Como empreendedor você já deve estar acostumado a necessitar de serviços contábeis para o seu negócio, mas você sabe se o responsável por essas demandas é o contabilista ou o contador

Nesse texto iremos te ajudar a entender melhor a diferença entre esses profissionais do ramo contábil e quais deles são responsáveis por auxiliar a vida financeira do seu negócio. 

O que é contabilidade?

Antes de tudo é importante deixar claro o que é contabilidade. Contabilidade é a ciência aplicada, que estuda o patrimônio, fenômenos e as variações de uma empresa.

Esse estudo é realizado através de cálculos e matemática que tem como objetivo resolver problemas práticos, sejam eles qualitativos ou quantitativos, que afetam de alguma forma a vida financeira de um empreendimento. 

Quem atua na área contábil?

Para atuar na área contábil é preciso se formar em ciências contábeis, e essa formação possui duas opções de cursos disponíveis, o técnico e o bacharelado. 

Ambos os profissionais estão aptos a trabalharem na área contábil, mas é preciso ficar atento a algumas atividades que são exclusivas para o profissional que realiza um curso de bacharel, ou seja, que é graduado em ciências contábeis.

O Técnico

O profissional que realiza o curso técnico em ciências contábeis pode exercer quase as mesmas funções que um contador. Pode cuidar da gestão financeira, prestar contas e atividades que envolvam a apuração dos ativos e passivos de uma empresa. 

A diferença com o profissional graduado é que diferente do contador o técnico contábil não está habilitado a realizar as atividades mais específicas como por exemplo, perícias contábeis, judiciais e extrajudiciais; análise do comportamento das receitas e análise das variações orçamentárias.

O Graduado

Já quem cursa o bacharelado de ciências contábeis torna-se um contador e pode obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Esse profissional pode exercer algumas atividades mais específicas e aprofundadas na área, como por exemplo, avaliação de acervos patrimoniais e verificação de haveres e obrigações, avaliação dos fundos de comércio, apuração do valor patrimonial de participações, quotas ou ações, reavaliações e medição dos efeitos das variações do poder aquisitivo da moeda sobre o patrimônio e o resultado periódico de quaisquer entidades, dentre outros.

A diferença entre o contabilista e o contador

Quando falamos na diferença entre o termo contabilista ou contador é simples. Contabilista são todos os profissionais que trabalham na área de ciência contábeis, sejam eles técnicos ou graduados. 

E quando falamos especificamente de um contator, estamos mencionando aquele que se formou em um curso superior e possui um diploma de bacharel em ciências contábeis. Ou seja, todo contador é um contabilista, mas nem todo contabilista é um contador.

O que é preciso para ser um contabilista?

Para se tornar um contabilista você pode realizar alguns cursos na área contábil, seja eles um curso técnico em contabilidade realizado durante o seu ensino médio, por exemplo, onde ao final da conclusão você se torna um técnico em contabilidade.

Conclusão

Ao longo desse texto descobrimos as diferenças entre contabilista e contador. Descobrimos que o contabilista são todos os profissionais que exercem atividades dentro da área contábil, podendo ser ele técnico ou graduado na área de contabilidade.

O técnico em contabilidade e o contator podem exercer as mesmas funções, mas existem atividades restritas apenas para o profissional que possui diploma de ensino superior em ciências contábeis, o contador.

Agora que você já sabe a diferença entre contabilista e contador, assim como a diferença entre o profissional técnico e graduado, poderá escolher melhor qual profissional é essencial para cuidar do financeiro da sua empresa.