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Como vender mais no Natal? 5 passos essenciais para se preparar!

Comida para a ceia, itens de decoração, roupa para curtir a noite, lembrancinha para o amigo-oculto, presentes para as crianças… Sem dúvidas, o Natal é uma data que movimenta bastante o comércio. 

Prova disso é o resultado do varejo no Natal de 2022: enquanto as vendas presenciais aumentaram 10%, em comparação a 2021, o faturamento no e-commerce cresceu 18,4%, segundo levantamento da Cielo. 

E por ser um dia já consagrado, pode ter certeza que o seu cliente já está esperando novidades, ofertas e boas oportunidades para fazer suas compras. 

Porém, como unir o útil ao agradável? Como oferecer o que os consumidores estão buscando para agradá-los e, consequentemente, aumentar o lucro do seu negócio?

Se você quer saber quais os itens mais procurados nesta data e dicas de como vender mais no Natal, chegou ao conteúdo certo! Continue lendo e descubra como aproveitar o final do ano para dar um boost nos seus resultados comerciais. Vamos lá! 

Afinal, o que vender no Natal?

Como você pode imaginar, há espaço para vendas de qualquer segmento na comemoração natalina. Exatamente por isso, ela é considerada uma das mais relevantes do calendário comercial. 

Logo, o segredo não está no que oferecer, mas em quais estratégias apostar para vender mais no Natal. Independentemente do nicho que você atua, é possível ter bons resultados comerciais neste período, basta adequar sua comunicação. 

Para tirar qualquer dúvida, abaixo você pode conferir quais setores se destacaram nas vendas de 2022 e já começar a preparar o estoque para este ano. 

Ideias para vender no natal: produtos mais procurados

Ainda segundo a pesquisa da Cielo, os segmentos com melhores resultados nas vendas no Natal em 2022, foram: 

Além desses, não podemos esquecer dos setores de brinquedo, casa e decoração, vestuário e calçados. 

Para os últimos segmentos, a dica é apostar nas tradições: para decorar a casa, muitas pessoas procuram por enfeites natalinos, itens de mesa posta e a árvore de Natal, com direito até a pisca-pisca. 

Já para os lojistas que trabalham com roupas e calçados, lembre-se de oferecer opções para todos os gostos e ter uma boa grade de tamanhos. As cores vermelho e verde são características para a data, então, vale a pena investir em peças nestes tons. 

Também não podemos esquecer do setor alimentício. Afinal, como citar o Natal sem lembrar da tradicional ceia com a família? Diversos alimentos são muito procurados nesta época e podem ser uma boa oportunidade para vender no final do ano. A seguir, confira os principais. 

Quais os alimentos mais vendidos no Natal?

O menu durante o jantar/almoço pode ser muito variado, a depender de cada casa e família. No entanto, existem aqueles produtos que são “a cara do Natal” e que são muito buscados. 

Especialmente quando falamos de itens que normalmente só encontramos no final do ano, como panetone ou chester. Além da simbologia, a escassez e a urgência são gatilhos que potencializam as vendas. 

Fora eles, tem os ingredientes importantes para os pratos mais tradicionais, como:

As bebidas também não ficam de fora. Entre as mais comuns, estão:

Para quem trabalha com alimentos, montar kits de ceia pronta é uma ótima opção. Dessa forma, é possível trabalhar em cima do conceito da praticidade e da comida caseira, elevando os valores. 

Se você mexe com confeitaria, as sobremesas também fazem sucesso durante as comemorações de final de ano. Vale a pena montar um cardápio especial e divulgá-lo com antecedência para pegar encomendas.

Leia também: Como organizar estoque de alimentos? Saiba os principais passos!

Como vender mais no Natal: 5 dicas essenciais

Agora que já sabe quais os itens mais procurados, que tal conferir dicas para vender mais no Natal? 

Afinal de contas, não adianta ter um estoque abastecido e ótimos produtos para comercializar, se os clientes não chegarem até você ou se não estiver preparado para administrar a alta demanda

Para evitar esses problemas, confira os passos mais importantes para conseguir aumentar seu lucro nesta data. 

1. Invista no atendimento ao cliente

Seja em uma loja física ou em um e-commerce, o atendimento é uma área que não pode ser negligenciada, especialmente quando falamos em datas de maior apelo comercial. 

Pense que, naturalmente, o movimento tende a aumentar neste dia, e o final do ano, como um todo, exige um bom planejamento. Afinal, são diversas datas seguidas e muito esperadas, como a Black Friday, o Natal e o Ano Novo. 

Na venda presencial, é fundamental ter pessoas suficientes para prestar auxílio aos clientes que entram no estabelecimento, o que inclui desde os atendentes até os caixas, para evitar possíveis desistências de compras.

Também é crucial que os colaboradores estejam treinados para prestar um atendimento adequado. 

Não é incomum contratar freelancers para essa função no período de final de ano, porém, você deve garantir que todos estejam “falando a mesma língua”. 

Dica extra: prepare o seu e-commerce!  

Se você possui uma loja virtual, existem dicas específicas que podem te ajudar a lidar com a demanda do Natal, como:

Uma página de produto otimizada é essencial para que sua loja e os produtos que comercializa apareçam entre os resultados de busca. Por isso, esse é um passo que não se pode esquecer! 

Para isso, você deve utilizar palavras-chave que indicam qual o item que está à venda. Esses termos devem aparecer no título das páginas, na URL, na descrição dos produtos, etc. 

Se quiser saber mais sobre otimização para e-commerce, confira o artigo: SEO para e-commerce: vantagens para as lojas virtuais + como fazer.

Além disso, lembre-se de criar descrições completas, com todas as informações que o cliente precisa saber. Esse passo é fundamental para que ele não desista da compra por dúvidas. 

Caso, ainda assim, ele queria esclarecer qualquer questão, disponibilizar um chat pode ser uma estratégia interessante. Claro, é importante que o usuário receba a resposta o mais rápido possível. Para isso, vale a pena contar com um chatbot

E para fechar com chave de ouro, uma página de FAQ também pode “facilitar” o atendimento ao cliente, evitando que várias pessoas entrem em contato com as mesmas dúvidas. Portanto, veja quais são as perguntas recorrentes, e responda todas elas nesta aba. 

2. Organização e decoração 

Ainda falando sobre o “espaço”, existe uma dica que é muito importante para as lojas físicas: a experiência como um todo! 

O atendimento é fundamental, claro, mas você pode pensar além e oferecer algo muito melhor para seu cliente, que ele sinta o clima natalino assim que entrar por suas portas. 

Ou seja: nada de economizar na decoração! Essa simples ação pode tornar a experiência de compra “mágica” e ganhar o consumidor no mesmo momento. 

Para isso, invista em enfeites e em uma bela árvore de Natal. Se quiser deixar seu estabelecimento ainda mais temático, que tal deixar uma playlist natalina tocando ao fundo? Certamente, seu cliente irá gostar! 

E para o e-commerce? Quais as dicas? 

Cuide da estética da loja virtual, incluindo banners e imagens temáticas, e o que mais estiver ao seu alcance. 

3. Estruture e reponha o estoque 

Não adianta “arrumar a casa”, se você não tem o que oferecer, certo? Então, a próxima dica é organizar e repor o estoque com antecedência, para evitar que falte um produto importante quando as vendas estiverem a todo vapor. 

Para isso, confira quais as mercadorias mais procuradas em sua loja e os itens mais vendidos durante a data. Com essas informações em mãos, você pode começar a fazer os pedidos que precisa. 

Essa também é uma ótima oportunidade para colocar os produtos parados à venda, com ofertas especiais. Dessa forma, fica mais fácil fazer uma “limpa” no estoque.

Porém, para encontrar essas informações, é preciso que seu estoque esteja organizado. Portanto, se as coisas não estão estruturadas por aí, essa deve ser a etapa inicial. 

Um estoque desorganizado pode gerar prejuízos, como a venda de produtos que não estão mais disponíveis ou a perda de vendas de itens que você tem, mas não estão contabilizados. 

Lembre-se: o cliente não quer clicar em comprar e depois quando fechar o pedido receber a notícia que o produto que ele tanto queria, acabou! Pode ter certeza que esse é um bom motivo para ele nunca mais voltar.

Dica extra: use a tecnologia ao seu favor!

Um sistema que permite o controle do estoque é fundamental para esses períodos de maior demanda, pois auxilia na baixa de produtos automaticamente, assim que são vendidos. Se você ainda não conta com essa ajuda no seu dia a dia, está na hora de conhecer o ERP Bling

4. Crie ações de marketing estratégicas para o Natal

Não tem como vender mais no Natal se você não investir em ações de marketing, divulgação. Afinal, são diversas empresas, do mesmo segmento que você, muitas vezes vendendo produtos similares. 

Nessa hora, como fazer que o cliente opte por sua loja e não de um concorrente? Além da competitividade de preço, saber “se vender” e anunciar suas ofertas é crucial. 

Boas apostas são as campanhas de Facebook Ads e Google Ads, que já são grandes aliados dos e-commerces por permitirem a distribuição de conteúdos visuais (principalmente em anúncios no Instagram).

Lembre-se de direcionar alguns anúncios para pessoas que já visitaram seu site anteriormente, facilitando a segmentação de quem vai receber seu conteúdo.

A presença nas redes sociais nessa época também é fator importantíssimo para impulsionar as vendas, assim como apostar em e-mail marketing, oferecendo cupons de desconto e apresentando novidades.

Se a ideia é realmente segmentar, nas lojas virtuais podem ser criadas abas específicas como ‘Presentes de Natal’, para que o usuário consiga ver todos os itens disponíveis de uma vez.

5. Revise a logística da loja 

Algumas lojas apostam mais nas vendas antecipadas (que compreendem desde o final de novembro e todo o dezembro) do que nos dias de véspera, que é uma loucura total!

Por isso, a logística do seu negócio deve estar alinhada muito antes do final do ano, sendo revista com constância para que, ao chegar o período, saia tudo como planejado.

No e-commerce, é sempre importante verificar os prazos de entrega, quando se trata de uma compra com data marcada, para não deixar os clientes insatisfeitos. Então, veja se suas parcerias e integrações com transportadoras e outras empresas de envio estão em dia. 

Além disso, você deve revisar os processos de pagamento para evitar desistências de usuários que já chegaram na etapa de check-out

Seja criterioso neste ponto para conferir se, de fato, o pagamento da sua loja é simples e intuitivo para quem está comprando. Lembre-se de que o que pode estar claro para você, pode causar dúvidas em seu cliente. 

Como vender mais no Natal? Conte com o Bling! 

Agora você sabe tudo sobre como vender mais no Natal, não é? Mas, se pudermos dar uma última dica: conte com um sistema de gestão integrada para otimizar as tarefas mais burocráticas e focar na divulgação das suas ofertas! 

Um ERP como o Bling, por exemplo, permite:

Por isso, se você quer aproveitar esta data comemorativa para aumentar sua lucratividade, uma das melhores estratégias é investir em um bom software de gestão.

Quer saber mais sobre as funcionalidades do Bling e como elas podem facilitar o dia a dia do seu negócio? Então, confira tudo o que o nosso ERP oferece!

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