O segundo semestre do ano é cheio de datas para aproveitar e contabilizar resultados de vendas.

E o mês de dezembro tem foco total no Natal, que é uma data super especial que as pessoas presenteiam e são presenteadas. O importante é estar com o e-commerce preparado para as vendas e ir anunciando aos poucos, para antecipar os bons negócios. A cada ano, as pessoas tentam se organizar pra não deixar as compras para última hora, portanto, a essa altura do mês o planejamento de vendas e organização do site para o Natal já deve estar totalmente pronto.

Algumas lojas apostam mais nas vendas antecipadas (que compreendem desde o final de novembro e todo o dezembro) do que os dias de véspera, que é uma loucura total! As promoções atrativas, fazem o cliente antecipar as compras e garantir o melhor presente, e claro, também o melhor preço.

No e-commerce, a venda deve ser considerada uma experiência de descobertas, com novidades e promoções atrativas. É sempre importante verificar os prazos de entrega, quando se trata de uma compra com data marcada, para não deixar os clientes insatisfeitos.

A alma do negócio: divulgação

As próprias promoções geradas na Black Friday são uma estratégia para estender a vantagem e garantir ao cliente a compra de Natal, como uma forma de fidelizar quem já consumiu e precisa de mais motivos pra comprar mais na sua loja. Portanto, divulgação é tudo! Por que assim como em outras datas, a competição é grande, e o marketing digital deve estar afiado para chegar no seu público alvo.

Boas apostas são as campanhas de  Facebook Ads e Google Ads, que já são grandes aliados dos e-commerces por permitir a distribuição de conteúdos visuais (principalmente em os anúncios no Instagram), e direcionando anúncios para pessoas que já visitaram seu site anteriormente, tornando fácil a segmentação de quem vai receber seu anúncio.

É a junção das ações de segmentar o público e ter uma oferta atrativa, além da qualidade dos serviços da loja virtual.

A forte presença nas redes sociais nessa época também é fator importantíssimo para impulsionar as vendas, assim como apostar em e-mail marketing, oferecendo cupons de desconto e novidades ao cliente que já é interessado no seu produto.

Outra estratégia que funciona, é criar conteúdos exclusivos para a data, como dicas de presentes e utilidades que vão além do consumo, e que são informativas.

Se o seu produto é um alimento saudável, por exemplo, produza conhecimento e esclareça sobre os benefícios de uma vida mais leve.

O holofote da venda

Diferentemente de pensar apenas no seu cliente, as campanhas de Natal devem ser pensadas para quem quer presentear, e muitas vezes não conhece o produto, mas sabe que o amigo ou familiar sim. É um público novo que está sendo atingido e vale aproveitar a oportunidade. Um exemplo é uma loja de acessórios femininos, que nessa época pode se beneficiar atingindo o público masculino, que procura presentes para as namoradas, amigas e familiares.

Outra estratégia que algumas lojas utilizam é fazer uma seleção de produtos que são fáceis de serem escolhidos como presentes, pela faixa de preço, praticidade e de fácil agrado, oferecendo também uma orientação para quem está em busca de um item e não entende do produto. Montar kits com produtos complementares também é uma categoria que atrai bastante a atenção, por oferecer mais que um item a um preço convidativo. Se a ideia é realmente segmentar, inclusive podem ser criadas abas específicas como ‘Presentes de Natal’, para o cliente ver tudo de uma vez.

A hora da compra

A parte técnica dos produtos também deve estar clara, assim como selos de segurança do site. E faça revisão nos processos de pagamento, para avaliar se é simples e intuitivo para quem está comprando. Para garantir o clima natalino, é interessante deixar o e-commerce com banners alternados, anúncios e até a paleta de cores temáticas. Tudo faz parte da experiência. É importante aproveitar a onda de presentes e terminar o ano com as vendas em alta, para começar 2019 com tudo!

A equipe Bling deseja um Feliz Natal a todos! Negócios prósperos e vidas cheias de boas surpresas. A semana de festas se estende até o ano novo, e já que 2019 já está batendo a porta, nada melhor que estar perto de quem se ama e recarregar as energias para um ano novo de muito sucesso e prosperidade. Boas festas!