Parece algo natural e que já está incorporado a rotina de quem compra e quem vende no e-commerce, mas os marketplaces ganharam mais força no Brasil somente em 2012, e desde então vem ganhando um crescimento exponencial não só aqui, mas no mundo inteiro. É como se não bastasse somente vender nas lojas virtuais, são os marketplaces que dão visibilidade aos negócios e mais força de venda aos e-commerces.
Porém, neste universo de vendas online existem diversos tipos de marketplaces, setorizados e bastante amplos, e a escolha das plataformas depende sempre da intenção do lojista.
Para as lojas virtuais entrarem em diversos marketplaces e conseguirem gerenciar o negócio de forma organizada e dinâmica, ter um sistema de gestão como o Bling faz toda a diferença, já que o ERP cuida desde o controle do estoque de forma unificada, emissão de notas fiscais e controle logístico para cada canal de venda, porém sempre de forma integrada.
Este artigo vem para esclarecer questões sobre marketplaces e como reconhecer as diferenças para auxiliar o lojista online a identificar oportunidades e vender mais.
O que é Marketplace?
Imagine uma loja física com um endereço fixo na cidade. Agora imagine essa mesma loja inserida em um shopping center. A visibilidade que a loja ganha por estar inserida em um contexto de intenção de compras é muito maior, assim como a chance de vendas. O mesmo ocorre com uma loja virtual quando se insere a um marketplace. Ela ganha a visita e a pesquisa de um público que já confia no marketplace e está buscando produtos online, que talvez demoraria muito mais tempo e para ganhar a audiência e a confiança do cliente.
Os marketplaces são plataformas de venda online, que faturam através de comissões sobre as vendas dos lojistas.
Nos Marketplaces é possível encontrar diversos comércios variados e dependendo do seu negócio pode valer a pena trabalhar com marketpleces de nicho, como por exemplo de artigos esportivos, ou artigos de construção, o que acaba defendendo a sua estratégia, atraindo um público que está em busca do seu produto e aumentando também a oportunidade de demonstrar os seus diferenciais.
Por que vender em marketplaces?
Os marketplaces também tem por (na sua maioria) a intenção de venda B2C (Business to Consumer), ou seja: do varejista direto para o consumidor final. Mas pode também ser operada por um distribuidor ou fabricante, o importante aqui é não confundir venda varejo com venda para cliente final. A internet está possibilitando que fabricantes vendam diretamente ao cliente, sem intermédio para a venda.
A plataforma de vendas marketplaces é diferenciada por não se construir de um único negócio vendendo seus produtos, mas sim vários lojistas. Por isso é considerado um shopping virtual, com grande tráfego de visitas e aumento das chances dos negócios se estabelecerem no mercado online.
Confira mais algumas vantagens de vender em marketplaces:
1. Baixo investimento:
Uma das vantagens de vender em marketplaces é seu baixo investimento inicial. Como a estrutura do site já está pronta, você não precisa se preocupar com a criação do seu e-commerce, hospedagem e divulgação.
2. Público diversificado:
A integração com marketplaces ajuda no crescimento do seu negócio. Com os marketplaces, é possível atingir um público diversificado e diferentes nichos de mercado.
3. Maior visibilidade da sua marca e produtos:
Um marketplace atrai milhares de visitantes todos os dias. Dessa forma, você não precisa realizar grandes investimentos em divulgação, pois o tráfego desses canais já é garantido. Além disso, a grande relevância dos marketplaces em mecanismos de buscas auxilia a aumentar o tráfego de sua loja.
4. Facilidade de integração ao Bling:
Utilize o Bling para gerenciar a integração de sua loja virtual a marketplaces. A plataforma oferece toda a estrutura necessária para facilitar a gestão de vendas e aumentar a performance do seu negócio.
Outros benefícios de integrar Bling e marketplaces:
- Importe suas vendas, processe pedidos, emita notas fiscais e controle o estoque de seu negócio de forma rápida e prática.
- Exporte seus produtos de maneira simples e prática, com dados precisos, atualizações automáticas e com controle total sobre o processo.
- O estoque é sincronizado e atualizado automaticamente. Assim, é possível ter o controle de seu negócio em tempo real.
Outras vantagens de vender em marketplaces
Aproveitar a grande audiência, redução de custos e mais retorno nas vendas são os principais benefícios em estar presente em marketplaces. A audiência que um marketplace tem a loja virtual sozinha pode demorar muitos anos para ganhar, pois isso, começar as vendas em um marketplace é sempre importante. Para exemplificar, é a mesma situação de ter uma loja física no centro comercial da cidade ou a mesma loja escondida em algum bairro longe do movimento. Você vai fazer vendas pontuais, mas o movimento que terá no centro comercial é muito maior pelo simples fato de ser um local onde as pessoas procuram o comércio de forma natural.
A redução dos custos vem principalmente no quesito publicidade. Quando seus produtos estão em um mercado com grande audiência, como é o caso dos marketplaces, o gasto em publicidade também acaba diminuindo. O local já é uma vitrine por si só para o seu negócio, e em troca o lojista paga uma comissão sobre as vendas efetivadas.
Quanto maior a audiência, mais o público que você deseja estará disposto a comprar o seu produto. Por isso vale analisar quais marketplaces estar presente, levando em conta o seu nicho de mercado para estar onde o consumidor do seu produto vai comprar.
É importante atentar que o marketplace também abriga muitos lojistas concorrentes, por isso é ideal manter um preço ou vantagens atrativas para o consumidor.
Marketplaces de nicho
Uma estratégia segmentada para vender melhor online é optar por vendas direcionadas em marketplaces de nicho. Eles permitem melhor exposição dos produtos ao cliente e aumentam as possibilidades de venda. O conceito de nicho é uma porção específica de um mercado, com necessidades e hábitos específicos com consumidores exigentes que estão em busca de produtos determinados.
Estar em plataformas nichadas pode ser o sucesso de muitos lojistas, principalmente os que trabalham com produtos mais específicos. Procurar esses canais é uma forma inteligente de pesquisar o mercado e determinar vender em alguns marketplaces nichados com o objetivo de ir ao encontro do consumidor com mais facilidade e assertividade. O consumidor do marketplace de nicho sabe as especificações do produto que precisa e as chances de finalizar a compra são maiores.
O mercado brasileiro ainda está bastante entrelaçado entre as experiência de compra física e online, mas alguns marketplaces de nicho estão crescendo e se tornando referenciais como por exemplo, Leroy Merlin (casa e decoração), Netshoes (calçados), Dafiti (moda e calçados), entre outros. Quando o cliente acessa esses marketplaces procura algo específico, diferente de quando acessa o Mercado Livre ou Magalu, por exemplo.
Para se dar bem em um marketplace de nicho é importante primeiro verificar quais plataformas atendem de maneira adequada o nicho do seu público. Definido isso, é importante entender que a categorização desses canais deve ser bem específica para o seu produto, facilitando a pesquisa do cliente. Outros pontos que também são fundamentais para o lojista que busca um marketplace de nicho é: o reconhecimento da marca, referência na busca, melhor exposição com maior possibilidade de negócios,menor número de acesso, mas com compradores mais direcionados e ticket médio maior
O lojista que busca vender em marketplace de nicho busca vendas em maior volume mas é preciso ter muito cuidado com o gerenciamento de estoque e escolher bem a gama de produtos que irá disponibilizar nesse canal.
Quais marketplaces possuem integrações com o Bling?
O consumidor dos dias de hoje quer uma experiência completa de compra que começa na jornada de pesquisa até a finalização do pedido e recebimento do produto em casa. Todos os fatores são determinantes para a compra e, principalmente para a fidelização do cliente.
Cada vez mais, os consumidores desejam encontrar menos barreiras entre o on e o offline, e a prova é que as marcas que ofereceram opção de compra online e retirada na loja, perceberam que a retirada em loja representou 15% das vendas online totais, assim como a modalidade ‘showrooming’, onde o cliente prova na loja mas recebe posteriormente em casa também cresceu.
Mais para essas operações serem aprovadas por logistas e consumidores é preciso que os negócios estejam munidos de bons ERPs online, para que as plataformas estejam conectadas e sincronizadas.
O Bling possui integração aos maiores players do mercado como: Mercado Livre, B2W, Amazon, Magalu, Carrefour, Leroy Merlin, Ricardo Eletro, Cissa, Madeira Madeira, Groupon, Peixe Urbano, Webcontinental, Colombo, Zoom, Netshoes, Via Varejo, Dafiti e mais.
A expansão do mercado de dispositivos móveis vem impulsionando as vendas por este meio. Alguns exemplos de aplicativos já inseridos neste contexto são os de entrega de comida, compra coletiva, além de marketplaces que vendem diversos tipos de produtos. Na Black Friday de 2019, 44% das compras foram realizadas via mobile, de acordo com dados da Linx.
3 Dicas para vender mais!
Algumas estratégias são interessantes para efetivar ainda mais vendas através de marketplaces.
- Oferecer frete grátis: essa é uma dica importante mas é preciso analisar os números da operação para ver se será viável para o seu negócio. Benefícios como frete grátis deixam o consumidor mais propenso para a compra e torna seu produto mais competitivo perante o mesmo produto de uma loja que tem custo de entrega. Outra opção interessante pode ser o comprar na site e retirar na loja, quando houve essa opção. Os motivos que levam o consumidor a preferir este formato é justamente o fato de não precisar pagar valor de frete, e também a instantaneidade em poder ter o produto de forma mais rápida.
- Integrar as diferentes plataformas: Criar um negócio unificado pensando sempre na experiência do consumidor passa por integrar as diferentes plataformas utilizadas. Isso cria um negócio unificado e com mais oportunidades de vendas. Além disso também é importante pois colabora para a organização do negócio como um todo, incluindo a expansão digital, a otimização de tempo de gestão e a exploração de diferentes oportunidades comerciais.
- Organizar os processos: gerenciar um negócio no e-commerce também envolve muito processo de gestão interna. Manter os processos organizados é fundamental para melhorar a experiência do consumidor e manter seu estoque, caixa e entrega organizados. Para isso, é fundamental a utilização de um sistema de gestão como o Bling, que é pensado para negócios de e-commerce e mantém seu sistema financeiro integrado às vendas e a entrega. Isso faz com que o registro de tudo o que acontece no seu negócio tenha uma única central de informações, mesmo que a sua loja venda em inúmeros marketplaces o gerenciamento será unificado. Esse processo, além de otimizar tempo, faz com que a gestão seja mais eficiente e simplificada. O ERP é um aliado para operacionalizar os serviços relacionados ao e-commerce de forma integrada com todas as frentes de atuações.
O que você ganha usando o Bling?
O Bling é uma scale up de rápido crescimento, que desenvolve uma solução Saas para MPEs (micro ou pequenas empresas) com foco em varejo multicanal. A solução da companhia combina um software de gestão, acesso a centenas de novos canais de vendas e soluções logísticas, ajudando a resolver as principais dores dos micro e pequenos empresários que são:
1) organizar o negócio;
2) ampliar canais de vendas de forma rápida;
3) facilitar o processo logístico.
São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais. O sistema permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais. Além disso, é integrado com SIGEP Web dos correios e com as maiores plataformas de e-commerce do país.Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar.
Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.
