Lançado em 2010, o Pinterest é uma rede social que deixou de ser apenas um local de inspiração visual e novas ideias. Com mais de 522 milhões de usuários ativos mensais segundo o Pinterest Business, a plataforma se tornou uma vitrine capaz de gerar negócios. Com um passo a passo de como vender no Pinterest, seu negócio virtual poderá aproveitar esse potencial.
Essa é uma forma de diversificar a geração de oportunidades para a sua loja e de garantir resultados melhores. Para aproveitar ao máximo as oportunidades dessa rede, é essencial adotar uma boa estratégia.
Neste guia, você encontrará todas as informações fundamentais para aprender como usar o Pinterest para vender. Aproveite a leitura!
O que você verá no artigo:
A importância do Pinterest para as vendas on-line
Um dos motivos para usar o Pinterest como canal para vender produtos é o grande número de usuários dessa rede no Brasil. No começo de 2024, por exemplo, o Pinterest tinha 37,14 milhões de usuários apenas no Brasil. Os dados são do Global Digital Insights.
Entre 2023 e 2024, houve um crescimento de 32,4% ou 9,1 milhões de pessoas na base de usuários da rede. O desempenho indica um aumento no interesse pela plataforma, trazendo novas oportunidades para o seu negócio.
Outro ponto interessante é que o Pinterest é considerado um lançador de tendências. Segundo a própria plataforma, 80% das previsões de tendências da rede se concretizaram em 2023.
Na prática, isso significa que muitos usuários não apenas buscam inspirações no Pinterest, mas querem se antecipar às tendências. Estar nesse ambiente significa que a sua marca pode ser vista como uma lançadora de tendências.
Além disso, um estudo da própria plataforma indicou que 89% dos usuários semanais consideram comprar itens que eles veem na rede. Com uma boa estratégia, é possível captar a atenção desse público e gerar mais negócios para a sua loja virtual.
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Lista com o que mais vende no Pinterest
O fato de o Pinterest ser uma rede bastante visual faz com que alguns produtos se destaquem. Nessa plataforma, os usuários têm preferências bem definidas que valem a pena conhecer para traçar sua estratégia, de acordo com cada nicho.
Está curioso para saber quais são as categorias campeãs de conversões? Veja a lista com o que mais vende no Pinterest!
Moda e beleza
Entre os itens mais populares do Pinterest estão os produtos de moda e beleza. Muitas pessoas que buscam inspirações para looks ou cuidados diários usam a plataforma, o que dá origem a oportunidades de vendas.
Os principais itens vendidos são:
- roupas masculinas;
- roupas femininas;
- acessórios, como bolsas, sapatos e óculos;
- maquiagem, como base, batom e sombras;
- produtos de skincare, como máscaras faciais;
- artigos para cuidados com o cabelo.
Por isso, se você quiser saber como vender roupas no Pinterest, por exemplo, a rede pode trazer boas oportunidades.
Decoração e design de interiores
Outra fonte de inspiração são os boards de decoração e design de interiores. Essas páginas trazem ideias para quem deseja transformar ambientes, adicionar mais estilo ou seguir tendências.
Esse comportamento faz com os itens mais vendidos sejam:
- móveis;
- luminárias e pendentes;
- almofadas e tapetes;
- espelhos e quadros decorativos;
- mesas de centro;
- adesivos e papéis de parede;
- cortinas.
Artesanato e DIY
O Pinterest também é conhecido por trazer tutoriais diversos e estimular a realização de projetos manuais. Por causa disso, é bastante comum encontrar pins relacionados a atividades de artesanato e faça você mesmo (ou DIY).
Os produtos mais vendidos dessa categoria variam com o tipo de artesanato, mas incluem:
- produtos artesanais;
- tintas acrílicas;
- materiais de papelaria personalizada;
- tecidos;
- macramê para paredes;
- kits de bordado;
- cerâmica fria;
- acessórios e equipamentos variados, como kits de agulhas ou pincéis.
Receitas e culinária
Ainda, o Pinterest é conhecido por trazer fotos inspiradoras de diversos pratos, bem como receitas e truques. Mais que estimular a venda de livros de receitas, essa característica contribui com a saída de diversos itens relacionados à cozinha.
Entre eles, estão:
- conjuntos estilizados de facas;
- máquinas de café;
- panelas de pressão elétricas;
- eletroportáteis;
- formas para bolo e cupcakes;
- utensílios e acessórios de cozinha.
Saúde e bem-estar
Quem vende produtos relacionados à saúde e bem-estar, principalmente na área fitness, também pode aproveitar o destaque que a categoria tem no Pinterest. O interesse por esse tema faz com que os produtos mais vendidos sejam:
- tapetes e acessórios de ioga;
- pesos para treinar em casa;
- garrafas de água e preparadoras de shakes proteicos;
- bandas de resistência para exercícios;
- smartwatches para monitoramento das atividades físicas;
- massageadores musculares.
Passo a passo de como vender no Pinterest
Saber como usar o Pinterest para vender envolve planejamento e preparação, buscando aproveitar o que a plataforma tem a oferecer. Por isso, o ideal é saber quais são as etapas mais relevantes e o que fazer para colocá-las em prática.
A seguir, veja um passo a passo de como vender no Pinterest e aproveite a rede para gerar receita!
Configure e otimize sua conta comercial
Para aproveitar todos os recursos destinados aos negócios, o ideal é criar uma conta comercial ou converter sua conta pessoal para o tipo business. O processo pode ser feito tanto pelo site do Pinterest quanto pelo aplicativo da rede social.
Além de criar ou converter a conta, é essencial preenchê-la de forma otimizada. Adicione o nome da empresa, uma imagem de perfil e uma descrição atraente. Também vale a pena adicionar o link para o site, como sua loja virtual.
Crie conteúdo de modo eficaz
Depois de realizar a configuração inicial, é hora de criar conteúdo estratégico. Dessa forma, você evita usar o perfil no Pinterest apenas para promover produtos, como se fosse um catálogo convencional.
Uma dica é criar pastas relevantes para o seu público. Vale dividir os boards por temas de interesse do seu público, servindo de inspiração — mas sem deixar de lado a proposta do seu negócio.
Pense no caso de uma loja virtual de itens de decoração para a casa. Em vez de apenas adicionar as fotos usadas nas páginas de produto do e-commerce, é interessante apresentar fotos de cômodos com alguns desses produtos. Assim, as pessoas podem se inspirar para a própria decoração, vendo como usar os elementos.
Outras dicas para observar são:
- utilize imagens de alta qualidade e esteticamente atraentes;
- dê preferência a imagens verticais, na proporção 2:3;
- crie capas personalizadas para os quadros de inspiração;
- aplique a identidade visual da sua marca de forma consistente.
Não foque apenas em fotos
Apesar de o Pinterest ter surgido como uma rede social prioritariamente de fotos, você não precisa se limitar a elas. Para diversificar sua criação de conteúdo, outra alternativa é incluir a produção de vídeos na sua abordagem.
Com esse formato, você tem a chance de produzir tutoriais, demonstrações de uso dos produtos ou unboxings, por exemplo. Essa também é uma forma de se comunicar de maneira mais clara com a audiência, aproximando e fortalecendo o relacionamento.
Acerte nas estratégias de marketing
Além da criação de conteúdo, que já é uma forma de divulgar seu perfil e seu negócio, é importante adotar outras estratégias de marketing nessa rede social. Essa ação é importante no passo a passo de como vender no Pinterest porque permite que você alcance mais pessoas e se consolide como uma fonte de autoridade e inspiração.
Veja quais são algumas abordagens para colocar em prática e acertar no marketing no Pinterest!
SEO
O Search Engine Optimization (SEO) ou otimização para mecanismos de busca não serve apenas para sites e blogs. Você também pode (e deve!) usar as técnicas no Pinterest, já que isso aumenta as chances de o seu conteúdo aparecer na busca da plataforma.
As páginas do Pinterest — tanto os boards quanto os pins — também aparecem na pesquisa do Google. Logo, caprichar no SEO amplia a visibilidade do seu perfil e ajuda a atrair mais pessoas.
Para acertar no SEO, comece fazendo uma pesquisa de palavras-chave. Veja quais são os termos mais buscados para o seu nicho e produtos. Esses termos devem estar em locais estratégicos, como em títulos e descrições, para ajudar as pessoas a encontrarem seu perfil.
Após descobrir quais termos usar, é fundamental otimizar títulos e descrições. Os títulos devem conter a palavra-chave ideal para aquele pin ou quadro e devem ser claros, atrativos e descritivos.
Já as descrições devem ser detalhadas — quanto mais completas elas forem, melhor. Explique do que se trata o produto ou ideia e adicione uma chamada para ação, como visitar o seu site.
Você também pode utilizar hashtags, embora esses elementos não tenham tanta relevância quanto em outras redes, como o Instagram. Use as mais importantes para o seu negócio e área de atuação.
Rich Pins
Outra estratégia de marketing no Pinterest inclui utilizar os chamados Rich Pins. Essas são postagens ainda mais informativas e atraentes, pois trazem dados complementares sobre a publicação.
Para o e-commerce, o ideal é utilizar os pins de produtos. Esses recursos se conectam com o seu site e exibem informações como o preço, a descrição e a disponibilidade dos itens. Desse modo, é mais conveniente comprar durante o uso da rede social.
Pinterest Ads
O tráfego orgânico não é a sua única alternativa para saber como usar o Pinterest para vender. Também existe a possibilidade de criar anúncios pagos, como pins patrocinados, por meio do Pinterest Ads.
Essa é a plataforma de gestão de anúncios na rede social, por meio da qual é possível segmentar o público e configurar as campanhas de anúncio. Entre os formatos, há como patrocinar pins, carrosséis de imagens e vídeos.
Você também consegue definir o orçamento diário e a métrica, como a impressão ou o clique em links. Desse modo, é possível alcançar públicos com diferentes características, desde quem ainda não conhece seu perfil até quem já visitou o seu site, por exemplo.
Interaja com outros usuários
O passo a passo de como vender no Pinterest também inclui a interação com outros usuários, sabia? Ao agir dessa maneira, você tem a chance de consolidar uma comunidade em torno da sua marca, além de aumentar a exposição do perfil para novos usuários.
Uma das formas mais efetivas de interação é ao responder comentários e estimular a participação das pessoas. Faça perguntas para o seu público e esteja atento para conversar sobre as respostas deles ou para tirar suas dúvidas, por exemplo.
Também vale participar de grupos de usuários do Pinterest ou de pessoas que se interessem por temas e produtos ligados à sua marca.
Outra possibilidade envolve fazer parcerias e colaborações com outras marcas ou criadores de conteúdo da rede. Desse modo, fica mais fácil atingir novos públicos que se conectem com a sua marca, de modo a atingir resultados como vender produtos no Pinterest.
Monitore e analise o desempenho
Tão importante quanto colocar essas ações em prática é compreender os resultados que oferecem. Por isso, a mensuração e a avaliação dos resultados também fazem parte do passo a passo de como vender no Pinterest.
Para facilitar o processo, você conta com o Pinterest Analytics. Essa ferramenta é nativa da plataforma e traz insights sobre o desempenho das publicações e do perfil. Com esse recurso, você poderá acessar dados como:
- número de seguidores do perfil;
- número de impressões das publicações;
- republicações (repins);
- visualizações de vídeos;
- engajamento do público;
- cliques no link.
A ferramenta também permite conhecer os dados demográficos do público, em especial por considerar informações como idade, localização e interesses.
Os dados podem ser complementados por ferramentas externas, como recursos do seu site. Essa é uma oportunidade de entender quanto tráfego o Pinterest tem gerado para a sua loja virtual, por exemplo.
Ao estudar essas informações, você pode verificar o que tem dado certo e ajustar sua estratégia. É o caso de adaptar o conteúdo produzido ou de mudar o planejamento das postagens, por exemplo.
Com este guia completo, você conferiu todo o passo a passo de como vender no Pinterest. Ao colocar essas dicas em prática, você terá a chance de atrair o interesse de um público maior, vendendo e lucrando mais.
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