Continuar vendendo muito mesmo depois da Black Friday pode ser um desafio para algumas lojas virtuais. Mas, usando planejamento e estratégias bem aplicadas, é possível reter e fidelizar clientes para manter o bom ritmo de vendas mesmo após a Black Friday.
Alguns e-commerces tiram proveito durante a semana que antecede a data ou até mesmo durante todo o mês de novembro para fidelizar clientes.
O período favorece a atração de muitos novos clientes para o negócio, nutrindo e estimulando eles a conquistar novas compras com maior recorrência. É o momento de focar nas estratégias de retenção de clientes.
Com novos consumidores em mãos da Black Friday, é hora de pensar em ações, campanhas e estratégias que possam potencializar a retenção deles e, posteriormente, torná-los fiéis ao seu negócio e continuar vendendo mesmo após a Black Friday.
Se quiser saber como fidelizar clientes obtidos na Black Friday, continue lendo o post!
O que você verá no artigo:
Crie uma boa impressão
O primeiro passo é causar uma boa impressão. Oferecer uma experiência de compra tranquila, simplificada e eficiente é um bom começo. Fazer as entregas dentro do prazo e ter certeza de que que os produtos ou serviços da loja tenham qualidade já são ótimos indicadores para dar início a uma relação de confiança entre o cliente e o negócio.
E para obter um bom desempenho na sua loja virtual, ter uma plataforma de e-commerce completa é um dos pontos essenciais. Ela pode, além de garantir a modernização do seu comércio independente de qual fase ele esteja, ela também pode reduzir gastos.
Crie um relacionamento
Na Black Friday, você deve ter conseguido conquistar alguns novos e-mails para a sua lista de e-mails, sejam eles de assinantes da sua newsletter, compras finalizadas e não finalizadas, landing pages, dentre outros. Desse modo, agora é hora de usá-los para criar um relacionamento com esses usuários, criando uma comunicação mais estreita para depois enviar novas promoções da sua loja. E, com toda certeza, reter seus clientes conquistados deve ser sua prioridade para que seja possível manter contato com aquele cliente e fazer suas estratégias de pós compra.
Ofereça vantagens
O importante é o cliente ver na sua loja a possibilidade de fazer bons negócios. Ao realizar o pós-venda, além de se colocar à disposição no atendimento de qualidade, é necessário oferecer certas vantagens ao cliente, como por exemplo um cupom de desconto para uma nova compra, frete grátis ou um e-book de conteúdo relacionado ao seu produto que foi adquirido.
Atualize o Layout
O layout da loja virtual é uma das partes mais importantes do seu negócio online e deve ser levado à sério na hora de montar seu e-commerce, afinal a parte visual da loja pode afetar sua credibilidade, dar confiança a um provável cliente e, até mesmo, atrair visitantes.
Por isso, é interessante que a sua plataforma ofereça várias opções de temas e cores personalizáveis em sua loja virtual. Por exemplo, na plataforma de e-commerce da iSET há o gestor de temas que torna possível ao lojista salvar o layout atual de sua loja virtual, fazer testes e voltar para o tema anteriormente salvo no momento em que desejar.
Promova um evento
No período da Black Friday ao Natal, o esperado é que as vendas continuem altas, o maior desafio é apenas manter bons motivos de compra nos primeiros meses do ano seguinte. Como o primeiro trimestre geralmente é o mais fraco, vale a pena começar já a pensar em ações especiais de descontos neste período, assim você poderá continuar com boas metas de vendas mesmo nesta época do ano.
Respeite o intervalo de compra do cliente
É raro ver consumidores fazendo novas compras de produtos pouco tempo depois de já terem adquirido outras mercadorias parecidas online. De acordo com o nicho de mercado do produto, o preço e até mesmo o perfil do seu público-alvo, existe um intervalo para que ocorram as recompras.
Assim, é essencial que você perceba qual é a hora certa para se comunicar e interagir com seus consumidores, focando nas suas ações de relacionamento com base nos interesses dos clientes no momento em que eles precisam!
Disponibilize conteúdos gratuitos
Outra dica para fidelizar os clientes que foram obtidos na Black Friday da sua empresa é oferecer conteúdos gratuitos e valiosos. Que tal oferecer um e-book ensinando algumas receitas legais? Ou se você tiver uma loja de moda, que tal oferecer um e-book gratuito com ideias de estilos e combinações de roupas e acessórios da estação?
Você pode divulgar esses materiais através de anúncios ou em suas redes sociais. Por serem gratuitos, têm potencial de gerar um grande volume de leads, desde que sejam segmentados para as personas do seu negócio.
Preze pelo atendimento
Além de oferecer um excelente atendimento em sua loja virtual, é preciso que o contato com os clientes também tenha sempre a qualidade no pós-venda.
Envios incorretos, devoluções, trocas ou mesmo atrasos sempre podem ocorrer. Em situações deste tipo, é normal que os clientes queiram fazer uma comunicação rápida com a loja virtual no canal que possuem mais familiaridade e praticidade.
Então, pensando nisso, não abra mão de canais amplos de atendimento, como telefone, e-mail, chat, redes sociais, dentre outros. Além disso, ter uma equipe preparada para conversar, entender, ajudar e solucionar problemas com agilidade e compromisso junto aos consumidores é fundamental para o sucesso do e-commerce.
Elabore uma estratégia de e-mail marketing
A estratégia de e-mail marketing é perfeita para a fidelização de clientes. O ideal é investir em conteúdo de relacionamento, que seja relevante para as pessoas ao abordar informações sobre a utilização do produto comprado, suas possibilidades ou até mesmo benefícios que podem ser obtidos por meio dele.
Em suas mensagens, também procure não ser muito técnico. Por mais que o e-mail marketing seja automático, invista em uma abordagem humanizada, valorizando os clientes, os agradecendo pela confiança e se colocando à disposição para dúvidas e feedbacks.
Tenha um One Page checkout
O checkout envolve uma série de decisões do consumidor — qual a melhor forma de pagamento, em quantas vezes é possível parcelar, o valor do frete e quais tipos de entrega. Por isso, é importante que o cliente tenha segurança e se sinta confortável. Com um One Page Checkout, a compra ocorre em apenas uma página, com pagamento transparente e muito mais agilidade na finalização da compra. Desse modo, as vendas aumentarão juntamente do sucesso da sua loja virtual! Para saber mais sobre o One Page Checkout da iSET, clique aqui!
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Este artigo foi desenvolvido pela iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa.