Se você está começando e tem muitas dúvidas sobre marketing digital, temos uma boa notícia: você acaba de chegar ao lugar certo! Neste artigo, vamos dar respostas às principais questões sobre o tema, nos concentrando em ajudar os iniciantes da área.
Fato é que muitos empreendedores acreditam que o marketing digital é uma reprodução do marketing tradicional, feito em jornais, revistas, outdoors, televisão ou rádio. Mas, isso não é verdade.
No marketing digital os canais de comunicação mudam e o discurso precisa se adaptar também.
Se você não compreende isso e usa, por exemplo, as redes sociais como uma vitrine de produtos ou como um grande outdoor virtual, é provável que gere campanhas com resultados abaixo do esperado. Isso causa frustração e gastos desnecessários.
Mas, então, o que fazer? Como usar os recursos de marketing digital para conquistar clientes?
Essas são algumas das perguntas que vamos responder enquanto solucionamos as principais dúvidas sobre marketing digital. Confira!
O que você verá no artigo:
Dúvidas sobre marketing digital: afinal, o que ele significa?
O marketing digital é um conjunto de táticas que usam plataformas conectadas à internet para apresentar e divulgar produtos e serviços, estabelecer relacionamento entre uma marca e potenciais consumidores, e auxiliar a empresa a participar da jornada do cliente em busca de uma solução para seu desejo ou necessidade.
Para que tudo isso aconteça e você faça vendas online, os dispositivos virtuais são fundamentais. Entretanto, além de saber quais mídias escolher, também é vital entender como usá-las.
Redes sociais, como Facebook ou Instagram, e-mails, e o Google são indispensáveis, mas sem planejamento, dificilmente, eles trarão o resultado esperado.
Na prática, cada estratégia online tem seu próprio conjunto de boas práticas que, quando aplicadas, contribuem para o sucesso das campanhas e das vendas.
A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas. Continue lendo para solucionar suas principais dúvidas sobre marketing digital.
Quais são as principais estratégias do marketing digital?
Na lista de estratégias de marketing digital estão:
- SEO (Search Engine Optimization);
- anúncios pagos;
- redes sociais;
- marketing de conteúdo;
- email marketing.
Quer saber como usá-los para atrair compradores? Então continue lendo e descubra.
1. SEO (Search Engine Optimization)
SEO ou Search Engine Optimization significa “otimização para mecanismos de busca”. Na prática, é o processo de melhorar seu site para aumentar as chances do Google reconhecer valor em suas páginas e colocá-las nas primeiras posições de um resultado de pesquisa.
Calma! Vamos explicar!
Quando você faz uma pesquisa no Google, ou em outro mecanismo de busca, uma lista de resultados aparece para você, correto? Existem páginas e mais páginas com links que prometem responder à sua pergunta.
É provável que você clique nos primeiros resultados, não é mesmo? Bom, é isso o que diz uma pesquisa feita pela Zero Limit, que identificou que 67.6% dos cliques ficam concentrados nos primeiros cinco resultados da busca orgânica.
Fica claro, então, que ocupar essas primeiras posições é importante para empresas que desejam levar usuários para dentro do site .
E é aí que voltamos ao SEO. Porque ele reúne um conjunto de táticas que ajudam você a conquistar esse objetivo.
Para conhecer e se aprofundar sobre as ações que vão te levar ao topo dos resultados de buscas relacionadas ao seu negócio, indicamos que acesse nosso artigo, “5 boas práticas de SEO para seu e-commerce”, com dicas valiosas para lojas virtuais e negócios em geral.
2. Anúncios pagos
Os anúncios pagos podem gerar várias dúvidas sobre marketing digital, afinal, existem muitas opções de formatos.
Vamos voltar um pouco à publicidade tradicional em TV, rádio ou jornal. Sempre foi comum que empresas pagassem um valor a esses canais para terem seus anúncios veiculados por eles.
Dentro das plataformas digitais também é possível fazer anúncios que vão impactar a sua audiência, aumentando a chance de encontrar clientes.
Entretanto, a forma como funcionam esses anúncios é diferente da tradicional.
Ao mesmo tempo em que é possível fazer parcerias com blogs e portais para que eles coloquem um banner do seu produto ou serviço em alguns lugares do site deles, também existe a opção de anúncios mais dinâmicos. É esse o caso de campanhas como:
- Google Ads;
- Facebook Ads;
- Instagram Ads;
- Google Shopping;
- Youtube;
- LinkedIn e muito mais!
Nesses casos, geralmente, você paga por clique, ou seja, a cada vez que um usuário clicar no seu anúncio, um valor é pago à plataforma na qual você criou a ação.
Entretanto, existem muitas variações dentro de cada formato de anúncio pago na internet, por isso acreditamos que o ideal é que você aprofunde seu conhecimento com dois conteúdos bem completos:
Com esses materiais será possível avançar na compreensão sobre anúncios pagos e tirar suas maiores dúvidas sobre marketing digital.
3. Redes sociais
Vale a pena investir nas redes sociais? Essa ainda é uma pergunta muito comum e a resposta é clara: sim!
Entretanto, é fundamental saber como fazer isso para alcançar números relevantes para você.
Por fazerem parte do nosso dia a dia, é provável que você tenha uma conta pessoal no Facebook ou no Instagram (além de outras redes), diante disso é comum que as redes sociais sejam o primeiro recurso de marketing usado por pequenas e médias empresas.
Contudo, antes de qualquer coisa, é preciso compreender que elas não devem ser usadas como um outdoor ou uma vitrine para publicar promoções, seus produtos e serviços.
Para ter sucesso é indispensável que você crie relacionamento e gere engajamento com seus seguidores.
Algumas estratégias de marketing nas redes sociais incluem:
- produção de conteúdo relevante;
- publicação de vídeos;
- parcerias com influenciadores digitais;
- criação de quizz;
- uso de recursos de comunicação ao vivo;
- canais de social commerce como Facebook e Instagram Shopping e mais.
4. Marketing de conteúdo
Dentro do novo comportamento do consumidor, que surgiu depois da popularização da internet, o conteúdo é o principal aliado das empresas para se conectarem com seus clientes.
O marketing de conteúdo atrai a atenção dos usuários e ajuda você a manter o relacionamento com eles.
É uma estratégia bastante flexível porque pode ser adaptada a várias outras estratégias com:
- redes sociais;
- SEO;
- blogs;
- e-mail;
- páginas de captura de leads;
- SMS;
- sites e mais.
Ao gerar conteúdo relevante você atrai a atenção do usuário e gera interesse sobre o que tem a dizer. Isso é um passo importante para toda a etapa da jornada de compra do cliente, que vai continuar com a produção de outros conteúdos também de valor para aquele contato.
5. Email marketing
Como o próprio nome sugere, o e-mail marketing é uma estratégia que usa o e-mail para estabelecer uma comunicação com os leads da empresa, em busca de:
- apresentar ofertas;
- compartilhar conteúdos relevantes;
- gerar mais conversões.
Alguns cuidados são necessários, como não enviar e-mails em massa nem comprar listas de contato.
Formar a sua base de e-mail é indispensável para o sucesso nessa estratégia. Para isso, algumas alternativas são:
- ofereça conteúdos ricos, como ebooks e planilhas, em landing pages com formulário;
- pop-ups de saída em seu site com ofertas de cupons de desconto;
- anúncios em formatos como Facebook Leads Ads, que tem o foco na captura de contatos e mais.
Essas são as cinco principais estratégias de marketing digital que te ajudam a dar os primeiros passos em suas campanhas. Por isso, aprofunde seu conhecimento sobre todas elas!
Como começar no marketing digital?
Outra das principais dúvidas sobre marketing digital é por onde começar. Para te ajudar nessa missão criamos um checklist para suas primeiras campanhas:
- Conheça quem é o seu cliente ideal;
- Crie campanhas segmentadas para atingir a persona da empresa;
- Conheça as etapas da jornada de compra para acompanhar os usuários desde a descoberta de um problema até a decisão pela compra;
- Desenvolva um site para funcionar como um ponto de destino para levar usuários das redes sociais, anúncios e plataformas de busca;
- Monte e alimente um blog dentro do seu site (isso auxilia no ranking do Google);
- Conheça as palavras-chaves usadas por suas clientes para pesquisar sobre assuntos relacionados ao seu negócio (para isso conheça o Google Keyword Planner);
- Crie um calendário de publicações nas redes sociais;
- Invista na captura de leads para a manutenção da comunicação por e-mail marketing;
- Segmente as campanhas de e-mail, evitando enviar mensagens em massa;
- Use plataformas especializadas no envio de e-mail marketing, como o Mailchimp;
- Acompanhe indicadores para medir os resultados de suas ações (use o Google Analytics e as informações dentro das próprias redes sociais).
O que não pode fazer no marketing digital?
Tão importante quanto saber o que fazer é compreender as práticas que devem ser evitadas!
Afinal, um erro de comunicação ou uma experiência ruim para o cliente pode gerar, além de insatisfação, resultados ineficientes para o seu negócio e desperdício de recursos.
Fique atento ao que não pode fazer no marketing digital:
- Não ter um blog;
- Esquecer que seus canais devem ser responsivos para dispositivos móveis como celulares;
- Ignorar a concorrência;
- Agir sem ter uma estratégia clara;
- Ter um site ruim;
- Não segmentar seu público em diferentes estágios;
- Não acompanhar seu desempenho;
- Querer resultados muito rápido;
- Gastar apenas em anúncios pagos;
- Não personalizar sua comunicação para cada cliente.
Esperamos ter te ajudado a solucionar suas principais dúvidas sobre marketing digital. Entretanto, ainda há muito o que conhecer, por isso indicamos que siga para o artigo, “Como fazer marketing digital no e-commerce”. Com ele você começará a compreender como organizar seu plano de ação para ter bons resultados.
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