Contar com dicas é muito importante no início de uma atividade desconhecida, e ao montar uma loja virtual não é diferente. Você pode buscar por livros, sites ou até mesmo cursos de E-commerce, mas há algumas coisas que são aprendidas com a prática. 

Se você está neste momento, separamos quatro cuidados que vão te ajudar na hora de montar uma loja virtual de sucesso e que todo empreendedor precisa ter. Saiba quais são eles no texto de hoje.

Escolha de plataforma para montar uma loja virtual

A ferramenta que você escolherá para montar uma loja virtual será fundamental para o sucesso de seu negócio no digital. Então, assim como em um ambiente físico, você deve analisar alguns pontos pensando no seu cliente ideal. Entre eles estão: 

  • Há players do meu ramo de atuação que utilizam essa plataforma? Afinal, por mais que a ferramenta seja boa para outros segmentos, é necessário entender se para seu setor ela também é efetiva.
  • Consigo fazer ajustes e personalizações com facilidade? Imagine que será preciso personalizar seu site com uma promoção pontual ou uma data sazonal, mas você não consegue fazer essas mudanças com facilidade. Certamente, você terá prejuízos de tempo e perda de clientes em seu e-commerce.
  • Qual suporte terei em caso de dúvidas? Um atendimento em português, ágil e por diversos canais é algo que boas plataformas devem oferecer para simplificar o suporte e resolver com mais velocidade suas dúvidas.

Sem dúvidas essas dicas te ajudarão a escolher a plataforma que melhor te atenderá na hora de montar uma loja virtual.

Integração com o ERP

O ERP é uma ferramenta que tem protagonismo no dia a dia do e-commerce. Esse tipo de plataforma reúne funções como a emissão de notas fiscais, gerenciamento do estoque, controle de finanças e gestão de vendas, por exemplo. 

Com um excelente sistema de gestão para micro e pequenas empresas, você terá vários benefícios, entre eles podemos destacar: a agilidade em processos, a simplificação e diminuição de tarefas, além de ter integrações com diversas ferramentas parceiras.

Também é importante verificar se a plataforma de ERP tem integrações com os principais marketplaces do país, o que dará mais possibilidades de vendas para sua loja virtual.

Importância de tirar boas fotos ao montar uma loja virtual

Quando você passa por uma rua com muitas lojas, uma das coisas que mais chama sua atenção são as mais belas vitrines, não é mesmo? E no e-commerce não é diferente. 

Um dos cuidados de como montar uma loja virtual que você precisa ter é saber como tirar boas fotos de seus produtos para que os visitantes do site tenham melhores informações e a visão mais detalhada do produto. 

Aprender fotografar produtos é um cuidado que todo empreendedor digital precisa ter para conquistar mais clientes em sua loja virtual.

Divulgação nas redes sociais

Você sabia que um usuário das redes sociais pesquisa, pelo menos, uma empresa por dia?
As redes sociais já fazem parte da jornada de compra de um cliente, e com isso, é crucial estar neste canais para turbinar seus resultados. Então, reservar um tempo ao montar uma loja virtual para pensar nas estratégias de mídias sociais é algo que fará bastante diferença para seu negócio. 

Algumas dicas para montar esse planejamento é pensar em quais redes sociais minha persona está? Em quais horários meus clientes ideais usam as redes? Que tipo de formato eles mais consomem nestes canais?

Hora de Montar uma Loja Virtual

Agora que você já entende os cuidados para montar uma loja virtual, que envolve a escolha de uma plataforma, do ERP, de investir em boas fotos de seus produtos e pensar em maneiras de divulgar nas redes sociais, chegou o momento para abrir seu e-commerce. A ComSchool, escola pioneira no ensino de negócios digitais no país, te ajudará com isso. No Curso Como Montar Loja Virtual você aprenderá na prática o passo a passo para começar a vender na internet. Sem a ajuda de programadores e com baixo investimento, neste curso você saberá desde o planejamento inicial até estratégias para divulgação de seus produtos. Conheça mais detalhes sobre o Curso Como Montar Loja Virtual.