Conhecer os modelos de negócio é fundamental para escolher aquele que melhor se alinha aos seus objetivos. A modalidade D2C, por exemplo, se tornou tendência no mercado e abriu portas para indústrias, pequenas e grandes empresas investirem em canais de vendas direta.
Além disso, é uma alternativa mais acessível para as marcas que desenvolvem seus produtos aumentarem suas vendas, principalmente no e-commerce. Esse formato também é uma grande aposta para melhorar a experiência do cliente e fidelizá-lo.
Neste conteúdo, saiba o que é D2C, quais as principais vantagens e como aplicar as melhores estratégias para aumentar as vendas.
Boa leitura!
O que você verá no artigo:
O que é D2C?
A sigla D2C, ou Direct to Consumer, significa “direto ao consumidor” e é um modelo de negócio em que uma empresa vende seus serviços e produtos diretamente para o cliente final. Portanto, não é necessário ter intermediários, como distribuidores ou varejistas, para esse processo.
Para entender melhor como funciona, imagine uma fábrica de roupas que crie a própria loja on-line e venda diretamente para você, o consumidor final. No modelo tradicional, a empresa distribui suas peças para outras lojas do segmento, que oferecem esses produtos para você comprar.
D2C vs B2C: qual a diferença?
Embora os dois modelos de negócio vendam para o cliente final, no formato B2C, muitas vezes, o fabricante não é o vendedor direto. Já, no D2C, quem fabrica vende os produtos diretamente para você.
E o modelo B2B? Essa modalidade de negócio difere do D2C e B2C, nesse caso, as empresas vendem produtos e serviços para outras empresas. Por exemplo, uma companhia de software fornece seus sistemas para outras instituições.
A escolha do modelo depende da natureza do negócio, do público-alvo, dos recursos disponíveis e das estratégias de marketing. Contudo, cada formato influencia o valor e a maneira como os serviços e produtos chegam ao cliente final.
A seguir, veja como cada modelo afeta a experiência de compra e a estrutura de preços.
D2C
Em geral, as empresas D2C coletam informações sobre os clientes para oferecer produtos e serviços personalizados. Desse modo, criam uma experiência de compra única por meio de omnichannel, que combina lojas físicas, e-commerce e aplicativos.
Os preços são mais competitivos, pois as instituições ajustam o valor dos itens conforme as oportunidades de mercado e a demanda dos clientes. Assim, é possível criar produtos específicos e oferecer promoções exclusivas.
B2B
Nesse modelo, envolvem grandes negociações de empresa para empresa para construir relacionamentos duradouros e oferecer suporte personalizado. As instituições que adotam esse formato de negócio vendem soluções para atender às necessidades de cada uma.
Normalmente, os contratos incluem condições de pagamentos e prazos de entrega de produtos individuais. Além disso, as empresas B2B oferecem descontos para grandes volumes de compra ― o que é vantajoso para quem vende e para quem adquire os itens.
B2C
No B2C, o foco é oferecer uma experiência de compra agradável para os clientes conforme seus desejos e necessidades. As empresas oferecem uma grande variedade de produtos com preços fixos e transparentes, mas também aplicam promoções e descontos para estimular as vendas.
Ainda adotam estratégias de marketing para atrair e engajar novos consumidores para o crescimento do negócio. Como exemplos B2B, podemos destacar:
- supermercados;
- lojas físicas e on-line de roupas, sapatos e eletrodomésticos;
- restaurantes;
- serviços de streaming.
Quais as vantagens do modelo D2C?
O modelo D2C proporciona vantagens interessantes tanto para empresas quanto para os consumidores finais, como:
- aproxima a marca do público;
- maior lucratividade;
- variedade de produtos;
- preços competitivos;
- compra personalizada;
- melhora a experiência dos clientes;
- controle sobre a marca;
- redução de intermediários.
Entenda melhor cada vantagem a seguir.
Aproxima a marca do público
Na metodologia D2C, não há intermediários entre a empresa e o consumidor final, então é mais fácil se aproximar do público para entender suas necessidades. Construir um relacionamento com o cliente é importante para adotar estratégias para fidelizá-lo à marca.
Maior lucratividade
Outra vantagem atrativa do modelo direct to consumer é a possibilidade de aumentar a lucratividade. Isso porque as empresas vendem diretamente para os consumidores, então não há intermediários, como varejistas e distribuidores, para dividir os lucros.
Variedade de produtos
As empresas D2C oferecem lançamentos de produtos rapidamente, pois não há necessidade de negociá-los com varejistas. Além disso, é uma forma de você se especializar em nichos de mercado e oferecer itens difíceis de encontrar em grandes lojas. Assim, você se diferencia no seu ramo de atuação e se destaca no seu negócio.
Preços competitivos
Segundo a Retail Dive, 48% dos clientes preferem uma marca de venda direta ao consumidor devido aos preços baixos. Nesse sentido, a modalidade D2C é vantajosa, pois os custos de produção e de distribuição são mais acessíveis. Então, é possível se diferenciar da concorrência e oferecer preços competitivos.
Compra personalizada
O modelo de venda direct to consumer permite coletar dados e ter um contato direto com os clientes para compreender o que necessitam. Assim, as empresas identificam padrões e tendências para oferecer experiências de compras personalizadas. Ou seja, criam produtos e serviços sob medida que aumentam a possibilidade de fidelização com a marca.
Melhora a experiência dos clientes
Coletar os dados dos consumidores é uma excelente forma de conhecê-los para aprimorar os processos continuamente. No formato de vendas direta ao consumidor, você obtém informações valiosas para otimizar as estratégias D2C e melhorar a experiência dos seus clientes.
Controle sobre a marca
Como você não depende de intermediários, é possível definir as próprias táticas de marketing e vendas para oferecer os produtos e serviços adequados para o seu público-alvo. Desse modo, tem mais liberdade para criar uma marca autêntica e forte no mercado.
Redução de intermediários
Não precisar de varejistas ou distribuidores para vender produtos traz uma série de vantagens para a sua empresa. Por exemplo, é possível reter mais lucros no valor final dos itens, além de reduzir custos com logística, distribuição e ações de marketing.
Quais são os desafios da modalidade D2C?
O D2C é um modelo de negócio que oferece vantagens, mas também desafios, como lidar com a concorrência, gerir a logística e a entrega de produtos e oferecer um atendimento diferenciado ao consumidor final.
A seguir, entenda melhor cada um.
Superar a concorrência
Lidar com a concorrência é um grande desafio, afinal, esse formato se tornou tendência no Brasil, principalmente devido à ascensão do e-commerce. Contudo, se oferecer produtos diferenciados, adotar ações de marketing e construir uma marca potente, você pode superar esse obstáculo.
Gestão da logística
Como não há intermediários para cuidar da logística, esse fator se torna um desafio e tanto para vendas diretas. Isso porque é preciso organizar o estoque e as formas de entrega para manter a satisfação dos clientes.
Uma solução inteligente é usar a tecnologia e investir em sistemas de gestão integrados a transportadoras e ao controle de mercadorias.
Atendimento diferenciado
Diante de tanta concorrência, é essencial prestar um excelente atendimento ao cliente para fidelizá-lo. Então, ofereça suporte em todas as etapas de compra, desde o primeiro contato até o pós-venda. Treine sua equipe para compreender as necessidades do seu público e estar apta a atendê-las.
5 exemplos D2C de empresas renomadas no mundo
O modelo conta com diversas empresas que adotam esse formato para se conectar diretamente com seus clientes e aumentar a lucratividade. A seguir, veja alguns exemplos D2C de sucesso que ilustram como as vendas acontecem.
1. Avon Cosméticos
A Avon é uma das maiores empresas do setor de beleza do mundo e representa muito bem essa modalidade de negócios. Embora, atualmente, a marca trabalhe com revendedores, o foco ainda é o D2C, pois vende produtos em suas plataformas e canais diretos.
2. Everlane
A Everlane é uma loja americana de roupas sustentáveis que oferece suas peças principalmente on-line. A missão da marca é vender produtos com preços transparentes e competitivos diretamente para os consumidores.
3. Warby Parker
A Warby Parker é uma fabricante de óculos que revolucionou o mercado virtual do segmento. O grande diferencial da marca é a produção de produtos de alta qualidade e preços acessíveis que fazem toda diferença na decisão de compra.
4. Tesla Motors
A Tesla é um dos exemplos D2C no ramo automobilístico, fabrica e vende carros elétricos diretamente para o cliente final. Portanto, não necessita de concessionárias para oferecer seus produtos.
5. Oral-B
A Oral-B apostou no Direct to Consumer e teve retorno positivo ao criar uma loja on-line oficial na Amazon. A empresa, por meio de um bom atendimento, construiu confiança e alcançou muitos consumidores diretos em um segmento altamente competitivo, como o da saúde e da beleza.
7 estratégias D2C para aumentar as vendas
Aumentar as vendas e se manter competitivo no mercado é um dos maiores desafios de qualquer marca. Mas com as estratégias adequadas, você pode vencer as dificuldades e potencializar suas vendas. Veja algumas dicas a seguir.
1. Ofereça produtos personalizados
Uma das formas de superar a concorrência é customizar produtos conforme as preferências do seu público. Então, crie kits personalizados para diferentes necessidades e ocasiões.
Por exemplo, no nicho de beleza, é interessante montar uma cesta de cosméticos para datas comemorativas, como o Dia das Mães ou Dia dos Namorados.
2. Use canais de comunicação direta
A comunicação direta é a chave para ouvir seus clientes, estreitar o relacionamento e compreender o que precisam. Portanto, interaja com o seu público por meio de chat ao vivo, atendimento ao cliente via telefone e e-mail, além das redes sociais.
3. Adote ações de D2C marketing
Aposte em estratégias de marketing digital para promover sua marca e melhorar o posicionamento no mercado. As ações incluem: produção de conteúdo para sites, blogs e redes sociais com técnicas de SEO, entre outras táticas.
Além disso, promover anúncios pagos em plataformas, como o Google Ads, ajuda a aumentar o alcance do negócio e conquistar resultados mais rápidos.
Aproveite e saiba como o Google Ads pode ajudar a sua loja a vender mais
4. Eleve a experiência de compra
Uma das estratégias D2C mais eficazes é proporcionar uma experiência de compra satisfatória desde o primeiro contato do cliente.
A loja on-line é o cartão de visita e o passaporte para as vendas acontecerem. Então, o site deve ser intuitivo, organizado e responsivo para facilitar a visualização dos produtos e a efetivação das compras.
5. Ofereça um atendimento impecável
O primeiro passo para oferecer um ótimo atendimento é ouvir a sua audiência, pois é o termômetro para entender suas necessidades.
Segundo estudo da CX Trends 2023, 38% dos clientes costumam responder pesquisas de satisfação. Então use canais, como e-mail, SMS e o próprio site, para coletar feedbacks e corrigir eventuais falhas nos processos.
6. Analise os dados
Para compreender o comportamento dos consumidores é essencial usar ferramentas, como o Google Analytics.
Por meio da plataforma, você também acompanha o desempenho das suas campanhas e a taxa de conversão do site. Essas informações são essenciais para melhorar a experiência do usuário e obter relatórios para ajustar as estratégias.
7. Gerencie o estoque e a logística
A parte logística e de controle de estoque é de total responsabilidade da empresa D2C, já que não trabalha com distribuidores.
Então é fundamental ter uma estrutura adequada para gerenciar o estoque, a produção, as embalagens e as formas de envio de produtos para o cliente final.
Para facilitar esse processo, considere um sistema ERP seguro e intuitivo. Uma boa plataforma oferece integração com transportadoras, cadastro de fornecedores, controle de estoque, gerenciamento de fluxo de caixa, entre outros serviços.
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- gerenciamento de suprimentos e estoque;
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