O segredo para um negócio dar certo é ter uma base bem estruturada, seguindo passo a passo os processos de abertura, formalização e planejamento. Neste artigo, explicamos as etapas para montar uma loja de ferragens, um setor amplo e que pode ser bem explorado.
O mercado de peças para construção, reforma, fabricação de móveis e equipamentos traz muitas oportunidades.
Por exemplo, é possível se especializar na venda de ferragens para fundação de obras ou trabalhar com um portfólio mais amplo, desde pregos e parafusos até itens de acabamento residencial.
Dependendo da escolha, o público-alvo, os fornecedores, os investimentos e a infraestrutura serão diferentes. Por isso, é essencial planejar a operação desde o começo para fazer uma gestão eficiente dos seus recursos.
Continue lendo o artigo e entenda o que fazer para abrir uma loja de ferragens e ideias de itens para vender em um comércio desse tipo.
Boa leitura!
O que você verá no artigo:
Como abrir uma loja de ferragens e qual o investimento?
O setor de ferragens possibilita empreender em diferentes nichos, atuando no varejo, atacado ou em ambos. Por isso, se você gosta da área, seja pela familiaridade ou pelo interesse em explorar o setor, siga as etapas abaixo para montar seu negócio:
1. Criação do planejamento de negócios
O primeiro passo para montar uma loja de ferragens é criar um planejamento de negócios para o modelo de empreendimento que você deseja ter.
Geralmente, os empreendedores focam no mercado local para atrair e conquistar clientes. Para ser bem-sucedido, é essencial entender qual a demanda na sua cidade e qual o nível de concorrência.
Faça uma pesquisa de mercado, mesmo que informal, levantando quantos negócios existem no mesmo nicho de mercado, o que as pessoas mais procuram e setores pouco explorados.
Assim, você consegue fazer um plano de negócios; um documento que confirma se sua ideia é viável e orienta quais informações buscar para atuar no ramo. Os seguintes pontos devem ser definidos:
- nicho de mercado;
- produtos e serviços do portfólio;
- perfil de clientes;
- concorrentes;
- fornecedores;
- pontos fortes e fracos do negócio;
- objetivos para a nova empresa.
A função do plano é reduzir os riscos e incertezas, criar uma base para a empresa, guiar o caminho a ser seguido e facilitar o alcance dos objetivos definidos.
2. Levantamento do investimento inicial
O segundo passo, após a criação do plano de negócios, é o levantamento do investimento inicial. Porém, não se trata apenas de definir um número.
É necessário fazer um planejamento financeiro completo para tirar a empresa do papel e ter capital de giro para operar nos primeiros meses/ano.
Segundo o Sebrae, no guia de orientação para montar uma loja de ferragens, a previsão de investimento para um estabelecimento de 100 m2 é de R$ 120 mil, valor que engloba reformas no imóvel, compra de estoque inicial, itens de escritório, comunicação, segurança e capital de giro.
O valor varia conforme o porte, tamanho da operação e, claro, do montante que você tem disponível ou pode levantar sem comprometer a saúde financeira da empresa.
3. Formalização do negócio
Após a realização dos planejamentos iniciais, você concluiu que tem uma boa oportunidade no mercado e recursos financeiros e estratégicos para operar? Então, a próxima etapa para montar uma loja de ferragens é a formalização do negócio.
Para abrir a empresa, é recomendado ter o suporte de um contador para enquadrá-la no regime tributário adequado, fazer os atos constitutivos e preencher os relatórios para obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ.
Para formalizar um estabelecimento comercial, é necessário fazer o registro nos seguintes órgãos:
- Secretaria da Receita Federal (emite o CNPJ);
- Junta Comercial local;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- Prefeitura do município para fazer a consulta de local e requerer o alvará de funcionamento;
- Entidade Sindical Patronal (para recolher a Contribuição Sindical Patronal);
- Caixa Econômica Federal para cadastro no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”
- Corpo de Bombeiros Militar para obter o alvará de liberação.
Outros documentos para formalização são o Documento Básico de Entrada (DBE), emitido no sistema do Coletor Nacional, documentos de identificação pessoal e contrato social. O contador orienta sobre cada documento necessário.
4. Definição do modelo de venda
Com o negócio formalizado, a próxima etapa para montar uma loja de ferragens é definir o modelo de vendas. A venda presencial, em loja física, é a escolha da maioria dos empreendedores.
Se o público-alvo são arquitetos e pequenos construtores, ter um espaço é vantajoso para que os profissionais façam visitas com clientes e vejam a qualidade e os tipos de produtos disponíveis.
A venda para o consumidor final de itens menores, como ferramentas, pregos, parafusos, maçanetas, dobradiças, máquinas, entre outros, pode acontecer tanto na loja física quanto on-line.
Os marketplaces dão alcance nacional às vendas em um primeiro momento, sem precisar investir em um e-commerce próprio. Porém, as vendas digitais podem ser um segundo passo, caso o foco seja o mercado local.
Leia mais >>> Tudo sobre marketplace: dicas, vantagens e como funciona!
5. Escolha dos canais de marketing e atendimento
Os canais de marketing são outra definição estratégica para montar uma loja de ferragens e criar propagandas atrativas para alcançar o público-alvo do negócio.
As redes sociais são canais-chave para o marketing porque ajudam a atrair clientes por meio da criação de conteúdos ricos e divulgação dos produtos e serviços.
O atendimento on-line e profissional pelo WhatsApp também deve ser organizado para facilitar o agendamento de visitas e personalizar o atendimento para cada pessoa, garantindo uma experiência de compra de alto padrão.
O que deve ter em uma loja de ferragens?
A resposta para o que deve ter em uma loja de ferragens é: depende. Isso porque o foco do negócio é o que define o tipo de estoque. Por exemplo, um estabelecimento focado em materiais para pequenos consertos e acabamentos em geral, terá no portfólio:
- pregos;
- parafusos;
- buchas;
- alicates;
- fechaduras;
- dobradiças;
- maçanetas;
- puxadores para cozinha e banheiros;
- martelos;
- serrotes;
- suportes;
- equipamentos de proteção (óculos, luvas, capacetes, etc.);
- máquinas (furadeira, parafusadeira e outros).
Com a lista acima, é possível criar um estoque amplo de produtos. Para direcionar a compra, estude bem o seu mercado, entenda as necessidades do público-alvo e faça uma previsão de demanda dos itens para começar as vendas.
Gerencie sua loja de ferragens com facilidade
Agora que você sabe como montar uma loja de ferragens, a dica final é investir em um sistema de gestão de negócio 100% digital para facilitar o acompanhamento das operações.
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