O mundo do e-commerce tem se expandido cada vez mais. No começo, eram as lojas virtuais que ditavam as vendas, depois surgiram alguns marketplaces e as lojas passaram a integrar suas vendas e amplificar seus negócios.

Atualmente, o número de marketplaces que sua loja estiver vendendo, dita as suas vendas e retorna em resultado positivo para o seu negócio. Não basta estar apenas em um canal de vendas, é preciso estar em diversos formatos para poder ir ao encontro do que busca o consumidor do nosso tempo. 

Os marketplaces oferecem benefícios ao varejista online como por exemplo a facilidade de encontrar um grande público para a compra de seus produtos. Os marketplaces são plataformas de venda online, que faturam através de comissões sobre as vendas dos lojistas. 

O modelo de venda vem crescendo no Brasil e no mundo, já representando uma fatia significando do e-commerce.

A tendência é crescer cada vez mais, já que os consumidores procuram o marketplace de sua confiança para efetuar suas compras com recorrência. Além do mais, os marketplaces são vantajosos, tanto para quem compra, quanto para quem vende, facilitando a procura e a oferta de produtos.

Principais benefícios em vender em marketplaces

Grande audiência, redução de custos e mais retorno nas vendas. Estes são os principais benefícios em estar presente em marketplaces. A audiência que um marketplace tem a loja virtual sozinha pode demorar muitos anos para ganhar, pois isso, começar as vendas em um marketplace é sempre importante.

Para exemplificar, é a mesma situação de ter uma loja física no centro comercial da cidade ou a mesma loja escondida em algum bairro longe do movimento. Você vai fazer vendas pontuais, mas o movimento que terá no centro comercial é muito maior pelo simples fato de ser um local onde as pessoas procuram o comércio de forma natural. 

A redução dos custos vem principalmente no quesito publicidade. Quando seus produtos estão em um mercado com grande audiência, como é o caso dos marketplaces, o gasto em publicidade também acaba diminuindo.

O local já é uma vitrine por si só para o seu negócio, e em troca o lojista paga uma comissão sobre as vendas efetivadas. 

Quanto maior a audiência, mais o público que você deseja estará disposto a comprar o seu produto. Por isso vale analisar quais marketplaces estar presente, levando em conta o seu nicho de mercado para estar onde o consumidor do seu produto vai comprar.

É importante atentar que o marketplace também abriga muitos lojistas concorrentes, por isso é ideal manter um preço ou vantagens atrativas para o consumidor.

Dicas para vender mais

Algumas estratégias são interessantes para efetivar ainda mais vendas através de marketplaces.

Oferecer frete grátis

Essa é uma dica importante mas é preciso analisar os números da operação para ver se será viável para o seu negócio. Benefícios como frete grátis deixam o consumidor mais propenso para a compra e torna seu produto mais competitivo perante o mesmo produto de uma loja que tem custo de entrega.

Outra opção interessante pode ser o comprar na site e retirar na loja, quando houve essa opção. Os motivos que levam o consumidor a preferir este formato é justamente o fato de não precisar pagar valor de frete, e também a instantaneidade em poder ter o produto de forma mais rápida.

Integrar as diferentes plataformas

Criar um negócio unificado pensando sempre na experiência do consumidor passa por integrar as diferentes plataformas utilizadas. Isso cria um negócio unificado e com mais oportunidades de vendas.

Além disso também é importante pois colabora para a organização do negócio como um todo, incluindo a expansão digital, a otimização de tempo de gestão e a exploração de diferentes oportunidades comerciais.

Organizar os processos

Gerenciar um negócio no e-commerce também envolve muito processo de gestão interna. Manter os processos organizados é fundamental para melhorar a experiência do consumidor e manter seu estoque, caixa e entrega organizados. P

ara isso, é fundamental a utilização de um sistema de gestão como o Bling, que é pensado para negócios de e-commerce e mantém seu sistema financeiro integrado às vendas e a entrega. Isso faz com que o registro de tudo o que acontece no seu negócio tenha uma única central de informações, mesmo que a sua loja venda em inúmeros marketplaces o gerenciamento será unificado.

Esse processo, além de otimizar tempo, faz com que a gestão seja mais eficiente e simplificada. O ERP é um aliado para operacionalizar os serviços relacionados ao e-commerce de forma integrada com todas as frentes de atuações.

Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.