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Como administrar uma loja de roupas? Aprenda na prática!

O mercado da moda é uma grande oportunidade de empreendedorismo para quem deseja ser dono do próprio negócio e se consolidar nesse segmento. No entanto, é essencial aprender como administrar uma loja de roupas para manter o investimento próspero. 

Segundo dados do Sebrae, 80% das micro e pequenas empresas fecham antes de completar um ano. Os principais motivos são a falta de planejamento estratégico, financeiro e conhecimento sobre o nicho de atuação. 

Saber como gerenciar uma loja de roupas vai além de entender sobre administração para controlar os recursos financeiros. É preciso adquirir conhecimentos e habilidades que envolvem marketing, recursos humanos, atendimento ao cliente e sistemas de gestão automatizados. 

Neste conteúdo, saiba como administrar uma loja de roupas, quais as vantagens e a importância de investir em um sistema de gerenciamento. Além disso, listamos estratégias infalíveis para a empresa crescer e se destacar no segmento. 

Acompanhe!

8 vantagens de saber como administrar um negócio 

Independentemente se você é um empreendedor em potencial ou deseja ampliar o seu negócio, é importante estar preparado. Uma boa administração envolve desde o controle de estoque da loja de roupas até o atendimento ao cliente, portanto, é essencial conhecer todos os processos. 

Abaixo, confira mais detalhes: 

  1. controle financeiro: reduz os riscos de acumular dívidas que podem causar o fechamento do negócio. Você aprende a monitorar o fluxo de caixa e a aplicar a quantia certa para cada necessidade;
  2. aumenta a lucratividade: otimiza os recursos financeiros, reduz gastos desnecessários e aumenta a receita de uma loja;
  3. minimiza riscos: você toma as decisões com base em análises e dados sólidos. Assim, diminui os riscos de investimentos sem retorno que geram prejuízos;
  4. melhora a qualidade dos produtos: oferece produtos adequados para o perfil do seu público. Desse modo, reduz a quantidade de peças armazenadas por muito tempo no estoque;
  5. mais produtividade: quando você define os processos e tem uma equipe motivada, aumenta consideravelmente a produtividade, o que gera crescimento nas vendas e mais receita para a loja;
  6. fortalece a marca: saber como administrar uma loja de roupas contribui para a construção de uma marca forte e conceituada no mercado;
  7. crescimento sustentável: gerir o seu negócio de forma eficiente é a chave para uma evolução sustentável, pois é possível mantê-lo aquecido ao longo do tempo;
  8. fidelização de clientes: você aprende a identificar as necessidades e as expectativas dos clientes, o que aumenta o nível de satisfação para torná-los fiéis à loja.

Como gerenciar uma loja de roupas? 

Para gerenciar uma loja de roupas é essencial fazer um planejamento, organizar as finanças, fiscalizar os gastos e organizar o estoque. Um meio de otimizar essas funções, é investir em um bom sistema para controle administrativo. 

A seguir, saiba mais e aprenda os passos de como administrar uma loja de roupas.

Faça um planejamento 

Para ter o controle de uma loja de roupas é fundamental estabelecer um caminho e estudar formas de percorrê-lo até chegar ao objetivo. Esse processo envolve três tipos de planejamento e você deve aplicá-los simultaneamente: 

Aproveite e leia: o que é e como fazer o planejamento anual da empresa?

Organize as finanças 

Organizar as finanças de uma loja de roupas é fundamental para não afetar a saúde financeira. Então, controle o fluxo de caixa, registre as entradas e as saídas de dinheiro para ter recursos disponíveis. Desse modo, você investe em novos produtos ou renova o estoque, por exemplo. 

Além disso, assim como em qualquer negócio, a sua loja pode passar por dificuldades e enfrentar períodos de queda nas vendas. Por isso, é importante ter uma reserva financeira para superar momentos de crise e não acumular dívidas. 

Controle de gastos 

Manter os gastos sob controle é um dos meios de administrar uma loja de roupas para garantir sua saúde financeira. Quando você faz uma boa gestão, enfrenta imprevistos com tranquilidade, investe em novas oportunidades de negócio e aumenta a lucratividade. 

Então, elabore um orçamento detalhado e liste gastos fixos, como contas básicas de consumo, aluguel do ponto comercial e salário dos funcionários. Também separe um valor para custear despesas variáveis com manutenção, ações de marketing ou para cobrir gastos emergenciais. 

Organize o estoque 

Gerenciar o estoque de uma loja é um grande desafio e exige muita atenção para controlar a entrada e a saída de produtos. Portanto, separe as peças por categorias conforme o tipo de roupa, tamanho e cores para facilitar a busca e a fiscalização dos itens. 

Após esse procedimento, coloque etiquetas com código de barras para identificar as informações das peças. Depois, é só acomodá-las em prateleiras para encontrá-las com facilidade. 

Invista em um sistema de gestão 

Para monitorar o estoque de forma rápida e prática, conte com um sistema de gestão automatizado, como o do Bling. Assim, você tem acesso a todos os produtos que entram e saem do depósito e acompanha as atualizações sobre a quantidade disponível para vender na loja. 

Um bom sistema ERP também auxilia na administração de outros aspectos do negócio, como gerenciamento de fornecedores, clientes, vendas e pagamentos. 

Saiba mais: o que é um sistema ERP, qual a sua função e como implementar um?

Acompanhe a rotatividade dos produtos 

Uma dica de ouro para organizar o estoque é usar métodos, como a Curva ABC, e classificar os produtos conforme a demanda. Essa estratégia agrupa as peças e mantém a atualização do depósito de forma prática. 

Desse modo, reduz os custos com mercadorias desnecessárias, otimiza as reposições e evita perdas com roupas sem saída. Essas vantagens são de grande utilidade para poupar recursos financeiros. 

Salve os documentos 

Embora seja importante guardar alguns documentos impressos, a tecnologia chegou para ajudar na organização. Além disso, evita o acúmulo de papéis e deixa o escritório da loja arrumado. Então, adote práticas, como: 

Organize o computador da loja 

O computador é um grande aliado na rotina administrativa de qualquer empresa, por isso, é essencial mantê-lo organizado para facilitar a execução das atividades. Portanto, exclua arquivos desnecessários e atualize o software com frequência para não danificar dados importantes. 

Além disso, crie ícones na área de trabalho e nomeie-os para encontrar os documentos necessários com facilidade. Esse procedimento descomplica o trabalho no dia a dia e otimiza o seu tempo.

Estabeleça metas realistas

Estipular metas faz parte da estratégia para alcançar os objetivos, seja de curto ou longo prazo. Essa prática ajuda a manter o foco no que realmente importa para não se perder durante o processo. 

Entretanto, os propósitos precisam ser realistas e condizentes com a realidade do seu negócio. Por exemplo, você deseja aumentar as vendas em até 80% para gerar lucro e, assim, abrir uma filial. 

Então, é essencial estudar um prazo para atingir essa meta com base no faturamento atual e gastos fixos e variáveis que a empresa gera. Uma forma de facilitar essa análise, é mensurar os resultados para traçar as melhores estratégias. 

Tenha disciplina 

Conforme disse o escritor e roteirista americano Truman Capote: “a disciplina é a parte mais importante do sucesso”. Ou seja, sem foco e determinação, é difícil chegar a algum lugar, mesmo com recursos financeiros. 

Às vezes, é normal não ter motivação, ainda mais quando surge alguma dificuldade ou tarefa complicada. Então, planeje as atividades do dia e se proponha a executá-las mesmo sem vontade. Dessa forma, não gera atrasos e o acúmulo de tarefas que dificultam o desenvolvimento do seu negócio.

Faça cursos de capacitação 

Não é necessário ser um expert em administração para gerir uma loja de roupas de pequeno porte. Mas é fundamental se aperfeiçoar e aprender com os erros para aplicar estratégias que funcionam. 

Uma boa recomendação é pesquisar sobre o tema e fazer cursos de aperfeiçoamento. O Sebrae, por exemplo, oferece capacitação para gestão financeira, gestão de pessoas, marketing digital para empreendedor, atendimento ao cliente, entre outros. As aulas são on-line, gratuitas e a instituição oferece certificado de conclusão. 

Treine sua equipe

As tendências de moda mudam o tempo todo e, quem não as acompanha, fica para trás. Portanto, é importante atualizar a sua equipe sobre as peças de roupas que estão em alta para atender às necessidades e preferências do seu público. 

Os colaboradores também precisam aprender sobre técnicas de vendas para abordar os clientes e prestar um bom atendimento. Outra ação importante é avaliar periodicamente o desempenho dos funcionários e dar feedbacks para aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Manter uma equipe alinhada com os objetivos da loja fortalece os relacionamentos e a cultura da empresa.  

Motive sua equipe 

Motivar os colaboradores de uma empresa aumenta a produtividade, traz inovação e deixa o ambiente mais leve. Assim, eles contribuem ativamente com ideias criativas e ações para o desenvolvimento do negócio. 

Além de reconhecer o comprometimento verbalmente, é essencial estabelecer metas individuais e coletivas atingíveis. Quando a equipe alcançar os objetivos, ofereça premiações, como bônus em dinheiro, cestas personalizadas, brindes ou folgas adicionais. 

Como administrar financeiramente uma loja? 

Para ter sucesso na gestão de uma loja, é necessário aprender como administrá-la financeiramente. Com práticas simples, você pode gerenciar melhor os recursos financeiros para evitar problemas e aumentar a possibilidade de extensão do negócio. 

Adote ações, como:

Planejamento orçamentário

Planejar o orçamento é uma forma de como administrar financeiramente uma loja, pois permite prever o fluxo financeiro do negócio em longo prazo. Assim, é possível obter dados sobre a receita, investimentos e despesas para ter uma visão ampla da situação econômica. 

Portanto, estabeleça metas de faturamento e limites para os gastos para evitar surpresas desagradáveis que possam prejudicar a parte financeira da loja. Além disso, esteja preparado para épocas de baixa demanda e mantenha o foco para atingir os objetivos. 

Controle de fluxo de caixa 

Para definir estratégias e tomar as decisões certas, é essencial ter o controle do fluxo de caixa da sua loja. Essa ferramenta de gestão financeira é o termômetro para identificar as transações e avaliar o dinheiro que entra e sai do caixa. Também possibilita apontar tendências financeiras para fazer futuros investimentos. 

Então, sempre mantenha registros diários das vendas, despesas fixas e variáveis. Para facilitar esse processo, conte com um bom sistema ERP, como o do Bling. A plataforma é uma grande aliada para simplificar essas funções e garantir a liquidez do negócio. 

Leia mais: 12 problemas com fluxo de caixa que comprometem a gestão. 

Precifique as peças adequadamente 

A precificação das roupas é um fator muito importante que vai além de estabelecer um valor com base no que a concorrência pratica. Essa ação depende de aspectos do negócio, como economia, administração e custos com estratégias de marketing. 

Também é necessário considerar os gastos com fornecedores, despesas e margem de lucro que deseja ter. Desse modo, coloque tudo na ponta do lápis, avalie o mercado e ajuste os preços para manter a competitividade sem prejudicar a loja. 

Leia mais: Como fazer a precificação de produtos e ter lucro nas vendas?

Crie uma reserva de emergência 

Assim como em qualquer negócio, pode haver momentos críticos e de incerteza. Por isso, é importante ter uma reserva de emergência para não ser necessário recorrer a empréstimos, por exemplo. 

Então, pesquise um meio seguro e rentável para  criar um fundo e salvar sua loja de imprevistos. Entre as opções mais comuns estão: CDBs, caderneta de poupança, Fundos DIE e Tesouro Selic. Avalie as alternativas conforme o seu perfil de empreendedor e as vantagens de cada uma. 

Negocie com fornecedores 

Além de encontrar fornecedores que ofereçam peças de qualidade, é fundamental avaliar o valor dos itens, formas e condições de pagamento. Uma boa maneira de obter vantagens, é negociar as transações para otimizar o dinheiro disponível em caixa. 

Antes de adquirir produtos para o estoque da loja, confira se há desconto com pagamento à vista e pergunte sobre os termos de compra. Por exemplo, se há multas por atraso ou outras condições que possam prejudicar o uso do capital. 

Leia mais: Como fazer a gestão de fornecedores? Traga mais eficiência ao seu negócio

Evite atrasos e multas 

Pagar as contas em atraso dificulta o gerenciamento administrativo de uma empresa, principalmente de pequeno porte. Esse processo pode gerar uma bola de neve e resultar no fechamento da sua loja.

Segundo dados do Serasa Experian, até dezembro de 2023, 6,6 milhões de negócios estavam inadimplentes. Só no setor de comércio, a pesquisa apontou 36,4% de empresas negativadas. Por essa razão, é importante ter um planejamento para pagar as contas em dia e não acumular dívidas.  

7 dicas para uma loja de roupas de sucesso 

Além de aprender como administrar uma loja de roupas, é preciso conhecer estratégias para se destacar no mercado e elevar o nível de satisfação dos clientes. Abaixo, confira dicas valiosas e implemente estratégias que funcionam.

1. Conheça o púbico-alvo 

Conhecer bem os clientes é uma forma de adotar os métodos corretos e oferecer os produtos adequados para atender às suas necessidades. Afinal, se você vender roupas clássicas para um grupo que gosta de peças despojadas, é provável que o negócio fracasse. 

Antes de definir um nicho, faça uma pesquisa de mercado e extraia dados sobre a idade, o gênero, a classe econômica, as preferências e outras características. Para ajudar nesse processo, use ferramentas, como o Google Trends e analise o comportamento dos clientes. A plataforma traz informações conforme os termos que o público usa para pesquisar um produto. 

2. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais, sem dúvidas, são ferramentas poderosas de comunicação, mas também um meio de desenvolver os negócios. Segundo pesquisa Maturidade do Marketing e Vendas, no Brasil, 73% das empresas usam esses canais para atrair clientes.

Então, analise em qual rede social seu público está presente e crie conteúdos relevantes para chamar a atenção. Outra estratégia que se tornou tendência nos últimos anos, é a parceria com influenciadoras digitais para divulgar produtos e aumentar as vendas.

3. Invista em programas de fidelização 

Segundo a Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), 80,9% das pessoas participam de programas de fidelização. Os números demonstram o quanto essa estratégia funciona para manter o público fiel à marca. 

Isso porque as pessoas adoram se sentir especiais e esse sentimento desperta o desejo de compra. Então, ofereça cupons promocionais, cash back, descontos, frete grátis e surpreenda seus clientes. 

4. Aproveite as datas sazonais 

As datas comemorativas, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal, são grandes oportunidades de potencializar as vendas da sua loja. Aproveite essas épocas do ano para lançar promoções, descontos e brindes especiais para as ocasiões. 

No Dia das Mães, por exemplo, você pode montar kits com roupas e acessórios que combinem com as peças para deixar as mamães prontas para comemorar o seu dia. 

Leia mais: como usar datas sazonais para impulsionar o seu negócio nas redes sociais?

5. Monte um espaço agradável  

A aparência é um aspecto essencial para atrair clientes para sua loja de roupas, mas os elementos olfativos e sonoros também despertam o interesse. Uma boa dica, é criar uma atmosfera agradável que vai além da decoração do espaço. 

Escolha boas músicas conforme os gostos do seu público-alvo para melhorar a experiência dos clientes e aumentar o tempo de permanência na sua loja. 

6. Aposte no marketing digital 

As estratégias de marketing digital são poderosas ferramentas para ocupar um lugar de destaque e se sobressair no segmento da moda. Afinal, é necessário promover o seu negócio para que as pessoas o conheçam, não é mesmo? 

Uma das formas mais eficientes é criar conteúdos de valor e postar imagens de qualidade para mostrar os produtos da loja. Então, poste materiais interessantes em blogs, sites e redes sociais e alavanque suas vendas. 

Falando em marketing digital, você sabe como otimizar as descrições de suas peças para serem encontradas mais facilmente pelos consumidores?

Veja mais em: Descrição de produtos para e-commerce – técnicas para vender mais!

7. Invista em uma plataforma de e-commerce 

Além de uma loja física, é fundamental vender suas roupas on-line, já que é uma tendência forte no comércio atual. Se você montou seu negócio recentemente e dispõe de pouco capital de investimentos, exponha as peças em plataformas, como a Shopee e a Shein. 

Para te ajudar, confira nossos e-books gratuitos com um guia completo para começar agora mesmo: 

Conte com o Bling para gerenciar o seu negócio!

Agora que você já sabe como administrar uma loja de roupas, é essencial ter um sistema ERP seguro e intuitivo para ajudá-lo. A plataforma do Bling, por exemplo, auxilia lojas físicas e on-line a automatizar processos para simplificar a sua vida. 

A ferramentas traz vantagens, como: 

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