Mesmo com tudo que aconteceu, o ano passou voando, né? Por exemplo, o Black Friday 2021 está logo aí e já chegou a hora de preparar sua loja virtual. 

Sim, a antecedência é importante, ainda mais considerando as oportunidades de vendas esperadas pelo comércio eletrônico. Quanto mais preparado você estiver, maiores serão suas chances de estar à frente da concorrência e garantir os melhores resultados. 

Por que a Black Friday é uma grande oportunidade? 

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday marca a largada das compras de fim de ano, um dia após as celebrações de Ações de Graça (tradicional na cultura norte-americana). 

A “importação” da Black Friday caiu bem no comércio brasileiro. Desde 2010 quando começou  a ser adotada por aqui, tem chamado cada vez mais a atenção de lojistas e consumidores. 

Para se ter uma ideia, as vendas de 2020 ultrapassaram R$5,1 bilhões em faturamento, o que significa um crescimento de 31% em relação ao ano anterior. Além disso, o ticket médio aumentou em 5,1% chegando a R$668,70 (Neotrust/Compre&Confie).

E sabe o que mais? O clima próspero nas vendas deve ser ainda maior este ano. Para a Black Friday 2021, a intenção de compra entre os brasileiros aumentou em 29%. E ainda, os canais virtuais de vendas são a preferência da maioria. 

Black Friday 2021

O que os consumidores esperam da Black Friday? 

Conforme a Black Friday tem se tornado mais popular, os consumidores brasileiros foram se tornando mais exigentes com a promoção. Por isso, o lojista que não priorizar também uma boa experiência de compra dificilmente terá sucesso. 

Atualmente, existem diferentes formas de comparar ofertas, assim como não faltam meios de investigar a reputação do vendedor. Em poucos cliques, qualquer pessoa pode descobrir tudo o que precisa para tomar a decisão de seguir ou não com a compra. 

Ter avaliações negativas, nesse sentido, pode afastar potenciais clientes. Assim, fique de olho nas reclamações de clientes e faça as melhorias viáveis para uma loja virtual para o seu público. 

Em 2020, as reclamações na Black Friday chegaram a 140 mil no site Reclame Aqui, com destaque para assuntos como atraso nas entregas, divergências nos valores e propaganda enganosa.

Como preparar sua loja virtual para as vendas?

Bem, sabendo das oportunidades e desafios que envolvem a Black Friday, o próximo passo é iniciar seu planejamento.

Você deve preparar sua oferta, pensar em ações de divulgação e, se possível, realizar melhorias para deixar sua loja preparada. 

Produtos e estoque

Os descontos oferecidos podem ser para uma categoria de produtos, marcas específicas ou até a loja inteira. Tudo depende da estrutura que você possui e do impacto nos seus resultados.

Segundo pesquisa realizada pela Offerwise, para a Black Friday 2021, a procura deve ser maior nas categorias de roupas e acessórios, eletrônicos, celulares e informática. 

Independentemente de estar ou não entre os nichos mais buscados, na hora de escolher quais itens entram na promoção, considere os mais rentáveis para o seu negócio. Até porque sem lucros, você só estará jogando energia fora.  

Como o objetivo é atender a um maior número de pessoas, além de definir quais serão as ofertas, você também precisa organizar o estoque. Tanto em relação ao volume de vendas esperado, como no controle de unidades disponíveis por meio de sistemas de ERPs ou outros. 

Prepare o seu estoque para a Black Friday 2021

Você não quer acabar sem produtos no meio da Black Friday, mas também não dá para lotar o estoque e ficar com mercadorias encalhadas. 

Para as melhores condições, é recomendável buscar fornecedores flexíveis e negociar ao máximo. Portanto não deixe essa conversa para a última hora, pois quanto mais próximo da data, maiores serão as dificuldades de encontrar o parceiro certo.

Descontos 

Depois de escolher as mercadorias que farão parte da promoção, chega a hora de decidir o percentual e os formatos dos descontos da sua loja virtual. Eles podem ser fixos, progressivos e também abranger o frete. 

O segredo é equilibrar o seu faturamento e a redução dos custos para os clientes. Nesse momento, seja realista e honesto. 

Já ouviu falar no termo “Black Fraude”? Não dê brechas para que sua loja seja associada a esse conceito pejorativo. Seja honesto com seu cliente, nada de subir preços intencionalmente para valorizar sua oferta no dia.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), algumas lojas aumentam os valores em até 70% nos 15 primeiros dias de novembro. 

Essa espécie de propaganda enganosa acaba com a sua relação com o cliente. Você não precisa disso, manter uma boa imagem vale bem mais que qualquer lucro imediato. 

Layout 

A exibição da sua loja virtual pesa bastante na decisão dos consumidores. Sem informações claras e completas sobre produtos, assim como imagens de boa qualidade.

Para deixar o clima de Black Friday em destaque, personalize sua loja com temas, categorias e páginas especiais. Planeje quais promoções ou informações relevantes devem ser vistas primeiro pelos visitantes.

Assim, capriche nas imagens, vídeos e demais recursos visuais, afinal o interesse do cliente começa por uma boa apresentação da oferta. 

Mas, lembre-se de manter a estrutura fluida. Inclusive, cuide para que todas as ferramentas estejam em pleno funcionamento, evitando desistências de compras e conquistando novos clientes. 

Marketing

Loja virtual não faz sucesso sem clientes, certo? Logo, é essencial preparar sua estratégia de marketing para a Black Friday. 

Comece pensando quais são as formas de contato que você tem com seus clientes, redes sociais, anúncios, e-mail marketing etc. Esses são lugares bons lugares por onde começar a divulgar suas ofertas. 

Organize suas ações de Marketing para a Black Friday 2021

Devido à concorrência, muitos anúncios são patrocinados nessa época. Por isso, ter uma reserva para investir em mídia paga (como no Google Ads e Facebook/Instagram) é uma boa ideia.

Assim, crie peças atrativas e também pesquise os recursos de marketing disponíveis para integração na sua loja. Com as ferramentas certas, é possível distribuir seus anúncios e controlar a performance deles de forma extremamente prática. 

Atendimento 

Garantir uma jornada de compra tranquila para o cliente faz parte do seu papel como lojista. Dessa forma, ao longo do processo, esteja sempre à disposição para esclarecer dúvidas ou contratempos por meio de canais de atendimento. 

Claro, a principal meta é deixar tudo pronto para evitar problemas na Black Friday. No entanto, alguns imprevistos sempre podem acontecer, ainda mais com muitos pedidos sendo feitos.    

O melhor é prevenir deixando acesso livre para a troca de informações, notificando seu cliente sobre as etapas da compra, além de contar com ferramentas eficientes para entrega e o acompanhamento dos pedidos. 

Praticidade para criar e gerenciar sua loja virtual

Gostou das dicas, mas acha que seria muito difícil colocar em prática? Então, isso depende muito das ferramentas usadas na sua rotina. 

Ao contar com uma plataforma e-commerce, por exemplo, muitas tarefas podem ser descomplicadas. Assim mesmo sem muita experiência ou tempo disponível, nada impede de você obter bons lucros e fazer sua loja virtual crescer.

E não esqueça: a Black Friday 2021 tem tudo para ser sucesso. Por isso, aproveite ao máximo essa oportunidade e boas vendas!

Texto por Aline Rezende e Tiago Assis, Dooca Commerce