Saber como aumentar as vendas é um dos objetivos mais importantes de todo empreendedor, independentemente do seu segmento de mercado. Isso porque, para a maioria dos negócios, as vendas são o verdadeiro motor do crescimento no médio e longo prazo.
Nem sempre, no entanto, as estratégias que levam um negócio ao sucesso nas vendas são óbvias.
São muitas as variáveis que impactam o número de vendas feitas por mês – desde o planejamento até as ferramentas contratadas pelos times de marketing e atendimento ao consumidor.
Por isso, neste artigo, nosso objetivo é te mostrar como aumentar as vendas de forma sustentável, fazendo ajustes nas mais diversas áreas da sua empresa. Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença, acredite.
Vamos começar?
O que você verá no artigo:
Por que entender como aumentar as vendas é importante?
Entender como aumentar as vendas é um fator essencial para qualquer empresa, sobretudo aquelas que vendem no comércio eletrônico.
Com o avanço da tecnologia e a popularização do e-commerce, a concorrência entre as empresas do setor aumenta ano após ano. Apenas em 2022, a quantidade total de lojas online no Brasil chegou a 1,6 milhão, um número recorde, que representa um crescimento de 6,19% em relação ao ano anterior.
Esses dados foram publicados na 8ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita pela BigDataCorp, em parceria com o PayPal Nesse cenário, é fundamental que a loja virtual tenha estratégias bem definidas para atrair e reter clientes, o que só é possível se souber como aumentar as vendas.
Além disso, a busca por construir um negócio lucrativo no longo prazo é outro motivo pelo qual entender como aumentar as vendas é importante. O sucesso de uma loja virtual está diretamente relacionado à sua capacidade de gerar receita e lucro. E aumentar as vendas é uma maneira efetiva de atingir esse objetivo.
No fim das contas, quanto mais produtos são vendidos, maior é o faturamento da empresa. Dessa forma, a loja virtual pode investir em melhorias em sua plataforma, produtos, marketing e logística, o que aumentará ainda mais as vendas no futuro.
Por fim, entender como aumentar as vendas é crucial para manter a saúde financeira da empresa. Uma loja virtual que não consegue vender o suficiente para cobrir seus custos operacionais e gerar lucro está fadada ao fracasso.
Por isso, é fundamental que a empresa invista em estratégias que aumentem suas vendas, a fim de garantir a sustentabilidade do negócio. Com isso, a loja virtual poderá crescer e se consolidar no mercado, além de oferecer produtos e serviços de qualidade aos seus clientes.
10 dicas importantes para lojas virtuais aumentarem as vendas
Seja você um empreendedor experiente, ou alguém que apenas está começando no mundo das vendas virtuais, é importante estar atento aos diversos aspectos que podem impactar a sua venda.
Neste tópico, vamos explorar os 10 principais pontos que podem ajudá-lo a alcançar o tão sonhado aumento nas vendas.
Desde a importância do planejamento e da definição do público-alvo até a fidelização de clientes e o acompanhamento constante das métricas, você encontrará informações valiosas que poderão auxiliá-lo no caminho rumo ao sucesso.
Então, continue lendo e descubra como aplicar cada um desses pontos em seu negócio…
1. Não negligencie o planejamento
O planejamento é um elemento essencial para uma empresa que deseja aumentar suas vendas, especialmente para aquelas que vendem online – um ambiente altamente competitivo e dinâmico.
O processo de planejamento envolve a identificação de metas claras, a elaboração de estratégias para alcançá-las e a definição de recursos necessários para executá-las. Isso permite que a empresa tenha uma visão clara do que é necessário para crescer e se desenvolver, além de orientar suas ações para o alcance desses objetivos.
É preciso identificar as oportunidades de mercado, entender o comportamento dos consumidores e definir a melhor forma de promover seus produtos e serviços.
O planejamento também ajuda a otimizar os recursos da empresa, evitando investimentos desnecessários e direcionando esforços – humanos e financeiros – para as áreas mais estratégicas.
Dessa forma, o planejamento se torna um elemento crucial para o sucesso de uma loja virtual, permitindo que ela cresça de forma sustentável e se torne competitiva no mercado.
2. Conheça o seu público
Antes mesmo de criar campanhas ou investir em ferramentas, você deve saber quem é o seu público-alvo. E isso inclui conhecer os seus padrões de consumo e comunicação. Essa é, realmente, a chave para gerar identificação e vender mais.
É preciso entender as necessidades, desejos e expectativas dos clientes em potencial para oferecer soluções que atendam às suas demandas. Saber quem são os consumidores que se interessam pelo seu produto ou serviço, como eles se comportam, quais são seus hábitos de consumo, entre outros aspectos, é essencial para criar um plano de marketing direcionado e personalizado.
Com esse conhecimento, é possível criar mensagens publicitárias, campanhas de marketing e até mesmo ajustar o próprio produto ou serviço para atender às necessidades do seu público, aumentando as chances de sucesso no mercado.
O conceito de “persona” no marketing está diretamente relacionado a essa ideia, pois trata-se da criação de um perfil semi fictício do cliente ideal de determinado produto ou serviço. A persona é uma representação detalhada do público-alvo, com características como idade, gênero, profissão, interesses, valores e necessidades.
Ela serve como uma ferramenta importante para a criação de estratégias de marketing personalizadas, pois ajuda a compreender melhor quem é o público que se deseja atingir, seus comportamentos e motivações.
Se você precisa de uma ajuda extra para criar a persona do seu negócio, o Mapa da Empatia criado pelo Ecommerce na Prática pode ajudar. Faça o download gratuito agora!
3. Invista em estratégias de venda adequadas para a persona
Criar uma estratégia de venda adequada para a persona do negócio é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, quando a abordagem de vendas é personalizada e focada nas necessidades e desejos do cliente, as chances de conversão são maiores.
Existem diversas estratégias de venda que podem ser implementadas, cada uma com seus benefícios e objetivos específicos.
Vamos falar sobre algumas delas agora…
Up sell
O up sell é uma técnica de vendas na qual a loja oferece um produto ou serviço mais completo do que aquele que o cliente estava procurando inicialmente. O objetivo é fazer com que o cliente perceba que existem opções que trazem mais benefícios, ainda que elas requeiram um investimento maior.
Aqui, a ideia não é “empurrar” um produto a qualquer custo, mas sim entender quais serviços ou itens melhor atendem às necessidades do cliente em potencial. O up sell é uma estratégia eficiente para aumentar o ticket médio e maximizar os lucros da empresa.
Cross sell
Já o cross sell é uma estratégia que consiste em oferecer produtos complementares ao que o cliente já está comprando. Por exemplo, se um cliente está comprando um smartphone, pode ser oferecida uma capa ou película protetora. Essa técnica é útil para aumentar o valor total da venda e satisfazer as necessidades do cliente de forma mais completa.
No final das contas, o objetivo dessa estratégia é gerar uma fidelização maior do cliente, mostrando que a sua empresa oferece soluções de ponta a ponta.
Down sell
O down sell é uma outra estratégia de vendas interessante, que pode ser utilizada em situações em que o cliente não tem interesse ou condições financeiras para comprar um produto ou serviço mais caro.
Nesse caso, o seu papel é oferecer uma opção mais simples e econômica que atende às necessidades do cliente. Oferecer um produto mais barato pode parecer contraprodutivo, mas essa estratégia é útil para não perder a venda e manter um relacionamento com o cliente.
Programa de indicação
O programa de indicação é uma estratégia que tem como objetivo incentivar os clientes a indicarem a empresa para outras pessoas. Em troca, o cliente pode receber descontos ou benefícios especiais. Essa técnica é eficiente para aumentar o número de clientes e criar uma rede de indicações positivas.
Marketing de afiliados
O marketing de afiliados é um outro tipo de estratégia que tem como objetivo aumentar as vendas por meio de parcerias com outros sites ou empresas.
Nessa técnica, a empresa oferece uma comissão para outros sites ou empresas que promovem seus produtos ou serviços. É uma maneira eficiente de aumentar a exposição da marca e ampliar o alcance da empresa. Grandes empresas do e-commerce, hoje, trabalham com o marketing de afiliados. A Shein é uma delas. Você pode entender mais sobre o programa de afiliados Shein aqui.
Cupons de desconto
Por último, mas não menos importante… o cupom de desconto é uma estratégia clássica de vendas que consiste em oferecer descontos especiais para os clientes.
Essa técnica é eficiente para atrair novos clientes e incentivar as compras. Além disso, os cupons de desconto também podem ser utilizados para fidelizar clientes e aumentar a recorrência de compras.
Em resumo, criar uma estratégia de venda adequada para a persona do negócio é fundamental para o sucesso da empresa. As estratégias de up sell, cross sell, down sell, programa de indicação, marketing de afiliados e cupom de desconto podem ser utilizadas de forma complementar para maximizar os resultados e atender às necessidades dos clientes de forma mais eficiente.
4. Não tenha medo de investir em marketing
Muitas empresas têm o seu crescimento limitado porque as pessoas por trás de sua gestão têm medo de investir em iniciativas de marketing. O que precisamos entender, de uma vez por todas, é que nenhum negócio crescerá – seja em vendas, alcance ou qualquer outro indicador – sem investimentos.
E, hoje, existem tantas opções de estratégias de marketing com bom retorno financeiro, que não há desculpas para negligenciar esse importante pilar de vendas do negócio.
Algumas das ferramentas que a sua empresa pode usar para aumentar as vendas é o e-mail marketing, o marketing de conteúdo – seja nas redes sociais ou blog, por exemplo – e o remarketing.
5. Humanize o seu atendimento
A humanização do atendimento ao consumidor é uma estratégia fundamental para aumentar as vendas de uma loja online.
Isso porque, com o crescimento do comércio eletrônico – e da oferta de diferentes empresas dentro dele – os consumidores estão cada vez mais preocupados com uma experiência de compra diferenciada e personalizada.
Ao oferecer um atendimento humanizado, a empresa demonstra que se preocupa com as necessidades e expectativas do cliente, gerando um sentimento de confiança e fidelidade.
Precisamos entender que a forma como a empresa trata seus clientes pode influenciar a percepção que eles têm sobre ela, mesmo que isso nada tenha a ver com os produtos ou serviços que ela vende.
Uma percepção positiva pode gerar indicações e recomendações para outras pessoas, o que pode aumentar ainda mais as vendas da loja online. Alguns dos cuidados que a sua empresa pode tomar para humanizar o seu atendimento são:
- Escutar atentamente o cliente;
- Utilizar uma linguagem clara e acessível;
- Ser transparente quanto às informações de produto ou serviço;
- Responder com agilidade;
- Demonstrar empatia na resolução de problemas.
6. Trabalhe os diferenciais do seu produto ou serviço
Para aumentar as vendas no e-commerce, é essencial que os empreendedores mostrem os diferenciais de seus produtos ou serviços. Afinal, os consumidores estão em busca de algo que os diferencie da concorrência e, principalmente, que atenda às suas necessidades e expectativas.
O diferencial da sua empresa pode se concretizar de várias formas diferentes, como um atendimento personalizado, uma qualidade de matéria-prima superior, tempo de entrega mais ágil e por aí vai…
O que importa, no fim das contas, é que você saiba como comunicar esses benefícios. E, para isso, é preciso conhecer bem o público-alvo e entender suas preferências e desejos. Isso pode ser feito através de imagens, descrições detalhadas, depoimentos de clientes satisfeitos, entre outras estratégias de marketing.
Também é essencial que você ressalte os pontos fortes de forma clara e objetiva, utilizando imagens, vídeos ou depoimentos de clientes satisfeitos, por exemplo. Já deu para perceber que, nesse contexto, a descrição dos produtos em seu site de vendas é importantíssima, não é mesmo?
7. Fidelize clientes
Fidelizar clientes é fundamental para aumentar as vendas a longo prazo. Isso porque conquistar novos clientes exige muito mais investimento em campanhas e ações de marketing do que manter os clientes que já estão satisfeitos.
É importante destacar que, além de gerar mais receita, clientes fiéis tendem a indicar a sua marca para outras pessoas, o que pode gerar novas oportunidades de venda.
Essa fidelização pode tomar várias formas, indo desde o atendimento até o preço e a qualidade dos produtos ou serviços.
No fim das contas, é fundamental que a sua empresa esteja sempre em busca de inovar e melhorar a qualidade do que oferece para o mercado, buscando sempre oferecer o que há de melhor.
Dessa forma, você não só conquista a fidelidade dos seus clientes, como também se torna referência no seu segmento, atraindo novos clientes e consolidando um bom número de vendas.
8. Mantenha o controle das finanças
Se tem algo que assusta um dono de e-commerce mais do que um cliente insatisfeito, é uma planilha de finanças mal organizada. Muitas vezes, o desejo de empreender nem sempre é acompanhado pela aptidão para as finanças. E, infelizmente, este é um erro que pode custar caro – literalmente.
Controlar, manualmente, diferentes planilhas de entrada e saída de recursos é uma atividade que não cabe na rotina do empreendedor. É por isso que ferramentas de automação, como o ERP, são muito bem-vindas.
Com um ERP como o Bling, você pode ter uma visão ampla e organizada do fluxo de caixa, gerenciar compras e vendas, emitir notas fiscais e ainda por cima controlar o estoque. Assim, você pode ter mais tranquilidade para focar naquilo que realmente importa: a estratégia de vendas.
Essa é uma ferramenta que pode ser bem aproveitada por e-commerces dos mais variados portes e nichos de mercado.
9. Acompanhe as métricas
Para empreendedores digitais, acompanhar as métricas relacionadas às vendas é um processo fundamental. Ao monitorar esses dados, é possível entender melhor o comportamento do consumidor, identificar pontos de melhoria na experiência de compra e desenvolver estratégias mais eficientes para aumentar as vendas.
As métricas mais importantes a serem monitoradas incluem:
- Número de visitas ao site;
- Taxa de conversão;
- Valor médio de compra;
- Tempo médio de permanência no site;
- Número de carrinhos abandonados.
Com essas informações em mãos, é possível identificar as principais barreiras à conversão e trabalhar para reduzi-las. Além disso, ao analisar os dados de forma regular, é possível acompanhar o desempenho das estratégias de vendas e fazer ajustes quando necessário.
No ambiente competitivo do comércio eletrônico, monitorar as métricas é fundamental para garantir a efetividade das ações de vendas e o sucesso do negócio.
10. Busque conhecimento constante
Como dono de um e-commerce, investir na busca por novas técnicas de venda e na reciclagem de conhecimento constante é essencial para vender mais. O mercado digital está em constante evolução e, por isso, é necessário estar sempre atualizado sobre as tendências, estratégias e ferramentas disponíveis.
Além disso, ao investir em conhecimento, é possível identificar novas oportunidades de negócio e aprimorar as habilidades necessárias para alcançar o sucesso.
Existem diversas formas de investir em conhecimento, como participar de palestras, workshops, mentorias e ler livros e artigos sobre o assunto. Investir em cursos também pode ser uma excelente opção, principalmente quando você tem necessidades específicas para o seu negócio.
Mas, se você busca um acompanhamento de longo prazo, e o acesso a diferentes cursos, por um preço único, a assinatura do Ecommerce na Prática é a melhor alternativa. Nela, você tem acesso a centenas de aulas exclusivas, criadas pelos maiores especialistas do mercado de e-commerce.
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