Ícone do site Blog do Bling

Como participar da Black Friday? Confira dicas valiosas

Tipos de promoção para vender mais

“Como participar da Black Friday?” muitos empresários se perguntam. Tradicional nos Estados Unidos, nos últimos anos a Black Friday tem se mostrado uma excelente ferramenta para alavancar vendas, atrair clientes e ampliar o comércio online também no Brasil. Por isso, confira nossas dicas sobre como participar da ação e vender mais na Black Friday.

A Black Friday

A Black Friday é uma data especial existente nos EUA desde a década de 60, que acompanha o feriado de Ação de Graças, ocorrendo sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Neste dia, são oferecidos megadescontos e queima de estoque, especialmente no e-commerce.

Em 2015, a Black Friday garantiu as maiores vendas do mercado em datas comemorativas, superando até mesmo o Natal, movimentando cerca de R$1,64 bi no mercado virtual, constituindo uma das melhores opções para conquistar clientes e proporcionar a renovação do estoque de peças.

Como participar da Black Friday

Para assegurar o sucesso na Black Friday online sem deixar clientes insatisfeitos e aquecer as vendas do final do ano, preparamos um guia completo com cinco dicas que você deve seguir para garantir o êxito total da sua participação, acompanhe:

1. Cuidado com o estoque

Planejar é a palavra-chave: garanta que seu estoque é suficiente para atender a todos os clientes. Defina antecipadamente quais os produto que terão os descontos e quais serão os seus valores, anunciando apenas aquilo de que dispõe. Coloque descontos mais atrativos para produtos que já estão há mais tempo em estoque, a fim de realizar o rodízio das suas peças.

2. Não deixe seu site sair do ar

Como o cliente é quem vai atrás dos produtos com descontos – e não o contrário – manter o site online durante toda a Black Friday é essencial. Faça com que seu provedor sustente os cliques e visitas a mais, mesmo que tenha que pagar um adicional para tanto.

3. Mostre que você é honesto

Diversas lojas já apresentaram comportamento questionável em edições anteriores e afastaram diversos clientes. É necessário deixar sua integridade à mostra para passar uma imagem confiável. Procure agir rapidamente em caso de problemas, trocas ou devoluções, fidelizando os compradores.

É indicado obter o selo de ética Black Friday Legal, só concedido a quem obedecer aos padrões de qualidade da camara-e.

4. Não tenha o lucro como principal preocupação

Apesar de ser essencial, o lucro não é enfoque pretendido pela Black Friday. Isto porque seu principal objetivo é atrair e fidelizar clientes, garantindo que ele realizem suas compras sempre na sua loja.

5. Facilite o contato com o consumidor

Siga à risca a legislação do comércio eletrônico e assegure a eficiência no contato com o consumidor. A Black Friday ainda é novidade no Brasil e pode vir a gerar dúvidas para o comprador, motivo pelo qual deve se destacar telefones e endereços eletrônicos para contato a todo momento.

Agora que você entendeu como participar da Black Friday ainda neste ano, que tal aproveitar para conferir nossas dicas sobre como empreender na crise?

Sair da versão mobile