercadinhos todos os dias. Já que 92% planejam manter ou aumentar as compras, saber como abrir uma mercearia é uma oportunidade de empreender.
Para ter sucesso nessa tarefa, entretanto, é preciso ter clareza sobre os passos necessários. As etapas incluem desde a atenção com as questões burocráticas e organização do ambiente até a definição de uma boa estratégia de gestão do negócio.
Nesta leitura, você encontra as principais dicas que mostram como montar uma mercearia e aproveitar esse comportamento do público!
O que você verá no artigo:
Como montar uma mercearia?
Abrir uma mercearia envolve uma série de passos essenciais, desde a burocracia para formalizar o negócio até o planejamento estratégico. Veja quais são os passos mais importantes:
- defina o formato jurídico ideal, com base nas suas necessidades;
- faça o registro na Junta Comercial para formalizar a existência do negócio;
- obtenha o CNPJ ao fazer o cadastro na Receita Federal;
- obtenha o alvará de funcionamento junto à prefeitura;
- consiga a licença sanitária para operar;
- planeje o negócio, o que inclui diferenciais, público-alvo e forma de operação;
- encontre, alugue e prepare o ponto comercial adequado;
- invista em equipamentos para o bom funcionamento;
- contrate um sistema que facilite a gestão, como o Bling.
O que uma mercearia precisa ter?
Para funcionar de modo eficiente, a mercearia precisa ter uma estrutura adequada para atender às necessidades operacionais e dos clientes. Veja o que não pode faltar no estabelecimento!
Equipamentos básicos
Os equipamentos básicos garantem a exposição adequada dos produtos e contribuem para a experiência geral dos clientes. Entre os principais itens para considerar, estão:
- prateleiras bem organizadas;
- freezers e geladeiras;
- balcões de atendimento;
- balança;
- cestas de compras;
- caixa registradora;
- computador.
Produtos para a venda
Também é preciso planejar os produtos que estarão à venda na mercearia. A decisão depende de uma avaliação da demanda do público e também deve ser focada em oferecer variedade e qualidade para os clientes.
Veja o que incluir:
- alimentos básicos não-perecíveis, como arroz, feijão e macarrão;
- bebidas, como água, sucos e refrigerantes;
- produtos frescos e perecíveis, como frutas e vegetais;
- produtos resfriados ou congelados, como carnes e laticínios;
- itens de higiene pessoal, como pasta de dentes e sabonetes;
- produtos de limpeza, como detergentes e desinfetantes.
Ambiente adequado
Outra preocupação deve ser o ambiente físico da mercearia. É indispensável que o local seja organizado e limpo, o que garante a segurança e a boa experiência do público em todos os momentos.
Também vale a pena se preocupar com questões como iluminação e até a climatização. Um bom sistema de ventilação ajuda a proteger os alimentos perecíveis e garante mais conforto para o público na realização das compras.
Soluções de pagamento e gestão
Ao pensar na questão da gestão, a mercearia precisa ter uma boa estrutura de pagamento, o que inclui ter máquinas de cartão de crédito e débito em operação no ponto de vendas. Dessa forma, os clientes podem escolher como desejam fazer o pagamento.
Também é importante ter soluções de tecnologia para gerenciar o negócio. Com um sistema de gestão completo fica fácil controlar as vendas, o estoque e outras informações essenciais para tomar boas decisões.
O que precisa para abrir uma mercearia?
Para saber como abrir uma mercearia também é essencial considerar a parte burocrática. Há diversas regras que você precisa cumprir para o negócio funcionar de forma regularizada, como manda a lei.
A seguir, veja o que precisa para abrir uma mercearia com todas as questões legais adequadas!
Escolha do formato jurídico
Antes de buscar a documentação é importante começar pelo entendimento do formato jurídico. O enquadramento influencia o pagamento de impostos e o cumprimento de obrigações, então vale a pena ter atenção nesse momento.
Se a ideia for ter, no máximo, um funcionário, é possível escolher o modelo de Microempreendedor Individual (MEI). Outras opções são abrir uma microempresa (ME), o que pode fazer sentido se você espera ter um crescimento maior desde o começo.
Ainda, é necessário escolher o regime de tributação, que varia entre Simples Nacional, lucro real e lucro presumido. Cada um tem pontos positivos e negativos, e o melhor é avaliar a alternativa ideal com a ajuda de um profissional de contabilidade.
Registro na Junta Comercial
Para dar início à abertura da empresa você deve fazer o registro da mercearia na Junta Comercial do seu estado. Esse é um passo essencial para formalizar a existência do negócio e serve, inclusive, para verificar se é possível usar o nome desejado.
Quanto à documentação, é preciso apresentar os seus documentos pessoais de identificação e, se aplicável, o contrato social da mercearia. Se você for abrir o negócio com um sócio, por exemplo, o registro exige a documentação de amos e o contrato de criação do negócio.
Obtenção do CNPJ
Após fazer o registro na Junta Comercial, você pode seguir para a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Essa etapa deve ser feita junto à Receita Federal e serve para criar um número de identificação único para o seu negócio, como é o CPF.
O pedido pode ser feito tanto pelo site da Receita quanto em um dos postos físicos da entidade. Além dos documentos pessoais e de identificação, você deve incluir a documentação do negócio e o registro na Junta Comercial.
Alvará de funcionamento
Por se tratar de um negócio físico, ter um alvará de funcionamento faz parte do processo de como montar uma mercearia. A solicitação desse documento ocorre na própria Prefeitura, que realiza uma avaliação do endereço escolhido para aprovar ou não a operação do negócio.
A concessão do alvará de funcionamento também pode depender de algum tipo de inspeção e avaliação do local. Com o documento, você terá a autorização devida para abrir a mercearia no local escolhido.
Como há a venda de produtos alimentícios, é preciso ter licença sanitária. Você deve fazer o pedido na Vigilância Sanitária, que fica responsável por uma inspeção local. Se houver a aprovação, o negócio pode funcionar normalmente.
Inscrições estadual e municipal
Para emitir notas fiscais é comum ter que realizar a inscrição estadual na Secretaria de Fazenda. Nesse caso, é necessário apresentar documentos como o CNPJ e os dados de identificação dos responsáveis do negócio.
A depender da cidade e das regras para esse tipo de negócio, também é preciso realizar a inscrição municipal. Essa etapa pode ser concluída na Prefeitura.
Após seguir esses passos, você terá os principais documentos e autorizações necessários para abrir sua mercearia com total regularidade.
Quanto custa para abrir uma mercearia?
Abrir uma mercearia envolve diversos custos que precisam ser conhecidos e planejados. Com uma estimativa adequada dos gastos, você consegue se preparar financeiramente e evita surpresas desagradáveis no começo da operação.
Quer saber quanto custa para começar um negócio desse tipo? Continue a leitura e descubra!
Custos iniciais
Depois de cuidar de toda a papelada referente à regularização do negócio, um dos primeiros gastos envolve o aluguel do ponto comercial adequado. O preço pode variar bastante, já que depende da localização, do tamanho e da estrutura oferecida.
Em geral, pontos mais movimentados e com localização melhor geram mais oportunidades e têm um aluguel maior. É importante ter a questão em mente para não cometer o erro de escolher um local apenas por ser barato.
Além do custo do aluguel, será preciso realizar reformas ou, no mínimo, algumas mudanças no espaço. Se o ponto comercial não era uma mercearia antes, é comum ter que fazer adaptações visuais, da estrutura e até de segurança e higiene.
De modo geral, os custos iniciais para montar uma mercearia giram em torno de R$ 5 mil a R$ 15 mil. Porém, saiba que essa é apenas uma estimativa e os valores podem variar bastante a depender da sua situação.
Compra de equipamentos
O próximo passo para montar a mercearia envolve a compra dos equipamentos necessários para o funcionamento do negócio. Como você viu, uma mercearia precisa ter prateleiras, balanças, caixa registradora e diversos outros itens.
Certos pontos comerciais já oferecem determinados equipamentos, o que ajuda a economizar. Em outras situações, você precisará comprar ou alugar tudo o que é necessário para o funcionamento da mercearia. Em média, é comum gastar de R$ 10 mil a R$ 20 mil nessa fase.
Estoque inicial
Outro gasto que merece sua atenção é a aquisição do estoque inicial. É com esses produtos que você realizará as primeiras vendas e formará o caixa do negócio. Um estoque variado ajuda a atender a um público maior, mas também é preciso ter cuidado para evitar desperdícios.
O ideal é fazer um estudo do seu público e identificar quais são os produtos adequados para oferecer, entre comidas, bebidas e itens de higiene e limpeza. O custo total depende do tamanho do seu negócio e dos fornecedores, mas costuma variar entre R$ 10 mil e R# 30 mil.
Despesas fixas mensais
Além dos gastos que você já conheceu, é hora de avaliar as despesas fixas mensais. Esses gastos também fazem parte de quanto custa para abrir uma mercearia porque influenciam o orçamento de maneira contínua.
Entre os custos fixos da mercearia, estão:
- aluguel;
- energia elétrica;
- água;
- internet;
- salário dos funcionários, se houver.
Se a mercearia contratar serviços recorrentes, como de segurança patrimonial, os valores também entram nos gastos fixos. O volume depende das características do seu negócio, mas você pode ter como base um valor inicial de R$ 5 mil a R$ 10 mil.
Como montar um mercadinho com pouco dinheiro?
Se você quer empreender, mas não tem uma grande quantia disponível, saber como montar um mercadinho com pouco dinheiro é a melhor alternativa. Com decisões inteligentes, há como economizar e iniciar o negócio da melhor maneira.
A seguir, descubra como abrir uma mercearia de forma econômica!
Considere um ponto comercial alternativo
Se você quiser economizar na hora de montar a mercearia, uma possibilidade é buscar um local que seja mais em conta. Em vez de alugar um ponto na região mais valorizada da cidade, a ideia é encontrar uma alternativa com um preço menor.
Em geral, a redução no aluguel está associada a um local menor ou um pouco mais afastado do fluxo principal de pessoas. Pondere os pontos positivos e negativos para avaliar se faz sentido escolher a alternativa em questão.
Lembre-se também de que esse não precisa ser o seu ponto comercial definitivo. É possível começar em um local menos movimentado — desde que ainda seja prático e tenha fluxo de pessoas — para depois evoluir para outra região.
Economize ao garantir os equipamentos
Como a mercearia precisa ter diversos equipamentos para funcionar, é normal querer comprar todas as opções novas. No entanto, se a ideia for economizar, faz mais sentido buscar itens de segunda mão e em bom estado.
Você pode comprar equipamentos de outro estabelecimento que fechou ou que atualizou sua estrutura, por exemplo.
Vale a pena pesquisar nas redes sociais e mesmo entre os seus contatos. Dessa forma, você reduz o investimento inicial, sem deixar de ter tudo o que o negócio precisa para operar.
Negocie com os fornecedores
A montagem do estoque também pode ser mais barata nesse começo. O truque é negociar com os fornecedores, de modo a conseguir condições melhores para não gastar tanto.
Entre em contato direto com as empresas que fornecem os produtos mais procurados e que farão parte do seu estoque. Aproveite essa oportunidade para compartilhar os planos para o seu negócio e pedir condições mais favoráveis nesse começo.
Também é interessante conferir promoções e eventuais condições como preços reduzidos para compras a partir de determinado volume. Com um bom planejamento em mãos, você poderá montar o estoque com eficiência e economia.
Conte com o Bling para gerenciar a sua mercearia
Ao seguir as dicas apresentadas, você saberá como abrir e montar uma mercearia desde os primeiros passos. Assim, você tem a chance de empreender com a certeza de que o negócio está estruturado corretamente.
Para otimizar a gestão, a tecnologia é a sua grande aliada. Com um ERP, você aumenta as chances de sucesso ao aproveitar funcionalidades como frente de caixa, integração com balanças, controle de estoque e geração de relatórios.
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