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Custo médio de estoque: como calcular? Veja o passo a passo!

custo médio estoque

African American worker writing inventory list while checking stock in storage room.

O custo médio do estoque é uma estimativa útil para que as empresas determinem quanto do inventário utilizaram ao longo de um período de tempo. 

Por sinal, a gestão de estoque é um aspecto importante de muitos negócios, desde a manufatura até o varejo. Manter o controle e a organização dessa área ajuda a monitorar os níveis das mercadorias e gerenciar o fluxo de inventário. 

Neste artigo, definimos o que é custo médio de estoque e mostramos como calculá-lo usando uma fórmula, além de diferentes métodos de avaliação. Quer saber mais? Então, aproveite a leitura!

O que é custo médio de estoque?

O custo médio de estoque é uma medida importante para as empresas que mantêm inventários de produtos. Isso ajuda a determinar o valor médio dos produtos em estoque e pode ser usado para várias finalidades, incluindo relatórios financeiros, planejamento de compras e determinação do custo de mercadoria vendida (CMV).

Aqui estão alguns aspectos importantes sobre o conceito de custo médio de estoque. Confira!

Deu para perceber como é uma medida importante para os negócios que gerenciam estoques, certo? Afinal, isso desempenha um papel crucial na avaliação financeira, no planejamento e na tomada de decisões relacionadas ao estoque.

Como calcular o custo médio de estoque?

Existem diferentes fatores que influenciam o preço final de um produto, como o custo de transporte e armazenagem, a inflação e o preço médio do mercado. Essa é a importância de entender o que é custo médio. 

Cada um desses itens são importantes para que você consiga definir o melhor preço para o produto, considerando que seja justo, dentro da média, mas que ainda dê lucro. 

Para calcular o custo médio de estoque, siga estas etapas:

Aqui está a fórmula matemática:

Custo Médio de Estoque = 

(Custo Total dos Itens em Estoque) / (Número Total de Unidades em Estoque)

Por exemplo, suponha que você tenha os seguintes dados:

Agora, você pode calcular essa medida:

Este é o resultado da fórmula, o que significa que, em média, cada unidade de produto em estoque custa R$ 50.

Leia também: O que é logística de estoque? Tudo o que você precisa saber

Principais métodos de avaliação de estoque

Existem diversos métodos de avaliação do inventário que as empresas podem usar, cada um com as próprias vantagens e aplicabilidades. 

Além do custo médio, alguns dos mais comuns incluem o controle de estoque PEPS e UEPS. Vamos entender o conceito dessas outras duas formas de avaliação.

PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair)

Também chamado de FIFO, neste método, presume-se que os itens mais antigos no estoque são os primeiros a ser vendidos ou usados na produção. Portanto, o custo dos itens vendidos é baseado no preço dos itens mais antigos no estoque.

O objetivo do método é garantir o giro de produtos, evitando perdas em ativos de valor, cuja qualidade é essencial para a credibilidade da empresa.

UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair)

Contrariamente ao método PEPS, o UEPS (ou LIFO) assume que os itens mais recentes adquiridos são os primeiros a ser vendidos ou usados na produção.

Isso implica que o custo dos itens vendidos é baseado no preço dos itens mais recentemente adquiridos, o que pode ser útil em situações em que os custos de reposição dos itens estão aumentando.

Cada método tem suas vantagens e desvantagens e pode ser mais apropriado dependendo das características específicas do negócio, do tipo de produto, das variações nos preços de aquisição e das preferências contábeis da empresa. 

A escolha do método de avaliação de estoque também pode afetar a lucratividade e a posição financeira da companhia.

Invista na gestão de estoque automatizada

Agora que você sabe o que é o custo médio de estoque, assim como os métodos PEPS e UEPS, que tal dar um passo a mais e aplicar as metodologias junto de um sistema ERP para automatizar o gerenciamento da sua empresa?

O sistema de gestão Bling é um dos que permite a integração total das áreas de um negócio, inclusive o controle de estoque, permitindo vender em diversas plataformas e gerenciá-las de um único lugar.

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