Com o ambiente de compras online ganhando cada vez mais força, empreendedores de diversas áreas passam a se aventurar nas vendas virtuais devido às oportunidades. Mas para quem inicia a operação online, administrar as diversas tarefas, gerir estoque, produtos, clientes, vendas, emitir notas fiscais para vender online e organizar a logística pode ser também um grande desafio. 

Para vender produtos na internet, o primeiro passo é montar uma loja online. Isso porque os consumidores buscam por opções confiáveis no meio virtual. A estrutura de uma loja bem organizada, faz com que ele se sinta mais confiante em adquirir novos produtos.

Criada a loja virtual e cadastrados os produtos, será possível começar as vendas. Uma das situações com a qual o empreendedor se depara neste momento é a emissão de notas fiscais. Entenda neste artigo como emitir nota fiscal para vender online

Por quê emitir Notas fiscais eletrônicas?

Uma das situações com o qual o empreendedor se depara neste momento é a emissão de notas fiscais, deixando a dúvida: por quê emitir?

O governo no intuito de facilitar e melhorar a fiscalização das empresas, desenvolveu o projeto da nota fiscal eletrônica. Dessa maneira as transações ficam mais simples tanto para os contribuintes quanto para o governo.

Quando emitido pelo software, o documento existe apenas digitalmente e um arquivo de papel, chamado DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica), é geralmente entregue ao cliente.

A nota fiscal é um documento obrigatório. Ela torna o processo de venda e compra de produtos e serviços, mais formal. As informações tributárias estão centralizadas ali, atribuindo a ela validade jurídica, possibilitando que ela seja utilizada para a fiscalização de órgãos governamentais e o recolhimento de impostos.

Após conhecer um pouco mais sobre o documento, entenda a seguir o que é necessário para emitir nota fiscal para vender online:

1) O que eu preciso para emitir nota fiscal eletrônica?

2) Quais dados preencher na NF-e?

3) Como emitir nota fiscal eletrônica para vender online?

1) O que eu preciso para emitir nota fiscal eletrônica?

O primeiro passo para começar a emitir notas fiscais para o seu produto, é cadastrar a sua empresa na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de seu estado. 

O cadastro é necessário para garantir que todos os impostos ICMS, de circulação de produtos e serviços, e outros tributos sejam pagos por meio do órgão.

A nota fiscal é um documento, e por essa razão é necessário que tudo esteja em ordem e todos os cadastros sejam efetuados da forma correta.

Para conseguir fazer a emissão, também é necessário adquirir o certificado digital (e-CNPJ), junto ao Serasa ou outras entidades autorizadas e credenciadas junto ao ICP- Brasil.

O Certificado digital funciona como uma identidade digital. Tanto pessoas quanto empresas passam a ter uma assinatura digital que valida de forma jurídica tudo que é feito por meio de sua utilização. Ele serve para autenticar e assinar documentos de forma remota e totalmente digital. 

Após todas as permissões sejam adquiridas, você precisará preencher alguns dados quando gerar a nota, veja a seguir!

2) Quais dados preencher nota fiscal eletrônica?

A nota fiscal de produtos sempre exigirá as seguintes informações:

  • Informações básicas da empresa: nome fantasia, razão social, CNPJ, endereço, inscrição estadual, municipal entre outros;
  • Informações do destinatário: CPF ou CNPJ do cliente, nome completo e endereço;
  • Identificação do produto: coloque as informações da forma mais detalhada possível, com marca, tamanho, cor, e outras variações;
  • Quantidade: quantos foram vendidos daquele mesmo produto;
  • Peso: líquido e bruto de todos os itens juntos;

Além destas, devem ser adicionadas informações tributárias do produto, como:

  • Origem: nacional, importado e outras sobre de onde o produto vem;
  • Natureza da operação: se trata de uma venda, compra, devolução ou importação;
  • Forma de pagamento: à vista ou parcelado;
  • CFOP: o código de quatro dígitos que define a natureza de circulação do produto;
  • Base de cálculo do ICMS: informar o valor base para o cálculo;
  • Situação tributária: informando o código CST, referente à modalidade de tributação da venda. A retenção de impostos na nota fiscal corresponde aos tributos pagos na venda de algum serviço ou produto ofertado pela empresa.
  • Outros valores: valor do frete, seguros e descontos, por exemplo, apenas quando houver;
  • Valor total: a soma de todos os valores envolvidos na operação.

A emissão de notas com erros podem gerar muita dor de cabeça para o empresário. Por isso é importante contar com um sistema ERP para cadastrar automaticamente produtos, vendas, gerar notas e calcular impostos relacionados. 

3) Como emitir nota fiscal eletrônica?

Para emitir uma nota fiscal eletrônica, basta dispor de um sistema de gestão ERP como o Bling ou um emissor de NF-e. Confira vantagens de cada opção: 

Emissor de NF-e: Existe um emissor gratuito de notas fiscais oferecido pelo Governo, por meio de uma parceria entre Sefaz e Sebrae. Ele é prático e fácil de utilizar, porém serve exclusivamente para emitir as notas. 

Sistema de gestão: Já um sistema de gestão, além de emitir as notas fiscais, também integra os setores do negócio, como estoque, cadastro, envia as notas fiscais diretamente para clientes e também acelera rotinas da empresa, como fluxo de caixa, integrações de venda aos marketplaces entre outros benefícios. 

Com o sistema é importante o cadastro dos produtos ser feito corretamente assim como os impostos relacionados para a gestão do negócio ficar organizada. 

O Bling é um sistema ERP especializado na emissão de notas fiscais de forma fácil e rápida, emitindo as principais modalidades de NF para mais de 600 cidades brasileiras. 

Veja como é prático, são apenas 7 passos para emitir nota fiscal no Bling!.