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Como escolher os produtos para vender online?

Empreendedor pensando, com a mão no queixo, como escolher os produtos para vender online

Definir os produtos para vender no seu e-commerce é um passo muito importante no planejamento da sua loja. E isso vai impactar todo o seu negócio! 

As dúvidas são muitas e bastante comuns. O que vender? Preferir itens com mais saídas, mas que já estão disponíveis no mercado em diversas lojas? Focar em nichos bem segmentados e ganhar em relevância?

Para te ajudar nessa escolha, separamos algumas dicas importantes e que vão te guiar na seleção dos melhores produtos para vender no seu e-commerce

Escolha o seu segmento ou nicho de produtos para vender

Para começar, é preciso que você escolha um segmento no qual vai atuar. E se possível, ou se preferir, em qual nicho, porque quanto mais você se especializar, mais fácil será para conquistar seu espaço. 

É importante não confundir um com o outro. Enquanto o segmento é um recorte mais amplo, o nicho trata de necessidades bem específicas de um público e que ainda não são satisfatoriamente atendidas pelo mercado. 

Quer um exemplo? Existem muitas lojas de roupa na internet. E várias delas vendem camisetas. Este seria um segmento. Mas existem aquelas especializadas em camisetas com estampas divertidas, outras com frases de séries e filmes… Elas não vendem qualquer camiseta. Ou seja, elas atuam diretamente em um tipo de nicho.

Nem toda loja trabalha com um nicho de mercado. Muitas, focam nos segmentos, já que eles são mais abrangentes e atingem mais pessoas. Isso ajuda a aumentar o alcance do seu negócio. E muitas vezes, essas lojas atendem uma gama grande de clientes, inclusive os que têm necessidades específicas. 

Já quem trabalha com um nicho se destaca mais no mercado específico, uma vez que a concorrência é menor, o que, consequentemente, o faz ganhar mais mercado. As lojas de nicho também podem estar presentes em plataformas generalistas, que alcançam um público maior e mais diverso, como um marketplace, por exemplo. Na B2W Marketplace, diversas lojas de nicho conseguem levar seus produtos a mais pessoas devido à sua presença em um canal já consolidado no mercado.

Conheça muito bem o seu público e a sua persona

Outra dica importante é: conheça muito bem o público que quer atingir. O e-commerce de camisetas mencionado acima, sabe muito bem qual é o seu público: jovens, descolados, apaixonados pela cultura pop e geek. Não basta só ter uma ideia de quem serão seus clientes.

Mas é importante que você saiba diferenciar o que é público-alvo e o que é persona. E entenda como os dois são importantes para o seu negócio e como usá-los nas suas estratégias.

O público-alvo é um conceito um pouco mais abrangente do que a persona. Ele é a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir o seu produto. Apesar de ser um bom início para entender com quem você quer falar, hoje já é possível ter informações muito mais ricas do seu público. 

E é aí que entra a persona do seu negócio. Ela é a representação do seu consumidor ideal. Para criá-la, você vai, realmente, construir um personagem, trazendo diversas características. Ela deve ter nome, idade, comportamentos e características profissionais e demográficas. Tudo feito com base em pesquisas realizadas com seus potenciais clientes. Assim, ficará mais fácil direcionar as suas estratégias e esforços. 

Escolha categorias de produtos que você conheça

Trabalhe com produtos com os quais você tenha alguma familiaridade. Esta dica vai fazer toda diferença na hora de administrar e criar estratégias para o seu negócio. Muitas vezes, as pessoas focam apenas no que está na moda ou no que pode gerar muito lucro, mas não entendem do produto, de quem o consome… 

Por exemplo, se você não é muito chegado a esportes aquáticos, tem um certo medo do mar… Tem certeza que vai abrir uma loja de artigos para surf? Será que vai ser fácil se conectar e engajar o seu público? Vai conseguir solucionar os problemas dele da melhor forma?

A familiaridade com o segmento ou o nicho facilita criar uma relação com seu público e a torna mais real porque existe identificação. Ele vai olhar para suas campanhas, para como você vende e vai se ver representado, vai ver sua paixão ali. Também fica mais fácil tirar dúvidas, surpreender, atender expectativas etc…

Atenção aos fornecedores!

Fornecedores são parceiros importantes para o sucesso do seu negócio. Por isso, busque sempre os melhores! Seja no fornecimento do item, na maleabilidade de prazos e valores e no quanto ele consegue suprir as suas necessidades e demandas.

Se você conhecer bem os produtos com os quais vai trabalhar, saberá avaliar a qualidade dos itens que os fornecedores vão te oferecer. E não pesquise apenas sobre preços. Cheque quais são os prazos que eles podem te oferecer, as condições de pagamento, os tipos de negociação…

Você pode encontrá-los fazendo uma busca on-line através do Google ou de catálogos. Foque, também, nos fornecedores locais. Eles têm a vantagem de ter um tempo de entrega e o preço do frete mais barato para o seu negócio. O momento não é propício, mas assim que você puder, frequente as feiras do segmento em que você atua. Elas costumam ter fornecedores variados, em produtos, materiais e preços e de toda parte do Brasil.

Observe a concorrência

Faça uma pesquisa de mercado e veja se já existem muitas lojas vendendo os mesmos produtos que você pensa em comercializar. Se a resposta for sim, entenda o que você pode trazer de diferente para o seu negócio. Quais as vantagens você vai oferecer para o seu cliente? Ou você pode repensar o seu nicho. Que tal começar com produtos com menor oferta no mercado e, consequentemente, menos concorrência?

Também é importante mapear o que o mercado e os competidores estão fazendo para que você possa criar as suas estratégias. Para fazer isso, você pode buscar pelo produto no Google e ver as principais ofertas e conteúdos sobre ele. 

Outras ferramentas interessantes e que podem te ajudar neste mapeamento são o Google Trends e o Think With Google. Ambas gratuitas. Essas ferramentas são essenciais para você entender a demanda de compras do mercado.

Agora ficou mais fácil definir os produtos para vender na internet! E assim que você tiver esta definição, já pode dar o próximo passo e pensar: como eu faço para vender (bem!) na internet? Para isso, indicamos um guia completo, com todas as dicas para começar o seu negócio on-line e dar os primeiros passos no e-commerce. Clique aqui e faça o download do material gratuitamente.

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